Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248771 |
Resumo: | Este Trabalho tem como objetivo compreender os conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, procurando entender/relacionar com o que é sugerido pela Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Quais conhecimentos são construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS e se há relação desses conhecimentos com a BNCC e com o RCG. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e como procedimentos para obtenção de informações utilizei: Análise de Documentos, Diários de Campo, Questionário com Perguntas Abertas e Fechadas e Trabalho Final da Disciplina Currículo e Planejamento na Educação Física Escolar. A pesquisa foi realizada com alunos(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS que já haviam realizado os Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os principais achados da pesquisa foram organizados e discutidos em três categorias de análise: Conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e suas relações com os Documentos Legais; Elaboração das aulas dos Estágios de Docência; A escolha dos conteúdos desenvolvidos nos Estágios de Docência e a Perspectiva dos(as) Estagiários(as) sobre esse processo. Com a realização desse Trabalho aponto como principais conclusões que: o currículo do curso de Licenciatura da ESEFID/UFRGS está compatível com o objetivo da Educação Física Escolar, que é inscrever os(as) alunos(as) na cultura corporal de movimento; o histórico/passado/experiências anteriores do(a) estagiário(a), relacionado à Educação Física, influencia na escolha dos temas abordados no Estágio de Docência; e que a falta de um planejamento da Escola, onde acontecem os Estágios, permite ao(à) estagiário(a) escolher o tema de sua preferência para ser desenvolvido nessa etapa. |
id |
UFRGS-2_2bc6e899774ba5909e5749aed1ae2964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248771 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Eduardo DanielSilva, Lisandra Oliveira e2022-09-13T04:52:06Z2020http://hdl.handle.net/10183/248771001149345Este Trabalho tem como objetivo compreender os conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, procurando entender/relacionar com o que é sugerido pela Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Quais conhecimentos são construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS e se há relação desses conhecimentos com a BNCC e com o RCG. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e como procedimentos para obtenção de informações utilizei: Análise de Documentos, Diários de Campo, Questionário com Perguntas Abertas e Fechadas e Trabalho Final da Disciplina Currículo e Planejamento na Educação Física Escolar. A pesquisa foi realizada com alunos(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS que já haviam realizado os Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os principais achados da pesquisa foram organizados e discutidos em três categorias de análise: Conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e suas relações com os Documentos Legais; Elaboração das aulas dos Estágios de Docência; A escolha dos conteúdos desenvolvidos nos Estágios de Docência e a Perspectiva dos(as) Estagiários(as) sobre esse processo. Com a realização desse Trabalho aponto como principais conclusões que: o currículo do curso de Licenciatura da ESEFID/UFRGS está compatível com o objetivo da Educação Física Escolar, que é inscrever os(as) alunos(as) na cultura corporal de movimento; o histórico/passado/experiências anteriores do(a) estagiário(a), relacionado à Educação Física, influencia na escolha dos temas abordados no Estágio de Docência; e que a falta de um planejamento da Escola, onde acontecem os Estágios, permite ao(à) estagiário(a) escolher o tema de sua preferência para ser desenvolvido nessa etapa.application/pdfporEstágio de docênciaEducação física escolarBase Nacional Comum CurricularEstágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2020Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149345.pdf.txt001149345.pdf.txtExtracted Texttext/plain78821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248771/2/001149345.pdf.txtd38beb8ea1e216899bae263fae321237MD52ORIGINAL001149345.pdfTexto completoapplication/pdf353515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248771/1/001149345.pdf2cf23f2f27f81e5ec26a119b25e04ebfMD5110183/2487712022-09-14 04:54:42.295914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-14T07:54:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as) |
title |
Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as) |
spellingShingle |
Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as) Ribeiro, Eduardo Daniel Estágio de docência Educação física escolar Base Nacional Comum Curricular |
title_short |
Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as) |
title_full |
Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as) |
title_fullStr |
Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as) |
title_full_unstemmed |
Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as) |
title_sort |
Estágio de docência de educação física e cultura corporal de movimento : uma discussão a partir da percepção dos(as) estagiários(as) |
author |
Ribeiro, Eduardo Daniel |
author_facet |
Ribeiro, Eduardo Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Eduardo Daniel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e |
contributor_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio de docência Educação física escolar Base Nacional Comum Curricular |
topic |
Estágio de docência Educação física escolar Base Nacional Comum Curricular |
description |
Este Trabalho tem como objetivo compreender os conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, procurando entender/relacionar com o que é sugerido pela Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Quais conhecimentos são construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS e se há relação desses conhecimentos com a BNCC e com o RCG. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e como procedimentos para obtenção de informações utilizei: Análise de Documentos, Diários de Campo, Questionário com Perguntas Abertas e Fechadas e Trabalho Final da Disciplina Currículo e Planejamento na Educação Física Escolar. A pesquisa foi realizada com alunos(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS que já haviam realizado os Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os principais achados da pesquisa foram organizados e discutidos em três categorias de análise: Conhecimentos construídos nas aulas de Educação Física nos Estágios de Docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e suas relações com os Documentos Legais; Elaboração das aulas dos Estágios de Docência; A escolha dos conteúdos desenvolvidos nos Estágios de Docência e a Perspectiva dos(as) Estagiários(as) sobre esse processo. Com a realização desse Trabalho aponto como principais conclusões que: o currículo do curso de Licenciatura da ESEFID/UFRGS está compatível com o objetivo da Educação Física Escolar, que é inscrever os(as) alunos(as) na cultura corporal de movimento; o histórico/passado/experiências anteriores do(a) estagiário(a), relacionado à Educação Física, influencia na escolha dos temas abordados no Estágio de Docência; e que a falta de um planejamento da Escola, onde acontecem os Estágios, permite ao(à) estagiário(a) escolher o tema de sua preferência para ser desenvolvido nessa etapa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-13T04:52:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/248771 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001149345 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/248771 |
identifier_str_mv |
001149345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248771/2/001149345.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248771/1/001149345.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d38beb8ea1e216899bae263fae321237 2cf23f2f27f81e5ec26a119b25e04ebf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224641036943360 |