Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostermann, Fernanda
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ricci, Trieste dos Santos Freire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85064
Resumo: Neste trabalho, relatamos a reestruturação e implementação de uma unidade didática conceitual sobre Física Quântica (FQ) na disciplina "Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I" da segunda turma do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MPEF-UFRGS). O foco do artigo é a descrição da nova versão da unidade conceitual, complementada por alguns resultados qualitativos obtidos com a re-aplicação de um instrumento previamente construído para realizar levantamento de noções básicas sobre o tema. O desenvolvimento da unidade está centrado no uso de novas tecnologias para o aprendizado significativo de conceitos centrais da FQ. Dois softwares livres, do tipo "bancada virtual" , foram usados como recursos didáticos articulados a roteiros exploratórios especialmente elaborados. Com o desenvolvimento da unidade conceitual, centrada no uso dos softwares mencionados, foi possível promover mudanças nas concepções dos alunos-professores, principalmente as que se referem às diferenças entre objetos clássicos e quânticos.
id UFRGS-2_2c4862675fae4d461cd9352b1846b10c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85064
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ostermann, FernandaRicci, Trieste dos Santos Freire2013-12-31T01:54:18Z20051677-2334http://hdl.handle.net/10183/85064000476050Neste trabalho, relatamos a reestruturação e implementação de uma unidade didática conceitual sobre Física Quântica (FQ) na disciplina "Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I" da segunda turma do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MPEF-UFRGS). O foco do artigo é a descrição da nova versão da unidade conceitual, complementada por alguns resultados qualitativos obtidos com a re-aplicação de um instrumento previamente construído para realizar levantamento de noções básicas sobre o tema. O desenvolvimento da unidade está centrado no uso de novas tecnologias para o aprendizado significativo de conceitos centrais da FQ. Dois softwares livres, do tipo "bancada virtual" , foram usados como recursos didáticos articulados a roteiros exploratórios especialmente elaborados. Com o desenvolvimento da unidade conceitual, centrada no uso dos softwares mencionados, foi possível promover mudanças nas concepções dos alunos-professores, principalmente as que se referem às diferenças entre objetos clássicos e quânticos.In this work, we present a new formulation of a conceptual Quantum Mechanics (QM) unit. The implementation of this unit took place in the "Modern and Contemporary Physics Topics I" course, which is part of the graduate curriculum designed for preparing Masters in Physics Teaching Education at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The aim of this article is to describe this new formulation and the qualitative results obtained through a reapplication of a questionnaire previously constructed about QM basic conceptions. The unit is centered in the use of new technologies to promote meaningful learning about QM central concepts. Two softwares ( free ) concerning virtual experiments were used as didactical resources together with an especially elaborated tutorial. After the implementation of the conceptual QM unit, centered in the use of the mentioned softwares, it was possible to observe changes in the teachers - students conceptions, especially those involved with the distinction between classical and quantum objects.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Vol. 22, n. 1 (abr. 2005), p. 9-35Formação de professoresFísica quânticaEnsino superiorTeacher s preparationNew technologies in teachingQuantum mechanicsConceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuaisQuantun mechanics concepts in teacher s preparation : a narrative of a didactical experience centered in the use of virtual experimentsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000476050.pdf000476050.pdfTexto completoapplication/pdf449452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85064/1/000476050.pdf280d66181621bf8e85f6636072afed17MD51TEXT000476050.pdf.txt000476050.pdf.txtExtracted Texttext/plain65125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85064/2/000476050.pdf.txtcaf38ad7e59f159833162c83099432bdMD52THUMBNAIL000476050.pdf.jpg000476050.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85064/3/000476050.pdf.jpg7955ca90d9a85711000a9be32c539180MD5310183/850642023-09-14 03:27:40.206824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85064Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:27:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Quantun mechanics concepts in teacher s preparation : a narrative of a didactical experience centered in the use of virtual experiments
title Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais
spellingShingle Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais
Ostermann, Fernanda
Formação de professores
Física quântica
Ensino superior
Teacher s preparation
New technologies in teaching
Quantum mechanics
title_short Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais
title_full Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais
title_fullStr Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais
title_full_unstemmed Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais
title_sort Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais
author Ostermann, Fernanda
author_facet Ostermann, Fernanda
Ricci, Trieste dos Santos Freire
author_role author
author2 Ricci, Trieste dos Santos Freire
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
Ricci, Trieste dos Santos Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Física quântica
Ensino superior
topic Formação de professores
Física quântica
Ensino superior
Teacher s preparation
New technologies in teaching
Quantum mechanics
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher s preparation
New technologies in teaching
Quantum mechanics
description Neste trabalho, relatamos a reestruturação e implementação de uma unidade didática conceitual sobre Física Quântica (FQ) na disciplina "Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I" da segunda turma do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MPEF-UFRGS). O foco do artigo é a descrição da nova versão da unidade conceitual, complementada por alguns resultados qualitativos obtidos com a re-aplicação de um instrumento previamente construído para realizar levantamento de noções básicas sobre o tema. O desenvolvimento da unidade está centrado no uso de novas tecnologias para o aprendizado significativo de conceitos centrais da FQ. Dois softwares livres, do tipo "bancada virtual" , foram usados como recursos didáticos articulados a roteiros exploratórios especialmente elaborados. Com o desenvolvimento da unidade conceitual, centrada no uso dos softwares mencionados, foi possível promover mudanças nas concepções dos alunos-professores, principalmente as que se referem às diferenças entre objetos clássicos e quânticos.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-31T01:54:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85064
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000476050
identifier_str_mv 1677-2334
000476050
url http://hdl.handle.net/10183/85064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Vol. 22, n. 1 (abr. 2005), p. 9-35
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85064/1/000476050.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85064/2/000476050.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85064/3/000476050.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 280d66181621bf8e85f6636072afed17
caf38ad7e59f159833162c83099432bd
7955ca90d9a85711000a9be32c539180
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447523166257152