Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272657 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a criação de mascotes na publicidade como estratégia de marketing e seu impacto no engajamento do consumidor. Por meio de uma revisão abrangente da literatura e entrevista com profissionais, o estudo explora o processo criativo de desenvolvimento de mascotes, as características que tornam uma mascote eficaz e o impacto que eles têm na construção da identidade de marca e no envolvimento emocional do consumidor. Além disso, a partir do que for analisado, será desenvolvido uma mascote para este trabalho de conclusão de curso. Os resultados deste estudo forneceram insights valiosos para profissionais de marketing, publicidade e design interessados em utilizar mascotes como parte de suas estratégias de comunicação. |
id |
UFRGS-2_2c0adfb2561065df193c065d53e63975 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272657 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jesus, Matheus Eduardo Pereira dePithan, Flávia Ataide2024-03-01T04:57:41Z2023http://hdl.handle.net/10183/272657001195075Este trabalho tem como objetivo investigar a criação de mascotes na publicidade como estratégia de marketing e seu impacto no engajamento do consumidor. Por meio de uma revisão abrangente da literatura e entrevista com profissionais, o estudo explora o processo criativo de desenvolvimento de mascotes, as características que tornam uma mascote eficaz e o impacto que eles têm na construção da identidade de marca e no envolvimento emocional do consumidor. Além disso, a partir do que for analisado, será desenvolvido uma mascote para este trabalho de conclusão de curso. Os resultados deste estudo forneceram insights valiosos para profissionais de marketing, publicidade e design interessados em utilizar mascotes como parte de suas estratégias de comunicação.This study aims to investigate the creation of mascots in advertising as a marketing strategy and their impact on consumer engagement. Through a comprehensive literature review and interviews with professionals, the study explores the creative process of mascot development, the characteristics that make a mascot effective, and the impact they have on brand identity construction and consumer emotional involvement. Furthermore, based on the analysis, a mascot will be developed for this thesis work. The results of this study provide valuable insights for marketing, advertising, and design professionals interested in using mascots as part of their communication strategies.application/pdfporProcesso de criaçãoDesignMascotDesignCreation processDo conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195075.pdf.txt001195075.pdf.txtExtracted Texttext/plain176332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272657/2/001195075.pdf.txtdbf2981761e79e353e16e4e4b03170d3MD52ORIGINAL001195075.pdfTexto completoapplication/pdf18180696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272657/1/001195075.pdfc65f4c3334145bf917fe3e08080faf4aMD5110183/2726572024-05-13 06:25:19.242398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272657Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-13T09:25:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes |
title |
Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes |
spellingShingle |
Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes Jesus, Matheus Eduardo Pereira de Processo de criação Design Mascot Design Creation process |
title_short |
Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes |
title_full |
Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes |
title_fullStr |
Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes |
title_full_unstemmed |
Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes |
title_sort |
Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes |
author |
Jesus, Matheus Eduardo Pereira de |
author_facet |
Jesus, Matheus Eduardo Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Matheus Eduardo Pereira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pithan, Flávia Ataide |
contributor_str_mv |
Pithan, Flávia Ataide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de criação Design |
topic |
Processo de criação Design Mascot Design Creation process |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mascot Design Creation process |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar a criação de mascotes na publicidade como estratégia de marketing e seu impacto no engajamento do consumidor. Por meio de uma revisão abrangente da literatura e entrevista com profissionais, o estudo explora o processo criativo de desenvolvimento de mascotes, as características que tornam uma mascote eficaz e o impacto que eles têm na construção da identidade de marca e no envolvimento emocional do consumidor. Além disso, a partir do que for analisado, será desenvolvido uma mascote para este trabalho de conclusão de curso. Os resultados deste estudo forneceram insights valiosos para profissionais de marketing, publicidade e design interessados em utilizar mascotes como parte de suas estratégias de comunicação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-01T04:57:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/272657 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001195075 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/272657 |
identifier_str_mv |
001195075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272657/2/001195075.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272657/1/001195075.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbf2981761e79e353e16e4e4b03170d3 c65f4c3334145bf917fe3e08080faf4a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447359745687552 |