A inclusão e a exclusão da voz das crianças na Revista Veja
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238547 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que a criança é um sujeito com autonomia e competência de produzir sentido social sobre a realidade que a rodeia (SARAMAGO, 2001), este artigo tem como objetivo compreender como sua voz é –ou não –incluída no conteúdo jornalístico da Veja, revista semanal de maior tiragem no Brasil. Para isso, foram examinadas todas as edições impressas do ano de 2019. Das 52 revistas, oito apresentam a fala de um total de nove crianças. Das citações, três aparecem no modo direto, uma é indireta e cinco são citações que denominamos como híbridas, quando um adulto declaraalgo que uma criança falou. Seguindo as categorias propostas por Ponte (2009), as temáticas em que a voz das crianças mais aparece são: Risco Social e Comportamento, Culturas e Consumo. Por fim, elas estão representadas como pertencentes a dois grandes grupos: crianças em risco e crianças consumidoras. |
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Furtado, Thaís HelenaGarcia, Sophia MaiaVinhola, Bruno GarciaBressan, Valentina Ruivo2022-05-13T04:51:34Z20221677-907Xhttp://hdl.handle.net/10183/238547001140699Partindo do pressuposto de que a criança é um sujeito com autonomia e competência de produzir sentido social sobre a realidade que a rodeia (SARAMAGO, 2001), este artigo tem como objetivo compreender como sua voz é –ou não –incluída no conteúdo jornalístico da Veja, revista semanal de maior tiragem no Brasil. Para isso, foram examinadas todas as edições impressas do ano de 2019. Das 52 revistas, oito apresentam a fala de um total de nove crianças. Das citações, três aparecem no modo direto, uma é indireta e cinco são citações que denominamos como híbridas, quando um adulto declaraalgo que uma criança falou. Seguindo as categorias propostas por Ponte (2009), as temáticas em que a voz das crianças mais aparece são: Risco Social e Comportamento, Culturas e Consumo. Por fim, elas estão representadas como pertencentes a dois grandes grupos: crianças em risco e crianças consumidoras.Based on the assumption that children are subjects with the autonomy and competence to produce social meaning about the reality that surrounds them (SARAMAGO, 2001), this article aims to understand how their voice is -or is not -included in the journalistic content of Veja, the largest weekly magazine in Brazil. For this purpose, all the editions printed in 2019 were examined. Of the 52 editions, eight present the speech of a total of nine children. Considering these quotes, three appear in direct mode, one is indirect and five are what we called hybrid, when an adult declares something that a child has said. Drawing upon the categories proposed by Ponte (2009), the themes in which the voice of the children appear most are: Social Risk and Behavior, Cultures and Consumption. Finally, they are represented as belonging to two large groups: children at risk and children who are consumers.Partiendo de la base de que el niño es un sujeto que tiene autonomía y aptitud de producir sentido social sobre la realidad que lo rodea (SARAMAGO, 2001), este trabajo tiene como objetivo entender como su voz está incluida –o no–en el contenido periodístico de la Veja, revista semanal de mayor tirada en Brasil.Para eso, todas las ediciones impresas del año 2019 fueron examinadas. De las 52 revistas, ocho presentan el habla de un total de nueve niños. De las citas, tres están en el estilo directo, una en el indirecto y cinco son citas llamadas híbridas, cuando unadulto declara algo hablado por un niño. Siguiendo las categorías propuestas por Ponte (2009), los temas en los que más aparece la voz de los niños son: Riesgo Social y Comportamiento, Culturas y Consumo. Por fin, ellos están representados como pertenecientes a dos grandes grupos: niños en riesgo y niños consumidores.application/pdfporÂnimus : revista interamericana de comunicação midiática. Santa Maria. Vol. 21, n. 45 (2022), p. 133-153JornalismoCriançaVeja (Revista)ChildhoodJournalistic sourcesMagazine journalismNiñezFuentes periodísticasPeriodismo de revistaA inclusão e a exclusão da voz das crianças na Revista VejaThe inclusion and exclusion of childrens’ voices in the Magazine Veja La inclusión y la exclusión de la voz de los niños en la Revista Veja info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140699.pdf.txt001140699.pdf.txtExtracted Texttext/plain53879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238547/2/001140699.pdf.txt3264fcad4fa2a12c0a5136afde65d9c2MD52ORIGINAL001140699.pdfTexto completoapplication/pdf741248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238547/1/001140699.pdfd0759fb90a57c4e9f870194def4c1669MD5110183/2385472022-05-14 05:03:25.052557oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238547Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-14T08:03:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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