Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velleda, Marcus Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195030
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso, foi pesquisado de que forma o conhecimento acadêmico pode impactar nas finanças pessoais dos estudantes da graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aqui, foi pesquisado através do método Survey com 25 perguntas focadas na rotina financeira dos alunos e alguns tópicos específicos do curso. Foram coletadas duas amostras entre os estudantes do primeiro e do último do último semestre de 2018. Através da pesquisa, constatou-se que muitos alunos ingressam no curso sem qualquer conhecimento sobre o tema Finanças, principalmente sobre Finanças Pessoais. Não possuem o hábito de controlar gastos ou tampouco o sabem como podem fazer. Ao final do curso, os alunos não apenas apresentam maior domínio do assunto como as respostas apresentam evidências de que esse aprendizado é aplicado em suas próprias finanças. Mais do que nunca cabe ressaltar a importância do conhecimento para obter uma saúde financeira equilibrada. Haja vista que, qualquer decisão tomada de forma equivocada ou sem uma fonte de informação confiável, pode ruir com anos de trabalho árduo. Assim, é imprescindível qualquer profissional ter uma base de aprendizagem de qualidade. Entre os administradores, a informação é a ferramenta de trabalho diária.
id UFRGS-2_2b1cc72543a16f3f58d027b8c6a7a293
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195030
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Velleda, Marcus GomesLamb, Roberto2019-06-04T02:36:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/195030001094092Neste trabalho de conclusão de curso, foi pesquisado de que forma o conhecimento acadêmico pode impactar nas finanças pessoais dos estudantes da graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aqui, foi pesquisado através do método Survey com 25 perguntas focadas na rotina financeira dos alunos e alguns tópicos específicos do curso. Foram coletadas duas amostras entre os estudantes do primeiro e do último do último semestre de 2018. Através da pesquisa, constatou-se que muitos alunos ingressam no curso sem qualquer conhecimento sobre o tema Finanças, principalmente sobre Finanças Pessoais. Não possuem o hábito de controlar gastos ou tampouco o sabem como podem fazer. Ao final do curso, os alunos não apenas apresentam maior domínio do assunto como as respostas apresentam evidências de que esse aprendizado é aplicado em suas próprias finanças. Mais do que nunca cabe ressaltar a importância do conhecimento para obter uma saúde financeira equilibrada. Haja vista que, qualquer decisão tomada de forma equivocada ou sem uma fonte de informação confiável, pode ruir com anos de trabalho árduo. Assim, é imprescindível qualquer profissional ter uma base de aprendizagem de qualidade. Entre os administradores, a informação é a ferramenta de trabalho diária.In this term paper, was researched the way that the academic knowledge can impact on the personal finances of the students of the school of administration of UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul). It was researched, trough the Survey method, with 25 questions focused on the financial routine of the students and some specific topics from the course. It was taken two samples between students of the first and from the last period of 2018. Trough the research, it was verified that many students begin the graduation with no knowledge about personal finances, do not have the habit of control their bills and do not even know how to do it. At the end of the graduation, students masters this subject and apply this knowledge on their personal lives. More than ever, it should be noted the importance of the knowledge in order to have a healthy financial life. Because nowadays, any wrong decision taken, or with a non-trust source of information, can culminate in many years of hard work, so it become very necessary for any professional to have a quality learning. For administrators, information is the daily tool of work.application/pdfporEducação financeiraFinanças pessoaisPoupançaFinancial EducationKnowledgeStudentsImpactResearchSurveySavingsPersonal FinancesImpacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094092.pdf.txt001094092.pdf.txtExtracted Texttext/plain159586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195030/2/001094092.pdf.txta619b1d5948c42ff9c703c399df54ef8MD52ORIGINAL001094092.pdfTexto completoapplication/pdf2593397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195030/1/001094092.pdffcfbb26d92ad4910e3939913c11696c2MD5110183/1950302019-06-05 02:34:05.857992oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195030Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-05T05:34:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS
title Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS
spellingShingle Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS
Velleda, Marcus Gomes
Educação financeira
Finanças pessoais
Poupança
Financial Education
Knowledge
Students
Impact
Research
Survey
Savings
Personal Finances
title_short Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS
title_full Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS
title_fullStr Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS
title_full_unstemmed Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS
title_sort Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS
author Velleda, Marcus Gomes
author_facet Velleda, Marcus Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velleda, Marcus Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lamb, Roberto
contributor_str_mv Lamb, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Finanças pessoais
Poupança
topic Educação financeira
Finanças pessoais
Poupança
Financial Education
Knowledge
Students
Impact
Research
Survey
Savings
Personal Finances
dc.subject.eng.fl_str_mv Financial Education
Knowledge
Students
Impact
Research
Survey
Savings
Personal Finances
description Neste trabalho de conclusão de curso, foi pesquisado de que forma o conhecimento acadêmico pode impactar nas finanças pessoais dos estudantes da graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aqui, foi pesquisado através do método Survey com 25 perguntas focadas na rotina financeira dos alunos e alguns tópicos específicos do curso. Foram coletadas duas amostras entre os estudantes do primeiro e do último do último semestre de 2018. Através da pesquisa, constatou-se que muitos alunos ingressam no curso sem qualquer conhecimento sobre o tema Finanças, principalmente sobre Finanças Pessoais. Não possuem o hábito de controlar gastos ou tampouco o sabem como podem fazer. Ao final do curso, os alunos não apenas apresentam maior domínio do assunto como as respostas apresentam evidências de que esse aprendizado é aplicado em suas próprias finanças. Mais do que nunca cabe ressaltar a importância do conhecimento para obter uma saúde financeira equilibrada. Haja vista que, qualquer decisão tomada de forma equivocada ou sem uma fonte de informação confiável, pode ruir com anos de trabalho árduo. Assim, é imprescindível qualquer profissional ter uma base de aprendizagem de qualidade. Entre os administradores, a informação é a ferramenta de trabalho diária.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-04T02:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195030
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094092
url http://hdl.handle.net/10183/195030
identifier_str_mv 001094092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195030/2/001094092.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195030/1/001094092.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a619b1d5948c42ff9c703c399df54ef8
fcfbb26d92ad4910e3939913c11696c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224574843486208