Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Eduardo Daniel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248771
Resumo: Este Trabalho tem como objetivo compreender os conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, procurando entender/relacionar com o que é sugerido pela Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Quais conhecimentos são construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS e se há relação desses conhecimentos com a BNCC e com o RCG. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e como procedimentos para obtenção de informações utilizei: Análise de Documentos, Diários de Campo, Questionário com Perguntas Abertas e Fechadas e Trabalho Final da Disciplina Currículo e Planejamento na Educação Física Escolar. A pesquisa foi realizada com alunos(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS que já haviam realizado os Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os principais achados da pesquisa foram organizados e discutidos em três categorias de análise: Conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e suas relações com os Documentos Legais; Elaboração das aulas dos Estágios de Docência; A escolha dos conteúdos desenvolvidos nos Estágios de Docência e a Perspectiva dos(as) Estagiários(as) sobre esse processo. Com a realização desse Trabalho aponto como principais conclusões que: o currículo do curso de Licenciatura da ESEFID/UFRGS está compatível com o objetivo da Educação Física Escolar, que é inscrever os(as) alunos(as) na cultura corporal de movimento; o histórico/passado/experiências anteriores do(a) estagiário(a), relacionado à Educação Física, influencia na escolha dos temas abordados no Estágio de Docência; e que a falta de um planejamento da Escola, onde acontecem os Estágios, permite ao(à) estagiário(a) escolher o tema de sua preferência para ser desenvolvido nessa etapa.
id UFRGS-2_2bc6e899774ba5909e5749aed1ae2964
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248771
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Eduardo DanielSilva, Lisandra Oliveira e2022-09-13T04:52:06Z2020http://hdl.handle.net/10183/248771001149345Este Trabalho tem como objetivo compreender os conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, procurando entender/relacionar com o que é sugerido pela Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Quais conhecimentos são construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS e se há relação desses conhecimentos com a BNCC e com o RCG. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e como procedimentos para obtenção de informações utilizei: Análise de Documentos, Diários de Campo, Questionário com Perguntas Abertas e Fechadas e Trabalho Final da Disciplina Currículo e Planejamento na Educação Física Escolar. A pesquisa foi realizada com alunos(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS que já haviam realizado os Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os principais achados da pesquisa foram organizados e discutidos em três categorias de análise: Conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e suas relações com os Documentos Legais; Elaboração das aulas dos Estágios de Docência; A escolha dos conteúdos desenvolvidos nos Estágios de Docência e a Perspectiva dos(as) Estagiários(as) sobre esse processo. Com a realização desse Trabalho aponto como principais conclusões que: o currículo do curso de Licenciatura da ESEFID/UFRGS está compatível com o objetivo da Educação Física Escolar, que é inscrever os(as) alunos(as) na cultura corporal de movimento; o histórico/passado/experiências anteriores do(a) estagiário(a), relacionado à Educação Física, influencia na escolha dos temas abordados no Estágio de Docência; e que a falta de um planejamento da Escola, onde acontecem os Estágios, permite ao(à) estagiário(a) escolher o tema de sua preferência para ser desenvolvido nessa etapa.application/pdfporEstágio de docênciaEducação física escolarBase Nacional Comum CurricularEstágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2020Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149345.pdf.txt001149345.pdf.txtExtracted Texttext/plain78821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248771/2/001149345.pdf.txtd38beb8ea1e216899bae263fae321237MD52ORIGINAL001149345.pdfTexto completoapplication/pdf353515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248771/1/001149345.pdf2cf23f2f27f81e5ec26a119b25e04ebfMD5110183/2487712022-09-14 04:54:42.295914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-14T07:54:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)
title Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)
spellingShingle Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)
Ribeiro, Eduardo Daniel
Estágio de docência
Educação física escolar
Base Nacional Comum Curricular
title_short Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)
title_full Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)
title_fullStr Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)
title_full_unstemmed Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)
title_sort Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)
author Ribeiro, Eduardo Daniel
author_facet Ribeiro, Eduardo Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Eduardo Daniel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
contributor_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio de docência
Educação física escolar
Base Nacional Comum Curricular
topic Estágio de docência
Educação física escolar
Base Nacional Comum Curricular
description Este Trabalho tem como objetivo compreender os conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, procurando entender/relacionar com o que é sugerido pela Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Quais conhecimentos são construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS e se há relação desses conhecimentos com a BNCC e com o RCG. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e como procedimentos para obtenção de informações utilizei: Análise de Documentos, Diários de Campo, Questionário com Perguntas Abertas e Fechadas e Trabalho Final da Disciplina Currículo e Planejamento na Educação Física Escolar. A pesquisa foi realizada com alunos(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS que já haviam realizado os Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os principais achados da pesquisa foram organizados e discutidos em três categorias de análise: Conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e suas relações com os Documentos Legais; Elaboração das aulas dos Estágios de Docência; A escolha dos conteúdos desenvolvidos nos Estágios de Docência e a Perspectiva dos(as) Estagiários(as) sobre esse processo. Com a realização desse Trabalho aponto como principais conclusões que: o currículo do curso de Licenciatura da ESEFID/UFRGS está compatível com o objetivo da Educação Física Escolar, que é inscrever os(as) alunos(as) na cultura corporal de movimento; o histórico/passado/experiências anteriores do(a) estagiário(a), relacionado à Educação Física, influencia na escolha dos temas abordados no Estágio de Docência; e que a falta de um planejamento da Escola, onde acontecem os Estágios, permite ao(à) estagiário(a) escolher o tema de sua preferência para ser desenvolvido nessa etapa.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-13T04:52:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248771
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149345
url http://hdl.handle.net/10183/248771
identifier_str_mv 001149345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248771/2/001149345.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248771/1/001149345.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d38beb8ea1e216899bae263fae321237
2cf23f2f27f81e5ec26a119b25e04ebf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224641036943360