Eu sabo porque sabo : a poética da improvisação na educação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Dulcimarta Lemos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dornelles, Gabriel do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199256
Resumo: O artigo apresenta o movimento provocado pela prática criativa da improvisação na formação de professores. Como abordagem metodológica qualitativa da pesquisa de campo “Educação Musical na formação de professores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos”, o Ateliê Poético é espaço propositivo de viver a improvisação para colher as práticas experimentadas na universidade em educação musical. Espaço de articulação da potência lúdica de tocar nossos sentidos de habitar a linguagem, colocando a música em estado de encontro. Os resultados destacam a relevância da improvisação no fluxo inato de sentir e dar sentido à experiência de brincar com sons. A improvisação ensina o corpo a aprender de ouvido e inventar modos de tocar no coletivo, porque prepara e ensaia o inesperado: ação fundante do saber docente. A poética da improvisação na educação musical pode aproximar e intensificar os processos lúdicos de escuta e criação para interrogar a docência de música com crianças.
id UFRGS-2_4106663ddaadbf1e6f2227515caeaf66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199256
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lino, Dulcimarta LemosDornelles, Gabriel do Nascimento2019-09-13T03:49:52Z20191518-2630http://hdl.handle.net/10183/199256001099886O artigo apresenta o movimento provocado pela prática criativa da improvisação na formação de professores. Como abordagem metodológica qualitativa da pesquisa de campo “Educação Musical na formação de professores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos”, o Ateliê Poético é espaço propositivo de viver a improvisação para colher as práticas experimentadas na universidade em educação musical. Espaço de articulação da potência lúdica de tocar nossos sentidos de habitar a linguagem, colocando a música em estado de encontro. Os resultados destacam a relevância da improvisação no fluxo inato de sentir e dar sentido à experiência de brincar com sons. A improvisação ensina o corpo a aprender de ouvido e inventar modos de tocar no coletivo, porque prepara e ensaia o inesperado: ação fundante do saber docente. A poética da improvisação na educação musical pode aproximar e intensificar os processos lúdicos de escuta e criação para interrogar a docência de música com crianças.This article presents the movement generated by the poetics of improvisation in teacher’s qualification in Musical Education. Composed by university students, educators and musicians, the Poetic Atelier is a methodological approach constituted in Pedagogy Course to indicate current practices in Musical Education; it is a experiencing and improvisation space to articulate the potentialities of the playful spirit that touches our senses and dwells within language. The Atelier is interested in forms that cannot be discussed, but experienced, putting music in a state of confluence. The results highlight the relevance of improvisation in the inner flow of feeling and making sense of the experience of playing with sounds. As it is an essentially collective and everyday activity, improvisation prepares and rehearses the unexpected, educating to exploration and negotiation of other forms of personal relationships that are not based on hierarchy and competition. The act of improvising can approximate and intensify the playful processes ofEl artículo presenta el movimiento causado por la práctica de improvisación creativa en la formación de los docentes. Como enfoque metodológico cualitativo de la investigación de campo Educación Musical en la Formación de Profesores de Pregrado en Pedagogía Gaucha, el Taller Poetico es espacio proposicional para vivir la improvisación y recoger las prácticas experimentadas en la Universidad en educación musical. Espacio de articulación de energía lúdica a tocar nuestros sentidos que habitan el lenguaje, poner la música en un estado de encuentro. Los resultados destacan la importancia de la improvisación en el flujo innato de sentir y dar sentido a la experiencia de jugar con los sonidos. La improvisación enseña al cuerpo a aprender de oído e inventar modos de tocar en grupo, porque prepara y ensaya lo inesperado: acción fundacional del saber docente. La poética de la improvisación en la educación musical puede atraer e intensificar los procesos lúdicos de escucha y de creación para interrogar la enseñanza de la música en los niños.application/pdfporRevista da ABEM. Vol. 27, n. 42 (jan./jun. 2019. ), p. 163-180Educação musicalMusical ImprovisationMusical EducationPedagogyLa improvisación musicalLa educación musicalLicenciatura en pedagogía.Eu sabo porque sabo : a poética da improvisação na educação musicalI know cos I know: the poetics of improvisation in musical education Yo Sé Porque Sé: la poética de la improvisación en la educación musical info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099886.pdf.txt001099886.pdf.txtExtracted Texttext/plain54224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199256/2/001099886.pdf.txtb400ae5b704e8fa8836ea3fc8d34e398MD52ORIGINAL001099886.pdfTexto completoapplication/pdf379193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199256/1/001099886.pdfba62b65e7ba9cb84080788f016e9b7d5MD5110183/1992562019-09-14 03:54:27.364094oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199256Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eu sabo porque sabo : a poética da improvisação na educação musical
dc.title.alternative.en.fl_str_mv I know cos I know: the poetics of improvisation in musical education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Yo Sé Porque Sé: la poética de la improvisación en la educación musical
title Eu sabo porque sabo : a poética da improvisação na educação musical
spellingShingle Eu sabo porque sabo : a poética da improvisação na educação musical
Lino, Dulcimarta Lemos
Educação musical
Musical Improvisation
Musical Education
Pedagogy
La improvisación musical
La educación musical
Licenciatura en pedagogía.
title_short Eu sabo porque sabo : a poética da improvisação na educação musical
title_full Eu sabo porque sabo : a poética da improvisação na educação musical
title_fullStr Eu sabo porque sabo : a poética da improvisação na educação musical
title_full_unstemmed Eu sabo porque sabo : a poética da improvisação na educação musical
title_sort Eu sabo porque sabo : a poética da improvisação na educação musical
author Lino, Dulcimarta Lemos
author_facet Lino, Dulcimarta Lemos
Dornelles, Gabriel do Nascimento
author_role author
author2 Dornelles, Gabriel do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Dulcimarta Lemos
Dornelles, Gabriel do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
topic Educação musical
Musical Improvisation
Musical Education
Pedagogy
La improvisación musical
La educación musical
Licenciatura en pedagogía.
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical Improvisation
Musical Education
Pedagogy
dc.subject.spa.fl_str_mv La improvisación musical
La educación musical
Licenciatura en pedagogía.
description O artigo apresenta o movimento provocado pela prática criativa da improvisação na formação de professores. Como abordagem metodológica qualitativa da pesquisa de campo “Educação Musical na formação de professores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos”, o Ateliê Poético é espaço propositivo de viver a improvisação para colher as práticas experimentadas na universidade em educação musical. Espaço de articulação da potência lúdica de tocar nossos sentidos de habitar a linguagem, colocando a música em estado de encontro. Os resultados destacam a relevância da improvisação no fluxo inato de sentir e dar sentido à experiência de brincar com sons. A improvisação ensina o corpo a aprender de ouvido e inventar modos de tocar no coletivo, porque prepara e ensaia o inesperado: ação fundante do saber docente. A poética da improvisação na educação musical pode aproximar e intensificar os processos lúdicos de escuta e criação para interrogar a docência de música com crianças.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:49:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199256
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-2630
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099886
identifier_str_mv 1518-2630
001099886
url http://hdl.handle.net/10183/199256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da ABEM. Vol. 27, n. 42 (jan./jun. 2019. ), p. 163-180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199256/2/001099886.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199256/1/001099886.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b400ae5b704e8fa8836ea3fc8d34e398
ba62b65e7ba9cb84080788f016e9b7d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224974346747904