Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85064 |
Resumo: | Neste trabalho, relatamos a reestruturação e implementação de uma unidade didática conceitual sobre Física Quântica (FQ) na disciplina "Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I" da segunda turma do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MPEF-UFRGS). O foco do artigo é a descrição da nova versão da unidade conceitual, complementada por alguns resultados qualitativos obtidos com a re-aplicação de um instrumento previamente construído para realizar levantamento de noções básicas sobre o tema. O desenvolvimento da unidade está centrado no uso de novas tecnologias para o aprendizado significativo de conceitos centrais da FQ. Dois softwares livres, do tipo "bancada virtual" , foram usados como recursos didáticos articulados a roteiros exploratórios especialmente elaborados. Com o desenvolvimento da unidade conceitual, centrada no uso dos softwares mencionados, foi possível promover mudanças nas concepções dos alunos-professores, principalmente as que se referem às diferenças entre objetos clássicos e quânticos. |
id |
UFRGS-2_2c4862675fae4d461cd9352b1846b10c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85064 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ostermann, FernandaRicci, Trieste dos Santos Freire2013-12-31T01:54:18Z20051677-2334http://hdl.handle.net/10183/85064000476050Neste trabalho, relatamos a reestruturação e implementação de uma unidade didática conceitual sobre Física Quântica (FQ) na disciplina "Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I" da segunda turma do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MPEF-UFRGS). O foco do artigo é a descrição da nova versão da unidade conceitual, complementada por alguns resultados qualitativos obtidos com a re-aplicação de um instrumento previamente construído para realizar levantamento de noções básicas sobre o tema. O desenvolvimento da unidade está centrado no uso de novas tecnologias para o aprendizado significativo de conceitos centrais da FQ. Dois softwares livres, do tipo "bancada virtual" , foram usados como recursos didáticos articulados a roteiros exploratórios especialmente elaborados. Com o desenvolvimento da unidade conceitual, centrada no uso dos softwares mencionados, foi possível promover mudanças nas concepções dos alunos-professores, principalmente as que se referem às diferenças entre objetos clássicos e quânticos.In this work, we present a new formulation of a conceptual Quantum Mechanics (QM) unit. The implementation of this unit took place in the "Modern and Contemporary Physics Topics I" course, which is part of the graduate curriculum designed for preparing Masters in Physics Teaching Education at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The aim of this article is to describe this new formulation and the qualitative results obtained through a reapplication of a questionnaire previously constructed about QM basic conceptions. The unit is centered in the use of new technologies to promote meaningful learning about QM central concepts. Two softwares ( free ) concerning virtual experiments were used as didactical resources together with an especially elaborated tutorial. After the implementation of the conceptual QM unit, centered in the use of the mentioned softwares, it was possible to observe changes in the teachers - students conceptions, especially those involved with the distinction between classical and quantum objects.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Vol. 22, n. 1 (abr. 2005), p. 9-35Formação de professoresFísica quânticaEnsino superiorTeacher s preparationNew technologies in teachingQuantum mechanicsConceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuaisQuantun mechanics concepts in teacher s preparation : a narrative of a didactical experience centered in the use of virtual experimentsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000476050.pdf000476050.pdfTexto completoapplication/pdf449452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85064/1/000476050.pdf280d66181621bf8e85f6636072afed17MD51TEXT000476050.pdf.txt000476050.pdf.txtExtracted Texttext/plain65125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85064/2/000476050.pdf.txtcaf38ad7e59f159833162c83099432bdMD52THUMBNAIL000476050.pdf.jpg000476050.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85064/3/000476050.pdf.jpg7955ca90d9a85711000a9be32c539180MD5310183/850642023-09-14 03:27:40.206824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85064Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:27:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Quantun mechanics concepts in teacher s preparation : a narrative of a didactical experience centered in the use of virtual experiments |
title |
Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais |
spellingShingle |
Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais Ostermann, Fernanda Formação de professores Física quântica Ensino superior Teacher s preparation New technologies in teaching Quantum mechanics |
title_short |
Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais |
title_full |
Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais |
title_fullStr |
Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais |
title_full_unstemmed |
Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais |
title_sort |
Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais |
author |
Ostermann, Fernanda |
author_facet |
Ostermann, Fernanda Ricci, Trieste dos Santos Freire |
author_role |
author |
author2 |
Ricci, Trieste dos Santos Freire |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ostermann, Fernanda Ricci, Trieste dos Santos Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Física quântica Ensino superior |
topic |
Formação de professores Física quântica Ensino superior Teacher s preparation New technologies in teaching Quantum mechanics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher s preparation New technologies in teaching Quantum mechanics |
description |
Neste trabalho, relatamos a reestruturação e implementação de uma unidade didática conceitual sobre Física Quântica (FQ) na disciplina "Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I" da segunda turma do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MPEF-UFRGS). O foco do artigo é a descrição da nova versão da unidade conceitual, complementada por alguns resultados qualitativos obtidos com a re-aplicação de um instrumento previamente construído para realizar levantamento de noções básicas sobre o tema. O desenvolvimento da unidade está centrado no uso de novas tecnologias para o aprendizado significativo de conceitos centrais da FQ. Dois softwares livres, do tipo "bancada virtual" , foram usados como recursos didáticos articulados a roteiros exploratórios especialmente elaborados. Com o desenvolvimento da unidade conceitual, centrada no uso dos softwares mencionados, foi possível promover mudanças nas concepções dos alunos-professores, principalmente as que se referem às diferenças entre objetos clássicos e quânticos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-31T01:54:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/85064 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-2334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000476050 |
identifier_str_mv |
1677-2334 000476050 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/85064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno brasileiro de ensino de física. Vol. 22, n. 1 (abr. 2005), p. 9-35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85064/1/000476050.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85064/2/000476050.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85064/3/000476050.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
280d66181621bf8e85f6636072afed17 caf38ad7e59f159833162c83099432bd 7955ca90d9a85711000a9be32c539180 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447523166257152 |