INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368 |
Resumo: | Este artigo representa o Estado da Arte realizado como parte da pesquisa de mestrado em andamento sobre os professores iniciantes de Mogi das Cruzes e sua relação com a avaliação, tendo por objetivo compreender a produção de conhecimento na área. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura sobre a temática de interesse, análise e fichamento dos artigos para realizar o estado da arte. Esse levantamento indicou que o início da carreira docente é marcado por desafios e dificuldades que influenciam os professores inclusive na continuidade ou não na profissão. Essa fase é fundamental para esse profissional, possuindo características e necessidades próprias, que precisam ser levadas em consideração. Concluiu-se que apesar de estudos na área indicarem necessidades, como formação específica e políticas públicas de apoio ao professor iniciante, isso ainda não acontece de forma sistematizada no Brasil, havendo apenas alguns exemplos isolados. |
id |
UERN-5_653f327621939a91970594a779e07b20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3368 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafiosProfessor inicianteInserção profissionalInício de carreiraEste artigo representa o Estado da Arte realizado como parte da pesquisa de mestrado em andamento sobre os professores iniciantes de Mogi das Cruzes e sua relação com a avaliação, tendo por objetivo compreender a produção de conhecimento na área. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura sobre a temática de interesse, análise e fichamento dos artigos para realizar o estado da arte. Esse levantamento indicou que o início da carreira docente é marcado por desafios e dificuldades que influenciam os professores inclusive na continuidade ou não na profissão. Essa fase é fundamental para esse profissional, possuindo características e necessidades próprias, que precisam ser levadas em consideração. Concluiu-se que apesar de estudos na área indicarem necessidades, como formação específica e políticas públicas de apoio ao professor iniciante, isso ainda não acontece de forma sistematizada no Brasil, havendo apenas alguns exemplos isolados.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368/2795Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessNepomuceno, Carolina DominguesSilvestre, Magali Aparecida 2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3368Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios |
title |
INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios |
spellingShingle |
INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios Nepomuceno, Carolina Domingues Professor iniciante Inserção profissional Início de carreira |
title_short |
INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios |
title_full |
INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios |
title_fullStr |
INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios |
title_full_unstemmed |
INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios |
title_sort |
INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: dificuldades e desafios |
author |
Nepomuceno, Carolina Domingues |
author_facet |
Nepomuceno, Carolina Domingues Silvestre, Magali Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Silvestre, Magali Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nepomuceno, Carolina Domingues Silvestre, Magali Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor iniciante Inserção profissional Início de carreira |
topic |
Professor iniciante Inserção profissional Início de carreira |
description |
Este artigo representa o Estado da Arte realizado como parte da pesquisa de mestrado em andamento sobre os professores iniciantes de Mogi das Cruzes e sua relação com a avaliação, tendo por objetivo compreender a produção de conhecimento na área. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura sobre a temática de interesse, análise e fichamento dos artigos para realizar o estado da arte. Esse levantamento indicou que o início da carreira docente é marcado por desafios e dificuldades que influenciam os professores inclusive na continuidade ou não na profissão. Essa fase é fundamental para esse profissional, possuindo características e necessidades próprias, que precisam ser levadas em consideração. Concluiu-se que apesar de estudos na área indicarem necessidades, como formação específica e políticas públicas de apoio ao professor iniciante, isso ainda não acontece de forma sistematizada no Brasil, havendo apenas alguns exemplos isolados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3368/2795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126373203968 |