Educação musical na formação de professores dos cursos de graduação em pedagogia gaúchos : escuta e criação na experiência de barulhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Dulcimarta Lemos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213122
Resumo: O pesquisa investiga a educação musical presente na formação de professores dos Cursos de Graduação em Pedagogia Gaúchos, na especificidade da educação infantil. Dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa, parte da legislação relativa a essa formação (BRASIL, 2008; 2016a, 2016b) e da constituição do Grupo de Discussão Operativo (GATTI, 2010), nomeado Ateliê Poético, para colher os referentes da ação docente. O mapeamento quantitativo conclui que 13,8% das instituições de ensino superior gaúchas oferecem o ensino de música na formação de professores, enquanto para 51,3% dessas instituições a música aparece de forma polivalente: Artes-brincar. A escuta investigativa indica que temos diferentes realidades dentro de cada uma das instituições de ensino superior gaúchas que precisam ser compreendidas no contexto singular e global, deslocando a subalternidade hierárquica disciplinar do ensino de música ainda marcado por traços de colonialidade e trajetórias de epistemicídios musicais e exclusões (QUEIROZ, 2014). O fortalecimento do cenário educativo compreende que o processo de formação de professores não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige o exercício contínuo de um coletivo de discussão que articule e aprofunde política e pedagogicamente o intenso movimento entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa. A resistência e o deslocamento dessas concepções exigem conceber que a música é para todos, potência ordinária da vida cotidiana oferecida e ampliada na com-vivência da música em estado de encontro. Ao viver os processos de escuta e de criação musical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência e da infância na experiência de estar à escuta como modo estésico de coexistir no mundo. O valor pedagógico da imaginação irrompe na formação de professores para dar-se a ver o lúdico, o sensível, o profundo e o singular intrínsecos na vida cotidiana escolar que oferecem às crianças e que têm o privilégio de vivenciar. Ressonâncias e reverberações do “som do sentido” narradas por três professoras da rede pública municipal de educação infantil como partição e partilha; gestos poéticos provocadores do movimento de saberes e fazeres da música na pedagogia.
id UFRGS-2_2c4d29e250af57c7c0f2448be389a864
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213122
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lino, Dulcimarta Lemos2020-08-28T03:33:25Z2020http://hdl.handle.net/10183/213122001117472O pesquisa investiga a educação musical presente na formação de professores dos Cursos de Graduação em Pedagogia Gaúchos, na especificidade da educação infantil. Dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa, parte da legislação relativa a essa formação (BRASIL, 2008; 2016a, 2016b) e da constituição do Grupo de Discussão Operativo (GATTI, 2010), nomeado Ateliê Poético, para colher os referentes da ação docente. O mapeamento quantitativo conclui que 13,8% das instituições de ensino superior gaúchas oferecem o ensino de música na formação de professores, enquanto para 51,3% dessas instituições a música aparece de forma polivalente: Artes-brincar. A escuta investigativa indica que temos diferentes realidades dentro de cada uma das instituições de ensino superior gaúchas que precisam ser compreendidas no contexto singular e global, deslocando a subalternidade hierárquica disciplinar do ensino de música ainda marcado por traços de colonialidade e trajetórias de epistemicídios musicais e exclusões (QUEIROZ, 2014). O fortalecimento do cenário educativo compreende que o processo de formação de professores não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige o exercício contínuo de um coletivo de discussão que articule e aprofunde política e pedagogicamente o intenso movimento entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa. A resistência e o deslocamento dessas concepções exigem conceber que a música é para todos, potência ordinária da vida cotidiana oferecida e ampliada na com-vivência da música em estado de encontro. Ao viver os processos de escuta e de criação musical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência e da infância na experiência de estar à escuta como modo estésico de coexistir no mundo. O valor pedagógico da imaginação irrompe na formação de professores para dar-se a ver o lúdico, o sensível, o profundo e o singular intrínsecos na vida cotidiana escolar que oferecem às crianças e que têm o privilégio de vivenciar. Ressonâncias e reverberações do “som do sentido” narradas por três professoras da rede pública municipal de educação infantil como partição e partilha; gestos poéticos provocadores do movimento de saberes e fazeres da música na pedagogia.This project has as its objective to inquire the musical education during early childhood teachers’ formation in pedagogy in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Drawing from a qualitative and quantitative approach, the fieldwork addresses the legislation on childhood education (BRASIL, 2008; 2016a, 2016b) and the constitution of an Operative Discussion Group (GATTI, 2010) called Ateliê Poético. The quantitative mapping has concluded that 13,8% of Rio Grande do Sul’s high education institutions offer musical education in their pedagogy courses, while 51,3% of these institutions consider music as a polyvalent formation called “arts-playing”. The investigative listening has indicated that we have different realities inside these institutions that need to be understood in singular and global context, shifting the hierarchical disciplinary subalternity of music teaching marked by colonial traces and musical epistemicides and exclusions (QUEIROZ, 2014). The strength of the educational scenery is based on a teacher formation process that is not limited only to its mandatory curriculum guidelines. It also demands the continuum exercise of a collective discussion that articulates politically and pedagogically the intense movement between