Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131552 |
Resumo: | O objetivo geral dessa pesquisa é analisar os fatores que influenciam na motivação no trabalho dos funcionários públicos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em âmbito do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel (RS), considerando aos fatores motivacionais e de insatisfação, segundo a Teoria dos dois fatores de Herzberg, considera que a motivação está relacionada aos fatores motivacionais que influenciam na motivação das pessoas e os fatores higiênicos que influenciam na insatisfação. Ao conhecer estes fatores e sua influencia no comportamento das pessoas possibilitará as organizações que se adequem ao novo contexto e considere a importância do estudo do comportamento organizacional, principalmente em relação às pessoas adotando práticas de gestão de pessoas que contemplem as variáveis apresentadas no estudo da motivação e a teoria dos dois fatores, mas que considere as demais teorias e estudos sobre o tema como a Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, a Teoria X e Y de McGregor e a Teoria das necessidades de McClelland. Sendo uma pesquisa exploratória e quantitativa em que para alcançar o objetivo proposto foram sugeridas questões abertas e fechadas, dentre as primeiras com a finalidade de identificar o perfil dos funcionários e na sequência às questões buscam expressar o resultado, segundo os fatores motivacionais e higiênicos seguindo uma escala de cinco pontos e que foram tabuladas e analisadas com o auxílio das ferramentas do Microsoft Excel e seus recursos e os resultados apresentaram que a maioria dos funcionários são do gênero masculino, casados(as), carteiros(as), possuem ensino médio, e tem mais de 12 anos no cargo, além, que o plano de carreira tem um baixo grau de satisfação e é um fator muito importante para motivação, e tendo o fator trabalho em si como o principal fator quanto ao grau de satisfação, mas apresenta um grau menor de importância em relação ao próximo fator que é a remuneração, mas com maior grau de importância e que influencia na insatisfação das pessoas, com isso sendo o principal fator de influência na insatisfação e assim requer cuidados por parte da organização quanto a sua administração. |
id |
UFRGS-2_2ce66e62d200bb05e7caeedc1c49ce49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131552 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Rodrigo Pereira deCosta, Silvia Generali da2016-01-07T02:41:20Z2015http://hdl.handle.net/10183/131552000976436O objetivo geral dessa pesquisa é analisar os fatores que influenciam na motivação no trabalho dos funcionários públicos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em âmbito do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel (RS), considerando aos fatores motivacionais e de insatisfação, segundo a Teoria dos dois fatores de Herzberg, considera que a motivação está relacionada aos fatores motivacionais que influenciam na motivação das pessoas e os fatores higiênicos que influenciam na insatisfação. Ao conhecer estes fatores e sua influencia no comportamento das pessoas possibilitará as organizações que se adequem ao novo contexto e considere a importância do estudo do comportamento organizacional, principalmente em relação às pessoas adotando práticas de gestão de pessoas que contemplem as variáveis apresentadas no estudo da motivação e a teoria dos dois fatores, mas que considere as demais teorias e estudos sobre o tema como a Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, a Teoria X e Y de McGregor e a Teoria das necessidades de McClelland. Sendo uma pesquisa exploratória e quantitativa em que para alcançar o objetivo proposto foram sugeridas questões abertas e fechadas, dentre as primeiras com a finalidade de identificar o perfil dos funcionários e na sequência às questões buscam expressar o resultado, segundo os fatores motivacionais e higiênicos seguindo uma escala de cinco pontos e que foram tabuladas e analisadas com o auxílio das ferramentas do Microsoft Excel e seus recursos e os resultados apresentaram que a maioria dos funcionários são do gênero masculino, casados(as), carteiros(as), possuem ensino médio, e tem mais de 12 anos no cargo, além, que o plano de carreira tem um baixo grau de satisfação e é um fator muito importante para motivação, e tendo o fator trabalho em si como o principal fator quanto ao grau de satisfação, mas apresenta um grau menor de importância em relação ao próximo fator que é a remuneração, mas com maior grau de importância e que influencia na insatisfação das pessoas, com isso sendo o principal fator de influência na insatisfação e assim requer cuidados por parte da organização quanto a sua administração.application/pdfporGestão públicaServiço públicoMotivaçãoFatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976436.pdf000976436.pdfTexto completoapplication/pdf689215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131552/1/000976436.pdfe5a5acb010dae6597cc2926a083e918bMD51TEXT000976436.pdf.txt000976436.pdf.txtExtracted Texttext/plain79743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131552/2/000976436.pdf.txtb3150af853fff0271cdb55ea8e5c58a9MD52THUMBNAIL000976436.pdf.jpg000976436.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131552/3/000976436.pdf.jpg82be39f4a3acd7d681f4972be555d4d9MD5310183/1315522018-10-25 10:02:03.564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:02:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS |
title |
Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS |
spellingShingle |
Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS Lima, Rodrigo Pereira de Gestão pública Serviço público Motivação |
title_short |
Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS |
title_full |
Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS |
title_fullStr |
Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS |
title_full_unstemmed |
Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS |
title_sort |
Fatores motivacionais no trabalho : um estudo de caso no setor público no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel - RS |
author |
Lima, Rodrigo Pereira de |
author_facet |
Lima, Rodrigo Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Rodrigo Pereira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Silvia Generali da |
contributor_str_mv |
Costa, Silvia Generali da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão pública Serviço público Motivação |
topic |
Gestão pública Serviço público Motivação |
description |
O objetivo geral dessa pesquisa é analisar os fatores que influenciam na motivação no trabalho dos funcionários públicos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em âmbito do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) de São Gabriel (RS), considerando aos fatores motivacionais e de insatisfação, segundo a Teoria dos dois fatores de Herzberg, considera que a motivação está relacionada aos fatores motivacionais que influenciam na motivação das pessoas e os fatores higiênicos que influenciam na insatisfação. Ao conhecer estes fatores e sua influencia no comportamento das pessoas possibilitará as organizações que se adequem ao novo contexto e considere a importância do estudo do comportamento organizacional, principalmente em relação às pessoas adotando práticas de gestão de pessoas que contemplem as variáveis apresentadas no estudo da motivação e a teoria dos dois fatores, mas que considere as demais teorias e estudos sobre o tema como a Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, a Teoria X e Y de McGregor e a Teoria das necessidades de McClelland. Sendo uma pesquisa exploratória e quantitativa em que para alcançar o objetivo proposto foram sugeridas questões abertas e fechadas, dentre as primeiras com a finalidade de identificar o perfil dos funcionários e na sequência às questões buscam expressar o resultado, segundo os fatores motivacionais e higiênicos seguindo uma escala de cinco pontos e que foram tabuladas e analisadas com o auxílio das ferramentas do Microsoft Excel e seus recursos e os resultados apresentaram que a maioria dos funcionários são do gênero masculino, casados(as), carteiros(as), possuem ensino médio, e tem mais de 12 anos no cargo, além, que o plano de carreira tem um baixo grau de satisfação e é um fator muito importante para motivação, e tendo o fator trabalho em si como o principal fator quanto ao grau de satisfação, mas apresenta um grau menor de importância em relação ao próximo fator que é a remuneração, mas com maior grau de importância e que influencia na insatisfação das pessoas, com isso sendo o principal fator de influência na insatisfação e assim requer cuidados por parte da organização quanto a sua administração. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-07T02:41:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131552 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000976436 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131552 |
identifier_str_mv |
000976436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131552/1/000976436.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131552/2/000976436.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131552/3/000976436.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e5a5acb010dae6597cc2926a083e918b b3150af853fff0271cdb55ea8e5c58a9 82be39f4a3acd7d681f4972be555d4d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447159183507456 |