Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Piccinini, Valmiria Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108606
Resumo: Atualmente os estágios representam uma forma de “inserção profissional organizada”, estruturada na convergência dos sistemas educativo e produtivo, em que a escola/universidade já incorpora à formação aspectos de aprendizado prático, preparando a socialização para o trabalho. Para compreender como essas transformações têm se refletido no processo de ingresso no mundo do trabalho, este estudo tem por objetivo analisar a inserção profissional dos estudantes de Administração a partir da experiência de estágio em Porto Alegre e região metropolitana. A pesquisa seguiu uma orientação construtivista. Foram entrevistados 32 estudantes dos cursos de graduação em Administração que relataram suas experiências de estágio, apontando suas implicações para a inserção profissional e suas expectativas de carreira futura. Na análise, nota-se que, apesar do caráter de formação, o estágio nem sempre representa a etapa inicial do processo de inserção profissional, pois, pelas entrevistas, verifica-se que a primeira experiência profissional dos estudantes nem sempre está relacionada com o curso de formação e normalmente vincula-se à busca pelo conhecimento do mundo do trabalho ou à independência financeira dos pais. Os estágios tornam-se centrais quando o jovem procura experiência profissional relacionada à sua área de formação. Nesse momento, nota-se a influência das expectativas individuais, pois, numa forma institucionalizada de inserção e dentro de um mesmo grupo juvenil, devem ser consideradas as diversas trajetórias possíveis. Verifica-se que não há uma possibilidade única e generalista para compreensão desse processo, pois uma diversidade de caminhos se origina a partir da experiência de estágio, tornando ainda mais complexa a compreensão do conceito de inserção profissional.
id UFRGS-2_2b96031282db75b41395ab68e471b73f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108606
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha-de-Oliveira, SidineiPiccinini, Valmiria Carolina2014-12-24T02:15:13Z20121518-6776http://hdl.handle.net/10183/108606000863010Atualmente os estágios representam uma forma de “inserção profissional organizada”, estruturada na convergência dos sistemas educativo e produtivo, em que a escola/universidade já incorpora à formação aspectos de aprendizado prático, preparando a socialização para o trabalho. Para compreender como essas transformações têm se refletido no processo de ingresso no mundo do trabalho, este estudo tem por objetivo analisar a inserção profissional dos estudantes de Administração a partir da experiência de estágio em Porto Alegre e região metropolitana. A pesquisa seguiu uma orientação construtivista. Foram entrevistados 32 estudantes dos cursos de graduação em Administração que relataram suas experiências de estágio, apontando suas implicações para a inserção profissional e suas expectativas de carreira futura. Na análise, nota-se que, apesar do caráter de formação, o estágio nem sempre representa a etapa inicial do processo de inserção profissional, pois, pelas entrevistas, verifica-se que a primeira experiência profissional dos estudantes nem sempre está relacionada com o curso de formação e normalmente vincula-se à busca pelo conhecimento do mundo do trabalho ou à independência financeira dos pais. Os estágios tornam-se centrais quando o jovem procura experiência profissional relacionada à sua área de formação. Nesse momento, nota-se a influência das expectativas individuais, pois, numa forma institucionalizada de inserção e dentro de um mesmo grupo juvenil, devem ser consideradas as diversas trajetórias possíveis. Verifica-se que não há uma possibilidade única e generalista para compreensão desse processo, pois uma diversidade de caminhos se origina a partir da experiência de estágio, tornando ainda mais complexa a compreensão do conceito de inserção profissional.application/pdfporRam. Revista de administração Mackenzie. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (mar./abr. 2012), p. 44-75EstágioInserção profissionalMercado de trabalhoCarreira profissionalUma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000863010.pdf000863010.pdfTexto completoapplication/pdf676104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108606/1/000863010.pdfccc61410627cdc09162ae6f3d3f36fc5MD51TEXT000863010.pdf.txt000863010.pdf.txtExtracted Texttext/plain93823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108606/2/000863010.pdf.txt21903affcfe7416d64a0e3405b995dedMD52THUMBNAIL000863010.pdf.jpg000863010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108606/3/000863010.pdf.jpgb047044a08807760090f1ed167ca13cfMD5310183/1086062018-10-22 09:31:43.628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108606Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:31:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil
title Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil
spellingShingle Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil
Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Estágio
Inserção profissional
Mercado de trabalho
Carreira profissional
title_short Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil
title_full Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil
title_fullStr Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil
title_full_unstemmed Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil
title_sort Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil
author Rocha-de-Oliveira, Sidinei
author_facet Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Piccinini, Valmiria Carolina
author_role author
author2 Piccinini, Valmiria Carolina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Piccinini, Valmiria Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Inserção profissional
Mercado de trabalho
Carreira profissional
topic Estágio
Inserção profissional
Mercado de trabalho
Carreira profissional
description Atualmente os estágios representam uma forma de “inserção profissional organizada”, estruturada na convergência dos sistemas educativo e produtivo, em que a escola/universidade já incorpora à formação aspectos de aprendizado prático, preparando a socialização para o trabalho. Para compreender como essas transformações têm se refletido no processo de ingresso no mundo do trabalho, este estudo tem por objetivo analisar a inserção profissional dos estudantes de Administração a partir da experiência de estágio em Porto Alegre e região metropolitana. A pesquisa seguiu uma orientação construtivista. Foram entrevistados 32 estudantes dos cursos de graduação em Administração que relataram suas experiências de estágio, apontando suas implicações para a inserção profissional e suas expectativas de carreira futura. Na análise, nota-se que, apesar do caráter de formação, o estágio nem sempre representa a etapa inicial do processo de inserção profissional, pois, pelas entrevistas, verifica-se que a primeira experiência profissional dos estudantes nem sempre está relacionada com o curso de formação e normalmente vincula-se à busca pelo conhecimento do mundo do trabalho ou à independência financeira dos pais. Os estágios tornam-se centrais quando o jovem procura experiência profissional relacionada à sua área de formação. Nesse momento, nota-se a influência das expectativas individuais, pois, numa forma institucionalizada de inserção e dentro de um mesmo grupo juvenil, devem ser consideradas as diversas trajetórias possíveis. Verifica-se que não há uma possibilidade única e generalista para compreensão desse processo, pois uma diversidade de caminhos se origina a partir da experiência de estágio, tornando ainda mais complexa a compreensão do conceito de inserção profissional.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-24T02:15:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108606
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-6776
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000863010
identifier_str_mv 1518-6776
000863010
url http://hdl.handle.net/10183/108606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ram. Revista de administração Mackenzie. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (mar./abr. 2012), p. 44-75
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108606/1/000863010.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108606/2/000863010.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108606/3/000863010.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ccc61410627cdc09162ae6f3d3f36fc5
21903affcfe7416d64a0e3405b995ded
b047044a08807760090f1ed167ca13cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447570519949312