Eu sabo porque sabo : a poética da improvisação na educação musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199256 |
Resumo: | O artigo apresenta o movimento provocado pela prática criativa da improvisação na formação de professores. Como abordagem metodológica qualitativa da pesquisa de campo “Educação Musical na formação de professores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos”, o Ateliê Poético é espaço propositivo de viver a improvisação para colher as práticas experimentadas na universidade em educação musical. Espaço de articulação da potência lúdica de tocar nossos sentidos de habitar a linguagem, colocando a música em estado de encontro. Os resultados destacam a relevância da improvisação no fluxo inato de sentir e dar sentido à experiência de brincar com sons. A improvisação ensina o corpo a aprender de ouvido e inventar modos de tocar no coletivo, porque prepara e ensaia o inesperado: ação fundante do saber docente. A poética da improvisação na educação musical pode aproximar e intensificar os processos lúdicos de escuta e criação para interrogar a docência de música com crianças. |
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Lino, Dulcimarta LemosDornelles, Gabriel do Nascimento2019-09-13T03:49:52Z20191518-2630http://hdl.handle.net/10183/199256001099886O artigo apresenta o movimento provocado pela prática criativa da improvisação na formação de professores. Como abordagem metodológica qualitativa da pesquisa de campo “Educação Musical na formação de professores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos”, o Ateliê Poético é espaço propositivo de viver a improvisação para colher as práticas experimentadas na universidade em educação musical. Espaço de articulação da potência lúdica de tocar nossos sentidos de habitar a linguagem, colocando a música em estado de encontro. Os resultados destacam a relevância da improvisação no fluxo inato de sentir e dar sentido à experiência de brincar com sons. A improvisação ensina o corpo a aprender de ouvido e inventar modos de tocar no coletivo, porque prepara e ensaia o inesperado: ação fundante do saber docente. A poética da improvisação na educação musical pode aproximar e intensificar os processos lúdicos de escuta e criação para interrogar a docência de música com crianças.This article presents the movement generated by the poetics of improvisation in teacher’s qualification in Musical Education. Composed by university students, educators and musicians, the Poetic Atelier is a methodological approach constituted in Pedagogy Course to indicate current practices in Musical Education; it is a experiencing and improvisation space to articulate the potentialities of the playful spirit that touches our senses and dwells within language. The Atelier is interested in forms that cannot be discussed, but experienced, putting music in a state of confluence. The results highlight the relevance of improvisation in the inner flow of feeling and making sense of the experience of playing with sounds. As it is an essentially collective and everyday activity, improvisation prepares and rehearses the unexpected, educating to exploration and negotiation of other forms of personal relationships that are not based on hierarchy and competition. The act of improvising can approximate and intensify the playful processes of listening and creation, possibilities for conversation and exercise of teacher’s knowledge.El artículo presenta el movimiento causado por la práctica de improvisación creativa en la formación de los docentes. Como enfoque metodológico cualitativo de la investigación de campo Educación Musical en la Formación de Profesores de Pregrado en Pedagogía Gaucha, el Taller Poetico es espacio proposicional para vivir la improvisación y recoger las prácticas experimentadas en la Universidad en educación musical. Espacio de articulación de energía lúdica a tocar nuestros sentidos que habitan el lenguaje, poner la música en un estado de encuentro. Los resultados destacan la importancia de la improvisación en el flujo innato de sentir y dar sentido a la experiencia de jugar con los sonidos. La improvisación enseña al cuerpo a aprender de oído e inventar modos de tocar en grupo, porque prepara y ensaya lo inesperado: acción fundacional del saber docente. La poética de la improvisación en la educación musical puede atraer e intensificar los procesos lúdicos de escucha y de creación para interrogar la enseñanza de la música en los niños.application/pdfporRevista da ABEM. Vol. 27, n. 42 (jan./jun. 2019. ), p. 163-180Educação musicalMusical ImprovisationMusical EducationPedagogyLa improvisación musicalLa educación musicalLicenciatura en pedagogía.Eu sabo porque sabo : a poética da improvisação na educação musicalI know cos I know: the poetics of improvisation in musical education Yo Sé Porque Sé: la poética de la improvisación en la educación musical info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099886.pdf.txt001099886.pdf.txtExtracted Texttext/plain54224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199256/2/001099886.pdf.txtb400ae5b704e8fa8836ea3fc8d34e398MD52ORIGINAL001099886.pdfTexto completoapplication/pdf379193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199256/1/001099886.pdfba62b65e7ba9cb84080788f016e9b7d5MD5110183/1992562024-09-04 06:27:30.416452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199256Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-04T09:27:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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