Desenvolvimento de livro infantil sobre a fauna ameaçada brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramme, Júlia Prestes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239197
Resumo: O Brasil é um dos países com maior diversidade biológica do mundo, entretanto, essa biodiversidade está ameaçada. No ano de 2014, 1.173 espécies da fauna brasileira apareciam na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção do ICMBio, sendo que grande parte dessas ainda são desconhecidas pela sua população em geral. Diante da problemática das espécies ameaçadas, e o fato de serem desconhecidas pelos brasileiros, a literatura infantil pode servir como uma ferramenta de divulgação científica, sensibilizando os pequenos sobre essa questão. A Literatura Infantil é pauta no âmbito educacional por ser capaz de construir pensamentos reflexivos e críticos em crianças. Ela atua nas mentes, emoções e sentimentos, desenvolvendo a consciência de mundo, que é objetivo da Educação Ambiental. Desta forma, o presente trabalho abrangeu o desenvolvimento do livro Aruana e os Heróis da Mata Atlântica, direcionado para o público infantil, pois é na infância que se inicia a formação de cidadãos conscientes. A obra tem como protagonista uma menina negra, a fim de representar a diversidade cultural do nosso país e ajudar positivamente na identidade de crianças negras, que raramente são representadas nestas produções infantis. O livro demonstra a importância da preservação do ambiente em que as espécies estão inseridas, assim como a importância das espécies em si. Aruana e os Heróis da Mata Atlântica apresenta informações biológicas corretas em uma linguagem acessível para as crianças, buscando incentivar e permitir a leitura por esse público, instigando a curiosidade e engajamento sobre questões ambientais. Dessa forma, poderá servir como uma ferramenta para Educação Ambiental, já que buscará criar em seus pequenos leitores e leitoras uma consciência sobre a nossa fauna nativa e a importância de conservá-la.
id UFRGS-2_2cdfb68feaac215451edf76fa6697c49
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239197
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramme, Júlia PrestesKindel, Eunice Aita Isaia2022-05-25T04:41:11Z2021http://hdl.handle.net/10183/239197001138955O Brasil é um dos países com maior diversidade biológica do mundo, entretanto, essa biodiversidade está ameaçada. No ano de 2014, 1.173 espécies da fauna brasileira apareciam na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção do ICMBio, sendo que grande parte dessas ainda são desconhecidas pela sua população em geral. Diante da problemática das espécies ameaçadas, e o fato de serem desconhecidas pelos brasileiros, a literatura infantil pode servir como uma ferramenta de divulgação científica, sensibilizando os pequenos sobre essa questão. A Literatura Infantil é pauta no âmbito educacional por ser capaz de construir pensamentos reflexivos e críticos em crianças. Ela atua nas mentes, emoções e sentimentos, desenvolvendo a consciência de mundo, que é objetivo da Educação Ambiental. Desta forma, o presente trabalho abrangeu o desenvolvimento do livro Aruana e os Heróis da Mata Atlântica, direcionado para o público infantil, pois é na infância que se inicia a formação de cidadãos conscientes. A obra tem como protagonista uma menina negra, a fim de representar a diversidade cultural do nosso país e ajudar positivamente na identidade de crianças negras, que raramente são representadas nestas produções infantis. O livro demonstra a importância da preservação do ambiente em que as espécies estão inseridas, assim como a importância das espécies em si. Aruana e os Heróis da Mata Atlântica apresenta informações biológicas corretas em uma linguagem acessível para as crianças, buscando incentivar e permitir a leitura por esse público, instigando a curiosidade e engajamento sobre questões ambientais. Dessa forma, poderá servir como uma ferramenta para Educação Ambiental, já que buscará criar em seus pequenos leitores e leitoras uma consciência sobre a nossa fauna nativa e a importância de conservá-la.Brazil is one of the countries with the greatest biological diversity in the world, however, this biodiversity is under threat. In 2014, 1.173 species of Brazilian fauna appeared on the ICMBio National List of Endangered Species, and most of these are still unknown by it’s general population. Faced with the issue of endangered species, and the fact that these are unknown to Brazilians, children's literature can serve as a tool for scientific dissemination, making children aware of this issue. Children's Literature is an educational subject for being able to build reflective and critical thoughts in children. It acts on minds, emotions and feelings, developing world awareness, which is the objective of Environmental Education. Thus, the present work covered the development of the book Aruana e os Heróis da Mata Atlântica, for children, because it is in the childhood that the formation of conscientious citizens begins. The work has a black girl as its protagonist, in order to represent the cultural