Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Stéfani Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268236
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso descreve e reflete acerca de uma experiência de docência para a cadeira Estágio de Docência em Língua Inglesa I do curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizado na disciplina de inglês em uma turma de sétimo ano do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, em Porto Alegre - RS. A análise realizada neste trabalho leva em conta as metas e abordagens sugeridas para o ensino de inglês expostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adicionalmente, se baseia na pedagogia de projetos (Schlatter; Garcez, 2009, 2012) desenvolvidos a partir de tarefas (Scrivener, 2005; Holden; Nobre, 2018). O projeto tematizou os estereótipos de gênero presentes na mídia popular e convidou os alunos a eleger figuras que eles consideravam exemplares. O objetivo é, a partir das reflexões referentes à prática desenvolvida no estágio, destacar o que funcionou ou não e, a partir disso, propor um replanejamento para dar conta das lacunas diagnosticadas, substituindo tarefas e textos quando necessário.
id UFRGS-2_32437181a1a961f90996f65752c5485d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268236
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Figueiredo, Stéfani RodriguesSarmento, Simone2023-12-09T03:28:27Z2023http://hdl.handle.net/10183/268236001189483O presente trabalho de conclusão de curso descreve e reflete acerca de uma experiência de docência para a cadeira Estágio de Docência em Língua Inglesa I do curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizado na disciplina de inglês em uma turma de sétimo ano do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, em Porto Alegre - RS. A análise realizada neste trabalho leva em conta as metas e abordagens sugeridas para o ensino de inglês expostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adicionalmente, se baseia na pedagogia de projetos (Schlatter; Garcez, 2009, 2012) desenvolvidos a partir de tarefas (Scrivener, 2005; Holden; Nobre, 2018). O projeto tematizou os estereótipos de gênero presentes na mídia popular e convidou os alunos a eleger figuras que eles consideravam exemplares. O objetivo é, a partir das reflexões referentes à prática desenvolvida no estágio, destacar o que funcionou ou não e, a partir disso, propor um replanejamento para dar conta das lacunas diagnosticadas, substituindo tarefas e textos quando necessário.This paper describes and reflects on a teaching experience for the English Practicum I course of the Languages, Linguistics and Literature - Teaching Track major at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) carried out in the English subject in a seventh year group at Colégio de Aplicação (CAp) - UFRGS, in Porto Alegre - RS. The analysis carried out in this paper takes into account the goals and pedagogical approaches suggested for teaching English set out in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Additionally, it is based on project-based learning (Schlatter; Garcez, 2009, 2012) developed through tasks (Scrivener, 2005; Holden; Nobre, 2018). The project addressed gender stereotypes present in popular media and invited students to elect their role models. The objective is, based on the analysis of the practice developed in the practicum, to highlight what worked or not and, based on that, propose a replanning of the classes to deal with the diagnosed gaps, replacing tasks and texts when necessary.application/pdfporPedagogia de projetosPlanejamentoLíngua inglesaEnsino de língua estrangeira (inglês)Língua adicionalLesson planningTeaching English as an additional languageProject-based learningRole models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189483.pdf.txt001189483.pdf.txtExtracted Texttext/plain65437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268236/2/001189483.pdf.txt41bfbc305c9204d84062c01f39bdefbdMD52ORIGINAL001189483.pdfTexto completoapplication/pdf4497214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268236/1/001189483.pdf42ab1128b16700856bd8803bb8d764c6MD5110183/2682362023-12-10 04:21:24.691435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268236Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-10T06:21:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês
title Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês
spellingShingle Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês
Figueiredo, Stéfani Rodrigues
Pedagogia de projetos
Planejamento
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua adicional
Lesson planning
Teaching English as an additional language
Project-based learning
title_short Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês
title_full Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês
title_fullStr Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês
title_full_unstemmed Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês
title_sort Role models : reflexões sobre uma experiência de estágio em inglês
author Figueiredo, Stéfani Rodrigues
author_facet Figueiredo, Stéfani Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Stéfani Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia de projetos
Planejamento
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua adicional
topic Pedagogia de projetos
Planejamento
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua adicional
Lesson planning
Teaching English as an additional language
Project-based learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Lesson planning
Teaching English as an additional language
Project-based learning
description O presente trabalho de conclusão de curso descreve e reflete acerca de uma experiência de docência para a cadeira Estágio de Docência em Língua Inglesa I do curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizado na disciplina de inglês em uma turma de sétimo ano do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, em Porto Alegre - RS. A análise realizada neste trabalho leva em conta as metas e abordagens sugeridas para o ensino de inglês expostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adicionalmente, se baseia na pedagogia de projetos (Schlatter; Garcez, 2009, 2012) desenvolvidos a partir de tarefas (Scrivener, 2005; Holden; Nobre, 2018). O projeto tematizou os estereótipos de gênero presentes na mídia popular e convidou os alunos a eleger figuras que eles consideravam exemplares. O objetivo é, a partir das reflexões referentes à prática desenvolvida no estágio, destacar o que funcionou ou não e, a partir disso, propor um replanejamento para dar conta das lacunas diagnosticadas, substituindo tarefas e textos quando necessário.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-09T03:28:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268236
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189483
url http://hdl.handle.net/10183/268236
identifier_str_mv 001189483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268236/2/001189483.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268236/1/001189483.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 41bfbc305c9204d84062c01f39bdefbd
42ab1128b16700856bd8803bb8d764c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487043211264000