A moral dos ressentidos no cinema noir : uma análise do filme A Dama de Shanghai
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248543 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender como o pensamento moralista, elaborado por F. W. Nietzsche sob o conceito de moral dos ressentidos, influenciou a produção cinematográfica americana, representada pelo cinema noir, através do código de censura denominado Código Hays. Para isso, primeiramente foi explicado esse conceito, para logo serem mostradas suas relações com a origem da moral americana, fundada no puritanismo calvinista. Daí partimos para um panorama histórico da influência da moral e da censura na indústria cinematográfica americana, acarretando no desenvolvimento do Código Hays. É então explicado o conceito de cinema noir, assim como sua origem, suas influências e suas características. É demonstrado como a moral dos ressentidos está presente nesse tipo de filme, através dos elementos comumente presentes nessas obras. Enfim, é feita a análise do filme A Dama de Shanghai, exemplar do cinema noir, a fim de mostrar como os elementos da moral dos ressentidos aparecem no enredo, na estética, na estrutura narrativa e nos personagens do filme, exemplificando assim a presença da moral dos ressentidos no cinema noir e, conseqüentemente, na produção norte americana da época. |
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Martini, Elis GuimarãesRossini, Miriam de Souza2022-09-09T04:58:00Z2007http://hdl.handle.net/10183/248543000620721O presente trabalho busca compreender como o pensamento moralista, elaborado por F. W. Nietzsche sob o conceito de moral dos ressentidos, influenciou a produção cinematográfica americana, representada pelo cinema noir, através do código de censura denominado Código Hays. Para isso, primeiramente foi explicado esse conceito, para logo serem mostradas suas relações com a origem da moral americana, fundada no puritanismo calvinista. Daí partimos para um panorama histórico da influência da moral e da censura na indústria cinematográfica americana, acarretando no desenvolvimento do Código Hays. É então explicado o conceito de cinema noir, assim como sua origem, suas influências e suas características. É demonstrado como a moral dos ressentidos está presente nesse tipo de filme, através dos elementos comumente presentes nessas obras. Enfim, é feita a análise do filme A Dama de Shanghai, exemplar do cinema noir, a fim de mostrar como os elementos da moral dos ressentidos aparecem no enredo, na estética, na estrutura narrativa e nos personagens do filme, exemplificando assim a presença da moral dos ressentidos no cinema noir e, conseqüentemente, na produção norte americana da época.application/pdfporCinema norte-americanoA Dama de Shanghai (Filme)A moral dos ressentidos no cinema noir : uma análise do filme A Dama de Shanghaiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000620721.pdf.txt000620721.pdf.txtExtracted Texttext/plain180779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248543/2/000620721.pdf.txt46da8eded2958f21c04336ff4cf059f8MD52ORIGINAL000620721.pdfTexto completoapplication/pdf664923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248543/1/000620721.pdff3698a846474fa68e0b7e63fa30070f4MD5110183/2485432022-09-10 05:14:29.797351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-10T08:14:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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