Which is your style? o (re) planejamento de uma unidade didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95042 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar uma unidade didática, parte de um projeto de ensino, desenvolvida durante o meu estágio de docência em Língua Inglesa I em uma escola pública estadual de Porto Alegre e, a partir da leitura de estudos a respeito do planejamento de unidades didáticas para o ensino de línguas, reunir critérios para analisá-la com vistas a qualificar a proposta de ensino em foco. Com base na análise feita, proponho o (re) planejamento da unidade desenvolvida incluindo novas tarefas para promover a aprendizagem dos conteúdos em foco. Considerando que as etapas de um projeto de ensino devem ser constantemente adaptadas às necessidades e metas de aprendizagem dos alunos e que essa flexibilidade resulta da prática de sala de aula e da reflexão, busco, através deste trabalho, fazer um relato e refletir sobre o meu próprio aprendizado em relação ao planejamento e replanejamento de uma unidade didática para o ensino de inglês. |
id |
UFRGS-2_2cea9ec6ac411b2553719a38a9e46fde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95042 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maia, Bruna de OliveiraSchlatter, Margarete2014-05-08T02:03:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/95042000917350O objetivo deste trabalho é apresentar uma unidade didática, parte de um projeto de ensino, desenvolvida durante o meu estágio de docência em Língua Inglesa I em uma escola pública estadual de Porto Alegre e, a partir da leitura de estudos a respeito do planejamento de unidades didáticas para o ensino de línguas, reunir critérios para analisá-la com vistas a qualificar a proposta de ensino em foco. Com base na análise feita, proponho o (re) planejamento da unidade desenvolvida incluindo novas tarefas para promover a aprendizagem dos conteúdos em foco. Considerando que as etapas de um projeto de ensino devem ser constantemente adaptadas às necessidades e metas de aprendizagem dos alunos e que essa flexibilidade resulta da prática de sala de aula e da reflexão, busco, através deste trabalho, fazer um relato e refletir sobre o meu próprio aprendizado em relação ao planejamento e replanejamento de uma unidade didática para o ensino de inglês.The objective of this paper is to analyze a lesson plan designed during my English Teaching Practice to be part of an English teaching project developed in a public school in Porto Alegre. Based on guidelines proposed by research on the design of language teaching lesson plans, I synthesize some criteria in order to study the lesson proposed and design a revised version of the lesson plan including new tasks to enhance students’ learning opportunities. Considering that the steps of a teaching project should constantly be adapted to the students’ needs and learning aims, and that this flexibility is a result of classroom practice and reflection, the aim of this paper is to report and reflect on my own learning while planning and re-planning an English lesson.application/pdfporPlanejamentoProjeto de ensinoInglês como língua adicionalEnsino de língua estrangeira (inglês)Aquisição da linguagem (segunda língua)Ensino de línguasLesson planningTeaching projectEnglish as an additional languageWhich is your style? o (re) planejamento de uma unidade didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917350.pdf000917350.pdfTexto completoapplication/pdf1308451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95042/1/000917350.pdfae12602cf34e8691b3dfac370ec48f11MD51TEXT000917350.pdf.txt000917350.pdf.txtExtracted Texttext/plain121374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95042/2/000917350.pdf.txtbd71c7dcc228b7d6d8f0697e31a7ed7cMD52THUMBNAIL000917350.pdf.jpg000917350.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95042/3/000917350.pdf.jpg38c50cdd4d2923c0ce9610da2a16243dMD5310183/950422023-07-14 03:33:19.909873oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95042Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:33:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Which is your style? o (re) planejamento de uma unidade didática |
title |
Which is your style? o (re) planejamento de uma unidade didática |
spellingShingle |
Which is your style? o (re) planejamento de uma unidade didática Maia, Bruna de Oliveira Planejamento Projeto de ensino Inglês como língua adicional Ensino de língua estrangeira (inglês) Aquisição da linguagem (segunda língua) Ensino de línguas Lesson planning Teaching project English as an additional language |
title_short |
Which is your style? o (re) planejamento de uma unidade didática |
title_full |
Which is your style? o (re) planejamento de uma unidade didática |
title_fullStr |
Which is your style? o (re) planejamento de uma unidade didática |
title_full_unstemmed |
Which is your style? o (re) planejamento de uma unidade didática |
title_sort |
Which is your style? o (re) planejamento de uma unidade didática |
author |
Maia, Bruna de Oliveira |
author_facet |
Maia, Bruna de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Bruna de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schlatter, Margarete |
contributor_str_mv |
Schlatter, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Projeto de ensino Inglês como língua adicional Ensino de língua estrangeira (inglês) Aquisição da linguagem (segunda língua) Ensino de línguas |
topic |
Planejamento Projeto de ensino Inglês como língua adicional Ensino de língua estrangeira (inglês) Aquisição da linguagem (segunda língua) Ensino de línguas Lesson planning Teaching project English as an additional language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Lesson planning Teaching project English as an additional language |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar uma unidade didática, parte de um projeto de ensino, desenvolvida durante o meu estágio de docência em Língua Inglesa I em uma escola pública estadual de Porto Alegre e, a partir da leitura de estudos a respeito do planejamento de unidades didáticas para o ensino de línguas, reunir critérios para analisá-la com vistas a qualificar a proposta de ensino em foco. Com base na análise feita, proponho o (re) planejamento da unidade desenvolvida incluindo novas tarefas para promover a aprendizagem dos conteúdos em foco. Considerando que as etapas de um projeto de ensino devem ser constantemente adaptadas às necessidades e metas de aprendizagem dos alunos e que essa flexibilidade resulta da prática de sala de aula e da reflexão, busco, através deste trabalho, fazer um relato e refletir sobre o meu próprio aprendizado em relação ao planejamento e replanejamento de uma unidade didática para o ensino de inglês. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-08T02:03:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95042 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917350 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95042 |
identifier_str_mv |
000917350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95042/1/000917350.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95042/2/000917350.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95042/3/000917350.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae12602cf34e8691b3dfac370ec48f11 bd71c7dcc228b7d6d8f0697e31a7ed7c 38c50cdd4d2923c0ce9610da2a16243d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447125086961664 |