Gerenciamento em enfermagem : percepção dos enfermeiros recém-egressos da UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35950 |
Resumo: | Estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer a percepção dos enfermeiros recém-egressos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul frente às situações de gerenciamento desenvolvidas durante os estágios curriculares do último ano da graduação. A coleta de dados ocorreu nos meses de março e abril de 2011, por meio de entrevistas semi-estruturadas, gravadas em áudio, com 12 recémformados que realizaram, enquanto acadêmicos, o Estágio Curricular I em unidades de internação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Após a transcrição literal das entrevistas, as informações foram submetidas à análise de conteúdo do tipo temática, emergindo duas categorias principais: Estratégias para o bom gerenciamento em enfermagem e Em busca de reconhecimento profissional. Os resultados apontaram que as situações de gerenciamento mais lembradas pelos entrevistados são aquelas em envolvem a falta de comunicação no trabalho, acarretando constrangimento e insatisfação entre os profissionais e acadêmicos. Também foram mencionadas aquelas que se referem a reuniões de trabalho como instrumento gerencial que visa promover a co-responsabilização e autonomia da equipe e as que sinalizam falhas de supervisão de enfermagem, as quais podem comprometer a assistência prestada ao paciente. Os participantes também relataram conflitos entre os mesmos e alguns membros da equipe de enfermagem, causando desconforto e insegurança durante o estágio e revelaram que alguns se sentem despreparados para gerenciar um setor e outros, seguros nessa competência, sinalizando que a introdução da prática gerencial deveria ser iniciada mais precocemente no curso. As experiências dos estágios estimularam os recém-formados a repensar sobre a prática gerencial, levando-os a engajar-se como articuladores entre as equipes, a compreender que cabe ao enfermeiro promover espaços democráticos para permitir o diálogo e a integração dos profissionais, bem como supervisionar as atividades da equipe. Desse modo, constatou-se que os acadêmicos, à medida que se inserem progressivamente no trabalho da enfermagem, percebem o gerenciamento como função essencial para que o enfermeiro consiga propiciar o cuidado adequado. Conclui-se, também, que ao mesmo tempo em que os acadêmicos deparam-se com situações conflituosas e desafiadoras, o enfrentamento das mesmas mostra-se necessário para o aprimoramento de seus atributos e habilidades como futuro enfermeiro. |
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