Avaliação da satisfação e percepção dos usuários da oficina multidisciplinar de autocuidado ao diabetes : um estudo misto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Ketlen da Silveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220576
Resumo: Introdução: O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica caracterizada por altos níveis de glicose no sangue, decorrente da deficiência na secreção e/ou ação de insulina. Esta hiperglicemia vem associada a complicações crônicas, micro e macrovasculares, que geram altos custos ao sistema de saúde. A oficina Multidisciplinar de Autocuidado ao paciente com diabetes é um serviço assistencial oferecido aos pacientes em atendimento ambulatorial no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A satisfação dos usuários é um importante desfecho para avaliar serviços de saúde. Objetivo: descrever o perfil dos pacientes que participaram da Oficina Multidisciplinar de Autocuidado ao diabetes e avaliar a satisfação dos mesmos em relação à Oficina, verificando se existe alguma relação entre o grau de satisfação ao serviço e os desfechos clínicos dos pacientes. Métodos: Cinquenta e cinco pacientes que participaram da Oficina Multidisciplinar de Autocuidado ao diabetes foram convidados a participar da pesquisa. Dados dos prontuários dos pacientes referentes à caracterização dos usuários foram coletados. Para avaliar a satisfação, foi utilizado o questionário Medrisk adaptado, aplicado por contato telefônico. Resultados: Foi observada alta satisfação com os serviços da oficina, sendo média de escore total de 4,88 (DP=0,21). Houve uma diminuição significante na hemoglobina glicada após a participação desses pacientes na oficina (P=0,030), utilizando o teste de Wilcoxon Rank Test. Conclusão: O nível de satisfação dos pacientes que participaram do estudo pode ser considerado alto.
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