Tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Mauricio de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148118
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral caracterizar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as tecnologias educacionais digitais desenvolvidas o ensino de habilidades de Enfermagem; e como objetivo específico identificar de que forma as tecnologias educacionais digitais podem colaborar no ensino de Enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura orientada pela questão norteadora: de que forma o uso de tecnologias educacionais digitais colabora no ensino de habilidades de Enfermagem? As buscas foram realizadas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Web of Science, no período de 2006 a 2015. Os descritores e MeSh utilizados foram Educação em Enfermagem/Education, Nursing; Tecnologia Educacional/Educational Technology e Instrução por Computador/Computer-Assisted Instruction. A amostra foi formada por 30 artigos, predominando artigos no idioma inglês (71,0%) e 11 (36,7%) com afiliação a instituições brasileiras. Os 30 artigos estudados foram categorizados em quatro principais temas, os quais foram: softwares colaboram com a simulação em manequins; estímulo à autonomia, confiança, interesse e motivação dos estudantes; fonte de aquisição de conhecimentos sobre habilidades de enfermagem; e colaboração na melhor execução das habilidades de enfermagem. A partir da análise destes estudos, conclui-se que as tecnologias educacionais digitais contribuem no ensino de habilidades de enfermagem, pois dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos mais ativos de aprendizagem, com a participação de estudantes motivados e confiantes. As tecnologias são recursos educacionais que colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas.
id UFRGS-2_2cfb49b84e075665fbb37898d1b99399
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148118
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Mauricio de SouzaCogo, Ana Luisa Petersen2016-09-15T02:12:42Z2016http://hdl.handle.net/10183/148118001000689O presente estudo teve como objetivo geral caracterizar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as tecnologias educacionais digitais desenvolvidas o ensino de habilidades de Enfermagem; e como objetivo específico identificar de que forma as tecnologias educacionais digitais podem colaborar no ensino de Enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura orientada pela questão norteadora: de que forma o uso de tecnologias educacionais digitais colabora no ensino de habilidades de Enfermagem? As buscas foram realizadas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Web of Science, no período de 2006 a 2015. Os descritores e MeSh utilizados foram Educação em Enfermagem/Education, Nursing; Tecnologia Educacional/Educational Technology e Instrução por Computador/Computer-Assisted Instruction. A amostra foi formada por 30 artigos, predominando artigos no idioma inglês (71,0%) e 11 (36,7%) com afiliação a instituições brasileiras. Os 30 artigos estudados foram categorizados em quatro principais temas, os quais foram: softwares colaboram com a simulação em manequins; estímulo à autonomia, confiança, interesse e motivação dos estudantes; fonte de aquisição de conhecimentos sobre habilidades de enfermagem; e colaboração na melhor execução das habilidades de enfermagem. A partir da análise destes estudos, conclui-se que as tecnologias educacionais digitais contribuem no ensino de habilidades de enfermagem, pois dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos mais ativos de aprendizagem, com a participação de estudantes motivados e confiantes. As tecnologias são recursos educacionais que colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas.application/pdfporEducação em enfermagemTecnologia educacionalTecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2016Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000689.pdf001000689.pdfTexto completoapplication/pdf527384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148118/1/001000689.pdfdb59d8dfd814f351684a953b0fd03027MD51TEXT001000689.pdf.txt001000689.pdf.txtExtracted Texttext/plain56417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148118/2/001000689.pdf.txtca425908edc4134aad1fd1a16c5481b7MD52THUMBNAIL001000689.pdf.jpg001000689.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148118/3/001000689.pdf.jpg18f1b7a6ef74ffacb4cc5494aeb12168MD5310183/1481182018-10-29 08:52:23.237oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148118Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:52:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
title Tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
spellingShingle Tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
Silveira, Mauricio de Souza
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
title_short Tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
title_full Tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
title_fullStr Tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
title_full_unstemmed Tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
title_sort Tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
author Silveira, Mauricio de Souza
author_facet Silveira, Mauricio de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Mauricio de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
contributor_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
topic Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
description O presente estudo teve como objetivo geral caracterizar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as tecnologias educacionais digitais desenvolvidas o ensino de habilidades de Enfermagem; e como objetivo específico identificar de que forma as tecnologias educacionais digitais podem colaborar no ensino de Enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura orientada pela questão norteadora: de que forma o uso de tecnologias educacionais digitais colabora no ensino de habilidades de Enfermagem? As buscas foram realizadas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Web of Science, no período de 2006 a 2015. Os descritores e MeSh utilizados foram Educação em Enfermagem/Education, Nursing; Tecnologia Educacional/Educational Technology e Instrução por Computador/Computer-Assisted Instruction. A amostra foi formada por 30 artigos, predominando artigos no idioma inglês (71,0%) e 11 (36,7%) com afiliação a instituições brasileiras. Os 30 artigos estudados foram categorizados em quatro principais temas, os quais foram: softwares colaboram com a simulação em manequins; estímulo à autonomia, confiança, interesse e motivação dos estudantes; fonte de aquisição de conhecimentos sobre habilidades de enfermagem; e colaboração na melhor execução das habilidades de enfermagem. A partir da análise destes estudos, conclui-se que as tecnologias educacionais digitais contribuem no ensino de habilidades de enfermagem, pois dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos mais ativos de aprendizagem, com a participação de estudantes motivados e confiantes. As tecnologias são recursos educacionais que colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-15T02:12:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148118
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000689
url http://hdl.handle.net/10183/148118
identifier_str_mv 001000689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148118/1/001000689.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148118/2/001000689.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148118/3/001000689.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db59d8dfd814f351684a953b0fd03027
ca425908edc4134aad1fd1a16c5481b7
18f1b7a6ef74ffacb4cc5494aeb12168
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224516954750976