what reality teaches during the experience of the world and what is learnt during argumentative interaction. The shifting of these conceptions demands a conception that music is for all, an everyday life ordinary potency offered and amplified in the co-existence of music in a state of encounter. When we live the hearing and musical creation processes, from a ludic standpoint, the barulhar (noising) inhabits pedagogy as a language’s poetic gesture to highlight teaching and childhood composition in the experience of estar à escuta (being on the listening/hearing) as a aesthetic mode to coexist in the world. The pedagogical value of imagining emerges in teacher formation process to shed light over the ludic, the sensible, the deep and the singular in school everyday life. Resonance and reverberations of the “som sentido” (sound felt) narrated by three municipal public early childhood teachers as partição e partilha (score and sharing), as poetic gestures that set in movement knowledges and practices of music in pedagogy.application/pdfporUFRGSEducação musicalPesquisaFormação de professoresEducação infantilEducação musical na formação de professores dos cursos de graduação em pedagogia gaúchos : escuta e criação na experiência de barulharinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117472.pdf.txt001117472.pdf.txtExtracted Texttext/plain421412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213122/2/001117472.pdf.txt3e3644fe0719e29ecde0118fab1721b6MD52ORIGINAL001117472.pdfTexto completoapplication/pdf1733655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213122/1/001117472.pdf1b665b99acf45ac42fb3b84a5bdab128MD5110183/2131222020-09-02 03:39:16.233894oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213122Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-09-02T06:39:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação musical na formação de professores dos cursos de graduação em pedagogia gaúchos : escuta e criação na experiência de barulhar
title Educação musical na formação de professores dos cursos de graduação em pedagogia gaúchos : escuta e criação na experiência de barulhar
spellingShingle Educação musical na formação de professores dos cursos de graduação em pedagogia gaúchos : escuta e criação na experiência de barulhar
Lino, Dulcimarta Lemos
Educação musical
Pesquisa
Formação de professores
Educação infantil
title_short Educação musical na formação de professores dos cursos de graduação em pedagogia gaúchos : escuta e criação na experiência de barulhar
title_full Educação musical na formação de professores dos cursos de graduação em pedagogia gaúchos : escuta e criação na experiência de barulhar
title_fullStr Educação musical na formação de professores dos cursos de graduação em pedagogia gaúchos : escuta e criação na experiência de barulhar
title_full_unstemmed Educação musical na formação de professores dos cursos de graduação em pedagogia gaúchos : escuta e criação na experiência de barulhar
title_sort Educação musical na formação de professores dos cursos de graduação em pedagogia gaúchos : escuta e criação na experiência de barulhar
author Lino, Dulcimarta Lemos
author_facet Lino, Dulcimarta Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Dulcimarta Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Pesquisa
Formação de professores
Educação infantil
topic Educação musical
Pesquisa
Formação de professores
Educação infantil
description O pesquisa investiga a educação musical presente na formação de professores dos Cursos de Graduação em Pedagogia Gaúchos, na especificidade da educação infantil. Dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa, parte da legislação relativa a essa formação (BRASIL, 2008; 2016a, 2016b) e da constituição do Grupo de Discussão Operativo (GATTI, 2010), nomeado Ateliê Poético, para colher os referentes da ação docente. O mapeamento quantitativo conclui que 13,8% das instituições de ensino superior gaúchas oferecem o ensino de música na formação de professores, enquanto para 51,3% dessas instituições a música aparece de forma polivalente: Artes-brincar. A escuta investigativa indica que temos diferentes realidades dentro de cada uma das instituições de ensino superior gaúchas que precisam ser compreendidas no contexto singular e global, deslocando a subalternidade hierárquica disciplinar do ensino de música ainda marcado por traços de colonialidade e trajetórias de epistemicídios musicais e exclusões (QUEIROZ, 2014). O fortalecimento do cenário educativo compreende que o processo de formação de professores não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige o exercício contínuo de um coletivo de discussão que articule e aprofunde política e pedagogicamente o intenso movimento entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa. A resistência e o deslocamento dessas concepções exigem conceber que a música é para todos, potência ordinária da vida cotidiana oferecida e ampliada na com-vivência da música em estado de encontro. Ao viver os processos de escuta e de criação musical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência e da infância na experiência de estar à escuta como modo estésico de coexistir no mundo. O valor pedagógico da imaginação irrompe na formação de professores para dar-se a ver o lúdico, o sensível, o profundo e o singular intrínsecos na vida cotidiana escolar que oferecem às crianças e que têm o privilégio de vivenciar. Ressonâncias e reverberações do “som do sentido” narradas por três professoras da rede pública municipal de educação infantil como partição e partilha; gestos poéticos provocadores do movimento de saberes e fazeres da música na pedagogia.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-28T03:33:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213122
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117472
url http://hdl.handle.net/10183/213122
identifier_str_mv 001117472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213122/2/001117472.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213122/1/001117472.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e3644fe0719e29ecde0118fab1721b6
1b665b99acf45ac42fb3b84a5bdab128
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447267028500480