A inclusão e a exclusão da voz das crianças na Revista Veja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Thaís Helena
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Garcia, Sophia Maia, Vinhola, Bruno Garcia, Bressan, Valentina Ruivo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238547
Resumo: Partindo do pressuposto de que a criança é um sujeito com autonomia e competência de produzir sentido social sobre a realidade que a rodeia (SARAMAGO, 2001), este artigo tem como objetivo compreender como sua voz é –ou não –incluída no conteúdo jornalístico da Veja, revista semanal de maior tiragem no Brasil. Para isso, foram examinadas todas as edições impressas do ano de 2019. Das 52 revistas, oito apresentam a fala de um total de nove crianças. Das citações, três aparecem no modo direto, uma é indireta e cinco são citações que denominamos como híbridas, quando um adulto declaraalgo que uma criança falou. Seguindo as categorias propostas por Ponte (2009), as temáticas em que a voz das crianças mais aparece são: Risco Social e Comportamento, Culturas e Consumo. Por fim, elas estão representadas como pertencentes a dois grandes grupos: crianças em risco e crianças consumidoras.
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