Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108606 |
Resumo: | Atualmente os estágios representam uma forma de “inserção profissional organizada”, estruturada na convergência dos sistemas educativo e produtivo, em que a escola/universidade já incorpora à formação aspectos de aprendizado prático, preparando a socialização para o trabalho. Para compreender como essas transformações têm se refletido no processo de ingresso no mundo do trabalho, este estudo tem por objetivo analisar a inserção profissional dos estudantes de Administração a partir da experiência de estágio em Porto Alegre e região metropolitana. A pesquisa seguiu uma orientação construtivista. Foram entrevistados 32 estudantes dos cursos de graduação em Administração que relataram suas experiências de estágio, apontando suas implicações para a inserção profissional e suas expectativas de carreira futura. Na análise, nota-se que, apesar do caráter de formação, o estágio nem sempre representa a etapa inicial do processo de inserção profissional, pois, pelas entrevistas, verifica-se que a primeira experiência profissional dos estudantes nem sempre está relacionada com o curso de formação e normalmente vincula-se à busca pelo conhecimento do mundo do trabalho ou à independência financeira dos pais. Os estágios tornam-se centrais quando o jovem procura experiência profissional relacionada à sua área de formação. Nesse momento, nota-se a influência das expectativas individuais, pois, numa forma institucionalizada de inserção e dentro de um mesmo grupo juvenil, devem ser consideradas as diversas trajetórias possíveis. Verifica-se que não há uma possibilidade única e generalista para compreensão desse processo, pois uma diversidade de caminhos se origina a partir da experiência de estágio, tornando ainda mais complexa a compreensão do conceito de inserção profissional. |
id |
UFRGS-2_2b96031282db75b41395ab68e471b73f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108606 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha-de-Oliveira, SidineiPiccinini, Valmiria Carolina2014-12-24T02:15:13Z20121518-6776http://hdl.handle.net/10183/108606000863010Atualmente os estágios representam uma forma de “inserção profissional organizada”, estruturada na convergência dos sistemas educativo e produtivo, em que a escola/universidade já incorpora à formação aspectos de aprendizado prático, preparando a socialização para o trabalho. Para compreender como essas transformações têm se refletido no processo de ingresso no mundo do trabalho, este estudo tem por objetivo analisar a inserção profissional dos estudantes de Administração a partir da experiência de estágio em Porto Alegre e região metropolitana. A pesquisa seguiu uma orientação construtivista. Foram entrevistados 32 estudantes dos cursos de graduação em Administração que relataram suas experiências de estágio, apontando suas implicações para a inserção profissional e suas expectativas de carreira futura. Na análise, nota-se que, apesar do caráter de formação, o estágio nem sempre representa a etapa inicial do processo de inserção profissional, pois, pelas entrevistas, verifica-se que a primeira experiência profissional dos estudantes nem sempre está relacionada com o curso de formação e normalmente vincula-se à busca pelo conhecimento do mundo do trabalho ou à independência financeira dos pais. Os estágios tornam-se centrais quando o jovem procura experiência profissional relacionada à sua área de formação. Nesse momento, nota-se a influência das expectativas individuais, pois, numa forma institucionalizada de inserção e dentro de um mesmo grupo juvenil, devem ser consideradas as diversas trajetórias possíveis. Verifica-se que não há uma possibilidade única e generalista para compreensão desse processo, pois uma diversidade de caminhos se origina a partir da experiência de estágio, tornando ainda mais complexa a compreensão do conceito de inserção profissional.application/pdfporRam. Revista de administração Mackenzie. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (mar./abr. 2012), p. 44-75EstágioInserção profissionalMercado de trabalhoCarreira profissionalUma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000863010.pdf000863010.pdfTexto completoapplication/pdf676104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108606/1/000863010.pdfccc61410627cdc09162ae6f3d3f36fc5MD51TEXT000863010.pdf.txt000863010.pdf.txtExtracted Texttext/plain93823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108606/2/000863010.pdf.txt21903affcfe7416d64a0e3405b995dedMD52THUMBNAIL000863010.pdf.jpg000863010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108606/3/000863010.pdf.jpgb047044a08807760090f1ed167ca13cfMD5310183/1086062018-10-22 09:31:43.628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108606Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:31:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil |
title |
Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil |
spellingShingle |
Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil Rocha-de-Oliveira, Sidinei Estágio Inserção profissional Mercado de trabalho Carreira profissional |
title_short |
Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil |
title_full |
Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil |
title_fullStr |
Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil |
title_full_unstemmed |
Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil |
title_sort |
Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil |
author |
Rocha-de-Oliveira, Sidinei |
author_facet |
Rocha-de-Oliveira, Sidinei Piccinini, Valmiria Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Piccinini, Valmiria Carolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha-de-Oliveira, Sidinei Piccinini, Valmiria Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Inserção profissional Mercado de trabalho Carreira profissional |
topic |
Estágio Inserção profissional Mercado de trabalho Carreira profissional |
description |
Atualmente os estágios representam uma forma de “inserção profissional organizada”, estruturada na convergência dos sistemas educativo e produtivo, em que a escola/universidade já incorpora à formação aspectos de aprendizado prático, preparando a socialização para o trabalho. Para compreender como essas transformações têm se refletido no processo de ingresso no mundo do trabalho, este estudo tem por objetivo analisar a inserção profissional dos estudantes de Administração a partir da experiência de estágio em Porto Alegre e região metropolitana. A pesquisa seguiu uma orientação construtivista. Foram entrevistados 32 estudantes dos cursos de graduação em Administração que relataram suas experiências de estágio, apontando suas implicações para a inserção profissional e suas expectativas de carreira futura. Na análise, nota-se que, apesar do caráter de formação, o estágio nem sempre representa a etapa inicial do processo de inserção profissional, pois, pelas entrevistas, verifica-se que a primeira experiência profissional dos estudantes nem sempre está relacionada com o curso de formação e normalmente vincula-se à busca pelo conhecimento do mundo do trabalho ou à independência financeira dos pais. Os estágios tornam-se centrais quando o jovem procura experiência profissional relacionada à sua área de formação. Nesse momento, nota-se a influência das expectativas individuais, pois, numa forma institucionalizada de inserção e dentro de um mesmo grupo juvenil, devem ser consideradas as diversas trajetórias possíveis. Verifica-se que não há uma possibilidade única e generalista para compreensão desse processo, pois uma diversidade de caminhos se origina a partir da experiência de estágio, tornando ainda mais complexa a compreensão do conceito de inserção profissional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-24T02:15:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108606 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-6776 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000863010 |
identifier_str_mv |
1518-6776 000863010 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ram. Revista de administração Mackenzie. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (mar./abr. 2012), p. 44-75 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108606/1/000863010.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108606/2/000863010.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108606/3/000863010.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ccc61410627cdc09162ae6f3d3f36fc5 21903affcfe7416d64a0e3405b995ded b047044a08807760090f1ed167ca13cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447570519949312 |