Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Matheus Eduardo Pereira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272657
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a criação de mascotes na publicidade como estratégia de marketing e seu impacto no engajamento do consumidor. Por meio de uma revisão abrangente da literatura e entrevista com profissionais, o estudo explora o processo criativo de desenvolvimento de mascotes, as características que tornam uma mascote eficaz e o impacto que eles têm na construção da identidade de marca e no envolvimento emocional do consumidor. Além disso, a partir do que for analisado, será desenvolvido uma mascote para este trabalho de conclusão de curso. Os resultados deste estudo forneceram insights valiosos para profissionais de marketing, publicidade e design interessados em utilizar mascotes como parte de suas estratégias de comunicação.
id UFRGS-2_2c0adfb2561065df193c065d53e63975
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272657
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jesus, Matheus Eduardo Pereira dePithan, Flávia Ataide2024-03-01T04:57:41Z2023http://hdl.handle.net/10183/272657001195075Este trabalho tem como objetivo investigar a criação de mascotes na publicidade como estratégia de marketing e seu impacto no engajamento do consumidor. Por meio de uma revisão abrangente da literatura e entrevista com profissionais, o estudo explora o processo criativo de desenvolvimento de mascotes, as características que tornam uma mascote eficaz e o impacto que eles têm na construção da identidade de marca e no envolvimento emocional do consumidor. Além disso, a partir do que for analisado, será desenvolvido uma mascote para este trabalho de conclusão de curso. Os resultados deste estudo forneceram insights valiosos para profissionais de marketing, publicidade e design interessados em utilizar mascotes como parte de suas estratégias de comunicação.This study aims to investigate the creation of mascots in advertising as a marketing strategy and their impact on consumer engagement. Through a comprehensive literature review and interviews with professionals, the study explores the creative process of mascot development, the characteristics that make a mascot effective, and the impact they have on brand identity construction and consumer emotional involvement. Furthermore, based on the analysis, a mascot will be developed for this thesis work. The results of this study provide valuable insights for marketing, advertising, and design professionals interested in using mascots as part of their communication strategies.application/pdfporProcesso de criaçãoDesignMascotDesignCreation processDo conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195075.pdf.txt001195075.pdf.txtExtracted Texttext/plain176332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272657/2/001195075.pdf.txtdbf2981761e79e353e16e4e4b03170d3MD52ORIGINAL001195075.pdfTexto completoapplication/pdf18180696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272657/1/001195075.pdfc65f4c3334145bf917fe3e08080faf4aMD5110183/2726572024-05-13 06:25:19.242398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272657Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-13T09:25:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes
title Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes
spellingShingle Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes
Jesus, Matheus Eduardo Pereira de
Processo de criação
Design
Mascot
Design
Creation process
title_short Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes
title_full Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes
title_fullStr Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes
title_full_unstemmed Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes
title_sort Do conceito à expressão : desvendando o processo de criação de mascotes
author Jesus, Matheus Eduardo Pereira de
author_facet Jesus, Matheus Eduardo Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Matheus Eduardo Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pithan, Flávia Ataide
contributor_str_mv Pithan, Flávia Ataide
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de criação
Design
topic Processo de criação
Design
Mascot
Design
Creation process
dc.subject.eng.fl_str_mv Mascot
Design
Creation process
description Este trabalho tem como objetivo investigar a criação de mascotes na publicidade como estratégia de marketing e seu impacto no engajamento do consumidor. Por meio de uma revisão abrangente da literatura e entrevista com profissionais, o estudo explora o processo criativo de desenvolvimento de mascotes, as características que tornam uma mascote eficaz e o impacto que eles têm na construção da identidade de marca e no envolvimento emocional do consumidor. Além disso, a partir do que for analisado, será desenvolvido uma mascote para este trabalho de conclusão de curso. Os resultados deste estudo forneceram insights valiosos para profissionais de marketing, publicidade e design interessados em utilizar mascotes como parte de suas estratégias de comunicação.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-01T04:57:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272657
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195075
url http://hdl.handle.net/10183/272657
identifier_str_mv 001195075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272657/2/001195075.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272657/1/001195075.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dbf2981761e79e353e16e4e4b03170d3
c65f4c3334145bf917fe3e08080faf4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447359745687552