diversity of our country and help black children in their positive identity, who are rarely represented in these children's productions. The book demonstrates the importance of preserving the environment in which the species are inserted, as well as the importance of the species themselves. Aruana e os Heroes da Mata Atlântica presents correct biological information in an accessible language for children, in order to encourage and allow reading by this audience, instigating children's curiosity and engagement on environmental issues. In this way, it can serve as a tool for Environmental Education, as it will seek to create in its young readers an awareness of our native fauna and the importance of conserving it.application/pdfporEducação ambientalLivro infantilFaunaBioma Mata AtlânticaEnvironmental educationChildren's bookDesenvolvimento de livro infantil sobre a fauna ameaçada brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138955.pdf.txt001138955.pdf.txtExtracted Texttext/plain61089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239197/2/001138955.pdf.txtcf2adfa3495dfa19f65dc43facae0896MD52ORIGINAL001138955.pdfTexto completoapplication/pdf464929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239197/1/001138955.pdf303cfd34035e4ea4ce4721d8c010427bMD5110183/2391972022-05-26 04:38:09.0766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239197Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-26T07:38:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de livro infantil sobre a fauna ameaçada brasileira
title Desenvolvimento de livro infantil sobre a fauna ameaçada brasileira
spellingShingle Desenvolvimento de livro infantil sobre a fauna ameaçada brasileira
Ramme, Júlia Prestes
Educação ambiental
Livro infantil
Fauna
Bioma Mata Atlântica
Environmental education
Children's book
title_short Desenvolvimento de livro infantil sobre a fauna ameaçada brasileira
title_full Desenvolvimento de livro infantil sobre a fauna ameaçada brasileira
title_fullStr Desenvolvimento de livro infantil sobre a fauna ameaçada brasileira
title_full_unstemmed Desenvolvimento de livro infantil sobre a fauna ameaçada brasileira
title_sort Desenvolvimento de livro infantil sobre a fauna ameaçada brasileira
author Ramme, Júlia Prestes
author_facet Ramme, Júlia Prestes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramme, Júlia Prestes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
contributor_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Livro infantil
Fauna
Bioma Mata Atlântica
topic Educação ambiental
Livro infantil
Fauna
Bioma Mata Atlântica
Environmental education
Children's book
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
Children's book
description O Brasil é um dos países com maior diversidade biológica do mundo, entretanto, essa biodiversidade está ameaçada. No ano de 2014, 1.173 espécies da fauna brasileira apareciam na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção do ICMBio, sendo que grande parte dessas ainda são desconhecidas pela sua população em geral. Diante da problemática das espécies ameaçadas, e o fato de serem desconhecidas pelos brasileiros, a literatura infantil pode servir como uma ferramenta de divulgação científica, sensibilizando os pequenos sobre essa questão. A Literatura Infantil é pauta no âmbito educacional por ser capaz de construir pensamentos reflexivos e críticos em crianças. Ela atua nas mentes, emoções e sentimentos, desenvolvendo a consciência de mundo, que é objetivo da Educação Ambiental. Desta forma, o presente trabalho abrangeu o desenvolvimento do livro Aruana e os Heróis da Mata Atlântica, direcionado para o público infantil, pois é na infância que se inicia a formação de cidadãos conscientes. A obra tem como protagonista uma menina negra, a fim de representar a diversidade cultural do nosso país e ajudar positivamente na identidade de crianças negras, que raramente são representadas nestas produções infantis. O livro demonstra a importância da preservação do ambiente em que as espécies estão inseridas, assim como a importância das espécies em si. Aruana e os Heróis da Mata Atlântica apresenta informações biológicas corretas em uma linguagem acessível para as crianças, buscando incentivar e permitir a leitura por esse público, instigando a curiosidade e engajamento sobre questões ambientais. Dessa forma, poderá servir como uma ferramenta para Educação Ambiental, já que buscará criar em seus pequenos leitores e leitoras uma consciência sobre a nossa fauna nativa e a importância de conservá-la.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-25T04:41:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239197
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138955
url http://hdl.handle.net/10183/239197
identifier_str_mv 001138955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239197/2/001138955.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239197/1/001138955.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf2adfa3495dfa19f65dc43facae0896
303cfd34035e4ea4ce4721d8c010427b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224632794087424