A produção do professor do atendimento educacional especializado para alunos surdos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108046 |
Resumo: | O presente trabalho trata sobre a produção do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a inclusão escolar dos alunos surdos, estes considerados pelos discursos oficiais como parte das categorias a quem se destina a educação especial. Temos como objetivo analisar como se constitui o professor do AEE pelos discursos que circulam em cursos de formação à distância, promovidos pelo Ministério de Educação (MEC). Para isto, selecionamos dois materiais utilizados em dois cursos. Aproximamo-nos do pensamento do filósofo Michel Foucault, principalmente da noção de governamentalidade para discutirmos de que forma cursos de formação para a inclusão governam as condutas de professores em cursos à distância. Esta modalidade de ensino configura-se em um meio eficiente e produtivo de circulação de discursos sobre o papel deste professor, por ser uma formação em larga escala. Percebemos a produção de um professor articulador de ações na escola que garantam o direito de alunos surdos aprenderem, pela valorização da sua diferença, gerenciando os riscos da exclusão, de práticas não adequadas, de atitudes discriminatórias, bem como do desperdício de investimentos públicos. |
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Cardoso, Ana Cláudia RamosThoma, Adriana da Silva2014-12-11T02:16:05Z20131518-4919http://hdl.handle.net/10183/108046000947908O presente trabalho trata sobre a produção do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a inclusão escolar dos alunos surdos, estes considerados pelos discursos oficiais como parte das categorias a quem se destina a educação especial. Temos como objetivo analisar como se constitui o professor do AEE pelos discursos que circulam em cursos de formação à distância, promovidos pelo Ministério de Educação (MEC). Para isto, selecionamos dois materiais utilizados em dois cursos. Aproximamo-nos do pensamento do filósofo Michel Foucault, principalmente da noção de governamentalidade para discutirmos de que forma cursos de formação para a inclusão governam as condutas de professores em cursos à distância. Esta modalidade de ensino configura-se em um meio eficiente e produtivo de circulação de discursos sobre o papel deste professor, por ser uma formação em larga escala. Percebemos a produção de um professor articulador de ações na escola que garantam o direito de alunos surdos aprenderem, pela valorização da sua diferença, gerenciando os riscos da exclusão, de práticas não adequadas, de atitudes discriminatórias, bem como do desperdício de investimentos públicos.This paper focuses on the teacher production for specialized educational attendance (SEA) for school inclusion of deaf students, which are considered by official discourses as part of the categories to whom a special education is offered. We aim to analyze how is constituted the teacher of the SEA by the discourses circulating in distance learning courses, promoted by the Ministry of Education (MEC). We selected to analyze two materials used in courses. We are approaching the thought of the philosopher Michel Foucault, especially the notion of governmentality to discuss how training courses for inclusion govern the conduct of teachers in distance learning courses. This kind of education sets in an efficient and productive means of circulation of discourses on the role of teacher, for being a large-scale training. We realize the production of an articulating teacher of actions in school to guarantee the right of deaf students learn, by valuing their differences, managing the risks of exclusion, of inappropriate practices and of discriminatory attitudes, as well as the waste of public investments.application/pdfporTextura : revista de letras e história. Canoas, RS. Vol. 15, n. 28 (maio/ago. 2013), p. 03-16Educação de surdosEducação inclusivaAtendimento educacional especializadoAtendimento especializadoSurdoAlunoFormação de professoresDeaf educationInclusive educationSpecialized educationTeacher trainingA produção do professor do atendimento educacional especializado para alunos surdosThe teacher production for specialized educational attendance for deaf students info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000947908.pdf000947908.pdfTexto completoapplication/pdf210699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108046/1/000947908.pdf90873b01426b04e5c1bfe75c08d92af9MD51TEXT000947908.pdf.txt000947908.pdf.txtExtracted Texttext/plain33234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108046/2/000947908.pdf.txt14d6d31b316d4ec473509babff70b81bMD52THUMBNAIL000947908.pdf.jpg000947908.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108046/3/000947908.pdf.jpgdfa47d2fa4312edad5356360de6dc477MD5310183/1080462021-03-09 04:35:40.267439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108046Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:35:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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