INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nepomuceno, Carolina Domingues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silvestre, Magali Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368
Resumo: Este artigo representa o Estado da Arte realizado como parte da pesquisa de mestrado em andamento sobre os professores iniciantes de Mogi das Cruzes e sua relação com a avaliação, tendo por objetivo compreender a produção de conhecimento na área. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura sobre a temática de interesse, análise e fichamento dos artigos para realizar o estado da arte. Esse levantamento indicou que o iní­cio da carreira docente é marcado por desafios e dificuldades que influenciam os professores inclusive na continuidade ou não na profissão. Essa fase é fundamental para esse profissional, possuindo caracterí­sticas e necessidades próprias, que precisam ser levadas em consideração. Concluiu-se que apesar de estudos na área indicarem necessidades, como formação especí­fica e polí­ticas públicas de apoio ao professor iniciante, isso ainda não acontece de forma sistematizada no Brasil, havendo apenas alguns exemplos isolados.
id UERN-5_653f327621939a91970594a779e07b20
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3368
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafiosProfessor inicianteInserção profissionalIní­cio de carreiraEste artigo representa o Estado da Arte realizado como parte da pesquisa de mestrado em andamento sobre os professores iniciantes de Mogi das Cruzes e sua relação com a avaliação, tendo por objetivo compreender a produção de conhecimento na área. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura sobre a temática de interesse, análise e fichamento dos artigos para realizar o estado da arte. Esse levantamento indicou que o iní­cio da carreira docente é marcado por desafios e dificuldades que influenciam os professores inclusive na continuidade ou não na profissão. Essa fase é fundamental para esse profissional, possuindo caracterí­sticas e necessidades próprias, que precisam ser levadas em consideração. Concluiu-se que apesar de estudos na área indicarem necessidades, como formação especí­fica e polí­ticas públicas de apoio ao professor iniciante, isso ainda não acontece de forma sistematizada no Brasil, havendo apenas alguns exemplos isolados.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368/2795Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessNepomuceno, Carolina DominguesSilvestre, Magali Aparecida 2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3368Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios
title INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios
spellingShingle INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios
Nepomuceno, Carolina Domingues
Professor iniciante
Inserção profissional
Iní­cio de carreira
title_short INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios
title_full INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios
title_fullStr INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios
title_full_unstemmed INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios
title_sort INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios
author Nepomuceno, Carolina Domingues
author_facet Nepomuceno, Carolina Domingues
Silvestre, Magali Aparecida
author_role author
author2 Silvestre, Magali Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nepomuceno, Carolina Domingues
Silvestre, Magali Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Professor iniciante
Inserção profissional
Iní­cio de carreira
topic Professor iniciante
Inserção profissional
Iní­cio de carreira
description Este artigo representa o Estado da Arte realizado como parte da pesquisa de mestrado em andamento sobre os professores iniciantes de Mogi das Cruzes e sua relação com a avaliação, tendo por objetivo compreender a produção de conhecimento na área. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura sobre a temática de interesse, análise e fichamento dos artigos para realizar o estado da arte. Esse levantamento indicou que o iní­cio da carreira docente é marcado por desafios e dificuldades que influenciam os professores inclusive na continuidade ou não na profissão. Essa fase é fundamental para esse profissional, possuindo caracterí­sticas e necessidades próprias, que precisam ser levadas em consideração. Concluiu-se que apesar de estudos na área indicarem necessidades, como formação especí­fica e polí­ticas públicas de apoio ao professor iniciante, isso ainda não acontece de forma sistematizada no Brasil, havendo apenas alguns exemplos isolados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368/2795
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126373203968