Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195030 |
Resumo: | Neste trabalho de conclusão de curso, foi pesquisado de que forma o conhecimento acadêmico pode impactar nas finanças pessoais dos estudantes da graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aqui, foi pesquisado através do método Survey com 25 perguntas focadas na rotina financeira dos alunos e alguns tópicos específicos do curso. Foram coletadas duas amostras entre os estudantes do primeiro e do último do último semestre de 2018. Através da pesquisa, constatou-se que muitos alunos ingressam no curso sem qualquer conhecimento sobre o tema Finanças, principalmente sobre Finanças Pessoais. Não possuem o hábito de controlar gastos ou tampouco o sabem como podem fazer. Ao final do curso, os alunos não apenas apresentam maior domínio do assunto como as respostas apresentam evidências de que esse aprendizado é aplicado em suas próprias finanças. Mais do que nunca cabe ressaltar a importância do conhecimento para obter uma saúde financeira equilibrada. Haja vista que, qualquer decisão tomada de forma equivocada ou sem uma fonte de informação confiável, pode ruir com anos de trabalho árduo. Assim, é imprescindível qualquer profissional ter uma base de aprendizagem de qualidade. Entre os administradores, a informação é a ferramenta de trabalho diária. |
id |
UFRGS-2_2b1cc72543a16f3f58d027b8c6a7a293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195030 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Velleda, Marcus GomesLamb, Roberto2019-06-04T02:36:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/195030001094092Neste trabalho de conclusão de curso, foi pesquisado de que forma o conhecimento acadêmico pode impactar nas finanças pessoais dos estudantes da graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aqui, foi pesquisado através do método Survey com 25 perguntas focadas na rotina financeira dos alunos e alguns tópicos específicos do curso. Foram coletadas duas amostras entre os estudantes do primeiro e do último do último semestre de 2018. Através da pesquisa, constatou-se que muitos alunos ingressam no curso sem qualquer conhecimento sobre o tema Finanças, principalmente sobre Finanças Pessoais. Não possuem o hábito de controlar gastos ou tampouco o sabem como podem fazer. Ao final do curso, os alunos não apenas apresentam maior domínio do assunto como as respostas apresentam evidências de que esse aprendizado é aplicado em suas próprias finanças. Mais do que nunca cabe ressaltar a importância do conhecimento para obter uma saúde financeira equilibrada. Haja vista que, qualquer decisão tomada de forma equivocada ou sem uma fonte de informação confiável, pode ruir com anos de trabalho árduo. Assim, é imprescindível qualquer profissional ter uma base de aprendizagem de qualidade. Entre os administradores, a informação é a ferramenta de trabalho diária.In this term paper, was researched the way that the academic knowledge can impact on the personal finances of the students of the school of administration of UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul). It was researched, trough the Survey method, with 25 questions focused on the financial routine of the students and some specific topics from the course. It was taken two samples between students of the first and from the last period of 2018. Trough the research, it was verified that many students begin the graduation with no knowledge about personal finances, do not have the habit of control their bills and do not even know how to do it. At the end of the graduation, students masters this subject and apply this knowledge on their personal lives. More than ever, it should be noted the importance of the knowledge in order to have a healthy financial life. Because nowadays, any wrong decision taken, or with a non-trust source of information, can culminate in many years of hard work, so it become very necessary for any professional to have a quality learning. For administrators, information is the daily tool of work.application/pdfporEducação financeiraFinanças pessoaisPoupançaFinancial EducationKnowledgeStudentsImpactResearchSurveySavingsPersonal FinancesImpacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094092.pdf.txt001094092.pdf.txtExtracted Texttext/plain159586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195030/2/001094092.pdf.txta619b1d5948c42ff9c703c399df54ef8MD52ORIGINAL001094092.pdfTexto completoapplication/pdf2593397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195030/1/001094092.pdffcfbb26d92ad4910e3939913c11696c2MD5110183/1950302019-06-05 02:34:05.857992oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195030Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-05T05:34:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS |
title |
Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS |
spellingShingle |
Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS Velleda, Marcus Gomes Educação financeira Finanças pessoais Poupança Financial Education Knowledge Students Impact Research Survey Savings Personal Finances |
title_short |
Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS |
title_full |
Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS |
title_fullStr |
Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS |
title_sort |
Impacto do conhecimento acadêmico nas finanças pessoais dos estudantes da UFRGS |
author |
Velleda, Marcus Gomes |
author_facet |
Velleda, Marcus Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Velleda, Marcus Gomes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lamb, Roberto |
contributor_str_mv |
Lamb, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação financeira Finanças pessoais Poupança |
topic |
Educação financeira Finanças pessoais Poupança Financial Education Knowledge Students Impact Research Survey Savings Personal Finances |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Financial Education Knowledge Students Impact Research Survey Savings Personal Finances |
description |
Neste trabalho de conclusão de curso, foi pesquisado de que forma o conhecimento acadêmico pode impactar nas finanças pessoais dos estudantes da graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aqui, foi pesquisado através do método Survey com 25 perguntas focadas na rotina financeira dos alunos e alguns tópicos específicos do curso. Foram coletadas duas amostras entre os estudantes do primeiro e do último do último semestre de 2018. Através da pesquisa, constatou-se que muitos alunos ingressam no curso sem qualquer conhecimento sobre o tema Finanças, principalmente sobre Finanças Pessoais. Não possuem o hábito de controlar gastos ou tampouco o sabem como podem fazer. Ao final do curso, os alunos não apenas apresentam maior domínio do assunto como as respostas apresentam evidências de que esse aprendizado é aplicado em suas próprias finanças. Mais do que nunca cabe ressaltar a importância do conhecimento para obter uma saúde financeira equilibrada. Haja vista que, qualquer decisão tomada de forma equivocada ou sem uma fonte de informação confiável, pode ruir com anos de trabalho árduo. Assim, é imprescindível qualquer profissional ter uma base de aprendizagem de qualidade. Entre os administradores, a informação é a ferramenta de trabalho diária. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-04T02:36:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195030 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094092 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195030 |
identifier_str_mv |
001094092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195030/2/001094092.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195030/1/001094092.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a619b1d5948c42ff9c703c399df54ef8 fcfbb26d92ad4910e3939913c11696c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447242898669568 |