A moral dos ressentidos no cinema noir : uma análise do filme A Dama de Shanghai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Elis Guimarães
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248543
Resumo: O presente trabalho busca compreender como o pensamento moralista, elaborado por F. W. Nietzsche sob o conceito de moral dos ressentidos, influenciou a produção cinematográfica americana, representada pelo cinema noir, através do código de censura denominado Código Hays. Para isso, primeiramente foi explicado esse conceito, para logo serem mostradas suas relações com a origem da moral americana, fundada no puritanismo calvinista. Daí partimos para um panorama histórico da influência da moral e da censura na indústria cinematográfica americana, acarretando no desenvolvimento do Código Hays. É então explicado o conceito de cinema noir, assim como sua origem, suas influências e suas características. É demonstrado como a moral dos ressentidos está presente nesse tipo de filme, através dos elementos comumente presentes nessas obras. Enfim, é feita a análise do filme A Dama de Shanghai, exemplar do cinema noir, a fim de mostrar como os elementos da moral dos ressentidos aparecem no enredo, na estética, na estrutura narrativa e nos personagens do filme, exemplificando assim a presença da moral dos ressentidos no cinema noir e, conseqüentemente, na produção norte americana da época.
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