Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rodrigo Pereira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131552
Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa é analisar os fatores que influenciam na motivação no trabalho dos funcionários públicos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em âmbito do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel (RS), considerando aos fatores motivacionais e de insatisfação, segundo a Teoria dos dois fatores de Herzberg, considera que a motivação está relacionada aos fatores motivacionais que influenciam na motivação das pessoas e os fatores higiênicos que influenciam na insatisfação. Ao conhecer estes fatores e sua influencia no comportamento das pessoas possibilitará as organizações que se adequem ao novo contexto e considere a importância do estudo do comportamento organizacional, principalmente em relação às pessoas adotando práticas de gestão de pessoas que contemplem as variáveis apresentadas no estudo da motivação e a teoria dos dois fatores, mas que considere as demais teorias e estudos sobre o tema como a Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, a Teoria X e Y de McGregor e a Teoria das necessidades de McClelland. Sendo uma pesquisa exploratória e quantitativa em que para alcançar o objetivo proposto foram sugeridas questões abertas e fechadas, dentre as primeiras com a finalidade de identificar o perfil dos funcionários e na sequência às questões buscam expressar o resultado, segundo os fatores motivacionais e higiênicos seguindo uma escala de cinco pontos e que foram tabuladas e analisadas com o auxílio das ferramentas do Microsoft Excel e seus recursos e os resultados apresentaram que a maioria dos funcionários são do gênero masculino, casados(as), carteiros(as), possuem ensino médio, e tem mais de 12 anos no cargo, além, que o plano de carreira tem um baixo grau de satisfação e é um fator muito importante para motivação, e tendo o fator trabalho em si como o principal fator quanto ao grau de satisfação, mas apresenta um grau menor de importância em relação ao próximo fator que é a remuneração, mas com maior grau de importância e que influencia na insatisfação das pessoas, com isso sendo o principal fator de influência na insatisfação e assim requer cuidados por parte da organização quanto a sua administração.
id UFRGS-2_2ce66e62d200bb05e7caeedc1c49ce49
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131552
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Rodrigo Pereira deCosta, Silvia Generali da2016-01-07T02:41:20Z2015http://hdl.handle.net/10183/131552000976436O objetivo geral dessa pesquisa é analisar os fatores que influenciam na motivação no trabalho dos funcionários públicos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em âmbito do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel (RS), considerando aos fatores motivacionais e de insatisfação, segundo a Teoria dos dois fatores de Herzberg, considera que a motivação está relacionada aos fatores motivacionais que influenciam na motivação das pessoas e os fatores higiênicos que influenciam na insatisfação. Ao conhecer estes fatores e sua influencia no comportamento das pessoas possibilitará as organizações que se adequem ao novo contexto e considere a importância do estudo do comportamento organizacional, principalmente em relação às pessoas adotando práticas de gestão de pessoas que contemplem as variáveis apresentadas no estudo da motivação e a teoria dos dois fatores, mas que considere as demais teorias e estudos sobre o tema como a Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, a Teoria X e Y de McGregor e a Teoria das necessidades de McClelland. Sendo uma pesquisa exploratória e quantitativa em que para alcançar o objetivo proposto foram sugeridas questões abertas e fechadas, dentre as primeiras com a finalidade de identificar o perfil dos funcionários e na sequência às questões buscam expressar o resultado, segundo os fatores motivacionais e higiênicos seguindo uma escala de cinco pontos e que foram tabuladas e analisadas com o auxílio das ferramentas do Microsoft Excel e seus recursos e os resultados apresentaram que a maioria dos funcionários são do gênero masculino, casados(as), carteiros(as), possuem ensino médio, e tem mais de 12 anos no cargo, além, que o plano de carreira tem um baixo grau de satisfação e é um fator muito importante para motivação, e tendo o fator trabalho em si como o principal fator quanto ao grau de satisfação, mas apresenta um grau menor de importância em relação ao próximo fator que é a remuneração, mas com maior grau de importância e que influencia na insatisfação das pessoas, com isso sendo o principal fator de influência na insatisfação e assim requer cuidados por parte da organização quanto a sua administração.application/pdfporGestão públicaServiço públicoMotivaçãoFatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976436.pdf000976436.pdfTexto completoapplication/pdf689215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131552/1/000976436.pdfe5a5acb010dae6597cc2926a083e918bMD51TEXT000976436.pdf.txt000976436.pdf.txtExtracted Texttext/plain79743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131552/2/000976436.pdf.txtb3150af853fff0271cdb55ea8e5c58a9MD52THUMBNAIL000976436.pdf.jpg000976436.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131552/3/000976436.pdf.jpg82be39f4a3acd7d681f4972be555d4d9MD5310183/1315522018-10-25 10:02:03.564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:02:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS
title Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS
spellingShingle Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS
Lima, Rodrigo Pereira de
Gestão pública
Serviço público
Motivação
title_short Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS
title_full Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS
title_fullStr Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS
title_full_unstemmed Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS
title_sort Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS
author Lima, Rodrigo Pereira de
author_facet Lima, Rodrigo Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rodrigo Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Silvia Generali da
contributor_str_mv Costa, Silvia Generali da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pública
Serviço público
Motivação
topic Gestão pública
Serviço público
Motivação
description O objetivo geral dessa pesquisa é analisar os fatores que influenciam na motivação no trabalho dos funcionários públicos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em âmbito do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel (RS), considerando aos fatores motivacionais e de insatisfação, segundo a Teoria dos dois fatores de Herzberg, considera que a motivação está relacionada aos fatores motivacionais que influenciam na motivação das pessoas e os fatores higiênicos que influenciam na insatisfação. Ao conhecer estes fatores e sua influencia no comportamento das pessoas possibilitará as organizações que se adequem ao novo contexto e considere a importância do estudo do comportamento organizacional, principalmente em relação às pessoas adotando práticas de gestão de pessoas que contemplem as variáveis apresentadas no estudo da motivação e a teoria dos dois fatores, mas que considere as demais teorias e estudos sobre o tema como a Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, a Teoria X e Y de McGregor e a Teoria das necessidades de McClelland. Sendo uma pesquisa exploratória e quantitativa em que para alcançar o objetivo proposto foram sugeridas questões abertas e fechadas, dentre as primeiras com a finalidade de identificar o perfil dos funcionários e na sequência às questões buscam expressar o resultado, segundo os fatores motivacionais e higiênicos seguindo uma escala de cinco pontos e que foram tabuladas e analisadas com o auxílio das ferramentas do Microsoft Excel e seus recursos e os resultados apresentaram que a maioria dos funcionários são do gênero masculino, casados(as), carteiros(as), possuem ensino médio, e tem mais de 12 anos no cargo, além, que o plano de carreira tem um baixo grau de satisfação e é um fator muito importante para motivação, e tendo o fator trabalho em si como o principal fator quanto ao grau de satisfação, mas apresenta um grau menor de importância em relação ao próximo fator que é a remuneração, mas com maior grau de importância e que influencia na insatisfação das pessoas, com isso sendo o principal fator de influência na insatisfação e assim requer cuidados por parte da organização quanto a sua administração.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-07T02:41:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131552
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000976436
url http://hdl.handle.net/10183/131552
identifier_str_mv 000976436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131552/1/000976436.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131552/2/000976436.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131552/3/000976436.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e5a5acb010dae6597cc2926a083e918b
b3150af853fff0271cdb55ea8e5c58a9
82be39f4a3acd7d681f4972be555d4d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447159183507456