A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Karine Lorenzen
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142308
Resumo: Objetivo: Analisar a satisfação dos pacientes de acordo com a forma de internação em hospital universitário. Métodos: Estudo transversal realizado com 366 pacientes com mais de 18 anos, internados em unidades clínicas e cirúrgicas no período de janeiro a junho de 2014, cujo desfecho tenha sido a alta entre 15 e 30 dias. Teste Mann-Whitney foi realizado para analisar amostras independentes para comparação entre os grupos. Resultados: Estiveram satisfeitos e muito satisfeitos com o atendimento recebido 99,4% dos pacientes internados pela emergência e 98,4% dos internados pela admissão, apresentando médias de satisfação de 5,66 e 5,55, respectivamente. A média de satisfação foi mais elevada em todos os atributos para o grupo da emergência. A comparação entre grupos dos atributos da equipe de Enfermagem e satisfação geral não demonstrou significância estatística. Conclusão: O elevado nível de satisfação dos pacientes com o serviço de saúde evidenciou a qualidade assistencial prestada no hospital universitário, na perspectiva do paciente. Destacou-se igual e elevada avaliação da satisfação com enfermagem entre os grupos.
id UFRGS-2_2b386ee3b24e07a1c6890d8a1ab17166
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142308
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Molina, Karine LorenzenMoura, Gisela Maria Schebella Souto de2016-06-08T02:09:07Z20160103-2100http://hdl.handle.net/10183/142308000992775Objetivo: Analisar a satisfação dos pacientes de acordo com a forma de internação em hospital universitário. Métodos: Estudo transversal realizado com 366 pacientes com mais de 18 anos, internados em unidades clínicas e cirúrgicas no período de janeiro a junho de 2014, cujo desfecho tenha sido a alta entre 15 e 30 dias. Teste Mann-Whitney foi realizado para analisar amostras independentes para comparação entre os grupos. Resultados: Estiveram satisfeitos e muito satisfeitos com o atendimento recebido 99,4% dos pacientes internados pela emergência e 98,4% dos internados pela admissão, apresentando médias de satisfação de 5,66 e 5,55, respectivamente. A média de satisfação foi mais elevada em todos os atributos para o grupo da emergência. A comparação entre grupos dos atributos da equipe de Enfermagem e satisfação geral não demonstrou significância estatística. Conclusão: O elevado nível de satisfação dos pacientes com o serviço de saúde evidenciou a qualidade assistencial prestada no hospital universitário, na perspectiva do paciente. Destacou-se igual e elevada avaliação da satisfação com enfermagem entre os grupos.Objective: To analyze the patients’ satisfaction according to the form of hospital stay at a teaching hospital. Methods: Cross-sectional study involving 366 patients over 18 years of age, hospitalized at clinical and surgical wards between January and June 2014, whose outcome was discharge within 15 and 30 days. The Mann-Whitney test was applied to analyze independent samples for intergroup comparison. Results: In total, 99.4% of the patients hospitalized through the emergency service and 98.4% of the inpatients were satisfied and highly satisfied, with mean satisfaction rates of 5.66 and 5.55, respectively. The mean satisfaction score was higher on all attributes for the emergency group. The intergroup comparison of the Nursing team attributes and general satisfaction did not demonstrate statistical significance. Conclusion: The patients’ high level of satisfaction with the health service evidenced the quality of care at the teaching hospital from the patient’s perspective. The same high assessment of the satisfaction with nursing was found between the groups.application/pdfporActa paulista de enfermagem. São Paulo. Vol. 29, n.1 (2016), p. 17-25Serviço hospitalar de enfermagemMecanismos de avaliação da assistência à saúdeSatisfação do pacienteQualidade da assistência à saúdeAuditoria em enfermagemPatient satisfactionNursing serviceNursing auditQuality of health careA satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitárioPatient satisfaction according to the form of hospital stay at a teaching hospital info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992775.pdf000992775.pdfTexto completoapplication/pdf452670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142308/1/000992775.pdf130de43cc9c7f2fe8f4676ff380c972aMD51TEXT000992775.pdf.txt000992775.pdf.txtExtracted Texttext/plain34508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142308/2/000992775.pdf.txt857e0428947733008758186224ff135eMD52THUMBNAIL000992775.pdf.jpg000992775.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142308/3/000992775.pdf.jpg25e456d71145f858a52c920e0b57caffMD5310183/1423082018-10-26 09:46:14.952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142308Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:46:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Patient satisfaction according to the form of hospital stay at a teaching hospital
title A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário
spellingShingle A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário
Molina, Karine Lorenzen
Serviço hospitalar de enfermagem
Mecanismos de avaliação da assistência à saúde
Satisfação do paciente
Qualidade da assistência à saúde
Auditoria em enfermagem
Patient satisfaction
Nursing service
Nursing audit
Quality of health care
title_short A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário
title_full A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário
title_fullStr A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário
title_full_unstemmed A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário
title_sort A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário
author Molina, Karine Lorenzen
author_facet Molina, Karine Lorenzen
Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
author_role author
author2 Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Karine Lorenzen
Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço hospitalar de enfermagem
Mecanismos de avaliação da assistência à saúde
Satisfação do paciente
Qualidade da assistência à saúde
Auditoria em enfermagem
topic Serviço hospitalar de enfermagem
Mecanismos de avaliação da assistência à saúde
Satisfação do paciente
Qualidade da assistência à saúde
Auditoria em enfermagem
Patient satisfaction
Nursing service
Nursing audit
Quality of health care
dc.subject.eng.fl_str_mv Patient satisfaction
Nursing service
Nursing audit
Quality of health care
description Objetivo: Analisar a satisfação dos pacientes de acordo com a forma de internação em hospital universitário. Métodos: Estudo transversal realizado com 366 pacientes com mais de 18 anos, internados em unidades clínicas e cirúrgicas no período de janeiro a junho de 2014, cujo desfecho tenha sido a alta entre 15 e 30 dias. Teste Mann-Whitney foi realizado para analisar amostras independentes para comparação entre os grupos. Resultados: Estiveram satisfeitos e muito satisfeitos com o atendimento recebido 99,4% dos pacientes internados pela emergência e 98,4% dos internados pela admissão, apresentando médias de satisfação de 5,66 e 5,55, respectivamente. A média de satisfação foi mais elevada em todos os atributos para o grupo da emergência. A comparação entre grupos dos atributos da equipe de Enfermagem e satisfação geral não demonstrou significância estatística. Conclusão: O elevado nível de satisfação dos pacientes com o serviço de saúde evidenciou a qualidade assistencial prestada no hospital universitário, na perspectiva do paciente. Destacou-se igual e elevada avaliação da satisfação com enfermagem entre os grupos.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-08T02:09:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142308
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-2100
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992775
identifier_str_mv 0103-2100
000992775
url http://hdl.handle.net/10183/142308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Acta paulista de enfermagem. São Paulo. Vol. 29, n.1 (2016), p. 17-25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142308/1/000992775.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142308/2/000992775.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142308/3/000992775.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 130de43cc9c7f2fe8f4676ff380c972a
857e0428947733008758186224ff135e
25e456d71145f858a52c920e0b57caff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447616145588224