Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Mauricio de Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cogo, Ana Luisa Petersen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165043
Resumo: Objetivo: Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura, com busca em cinco bases de dados no período de 2006 a 2015 com combinações dos descritores “educação em enfermagem”, “instrução por computador”, “tecnologia educacional” ou respectivos termos em inglês. Resultados: Amostra de 30 artigos agrupados nas categorias temáticas “tecnologia na simulação com manequins”, “estímulo à aprendizagem” e “ensino de habilidades de enfermagem”. Identificou-se diferentes formatos de tecnologias educacionais digitais utilizadas no ensino de habilidades de Enfermagem, como vídeos, ambientes virtuais, aplicativos, hipertexto, jogos e simuladores com realidade virtual. Conclusões: Esses materiais digitais colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas, dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional de demonstrar e repetir procedimentos.
id UFRGS-2_fa8cc335f3ff97898450aa33966923c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165043
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Mauricio de SouzaCogo, Ana Luisa Petersen2017-08-10T02:39:01Z20170102-6933http://hdl.handle.net/10183/165043001025106Objetivo: Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura, com busca em cinco bases de dados no período de 2006 a 2015 com combinações dos descritores “educação em enfermagem”, “instrução por computador”, “tecnologia educacional” ou respectivos termos em inglês. Resultados: Amostra de 30 artigos agrupados nas categorias temáticas “tecnologia na simulação com manequins”, “estímulo à aprendizagem” e “ensino de habilidades de enfermagem”. Identificou-se diferentes formatos de tecnologias educacionais digitais utilizadas no ensino de habilidades de Enfermagem, como vídeos, ambientes virtuais, aplicativos, hipertexto, jogos e simuladores com realidade virtual. Conclusões: Esses materiais digitais colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas, dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional de demonstrar e repetir procedimentos.Objective: To analyze the contributions of digital educational technologies used in teaching nursing skills. Method: Integrative literature review, search in five databases, from 2006 to 2015 combining the descriptors ‘education, nursing’, ‘educational technology’, ‘computer-assisted instruction’ or related terms in English. Results: Sample of 30 articles grouped in the thematic categories ‘technology in the simulation with manikin’, ‘incentive to learning’ and ‘teaching of nursing skills’. It was identified different formats of digital educational technologies used in teaching Nursing skills such as videos, learning management system, applications, hypertext, games, virtual reality simulators. Conclusions: These digital materials collaborated in the acquisition of theoretical references that subsidize the practices, enhancing the teaching and enable the use of active learning methods, breaking with the traditional teaching of demonstrating and repeating procedures.Objetivo: Analizar las aportaciones de la utilización de tecnología educativa digital utilizadas en la enseñanza de habilidades de enfermería. Método: Revisión integradora con la búsqueda bibliográfica en cinco bases de datos desde 2006 hasta 2015 con combinaciones de descriptores ‘educación en enfermería’, ‘instrucción por computadora’, ‘tecnología educacional’ o respectivos términos en inglés. Resultados: Muestra de 30 artículos agrupados en categorías temáticas ‘tecnología en maniquíes de simulación’, ‘estimulando el aprendizaje’ y ‘enseñanza de habilidades de enfermería’. Se identificaron diferentes formas de tecnologías educativas utilizadas en la enseñanza de habilidades de enfermería, tales como videos, entornos virtuales, aplicaciones de hipertexto, juegos, simuladores de realidad virtual. Conclusiones: Estos materiales digitales ayudan en la adquisición de marco teórico que apoyan las prácticas, optimizan la enseñanza y permiten el uso de métodos de aprendizaje activo, rompiendo con la enseñanza tradicional para demostrar y repetir los procedimientos.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 38, n. 2 (jun. 2017), p. e66204Educação em enfermagemInstrução por computadorEnfermagemTecnologia educacionalEducationNursingEducational technologyComputer-assisted instructionEducación en enfermeríaTecnología educacionalInstrucción por computadoraContribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativaThe contributions of digital technologies in the teaching of nursing skills : an integrative reviewContribuciones de tecnología educativa digital en la educación de habilidades de enfermería : revisión integradorainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001025106.pdf001025106.pdfTexto completoapplication/pdf191420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165043/1/001025106.pdf1e68de10b2f82bc38da9670dfa04c491MD51TEXT001025106.pdf.txt001025106.pdf.txtExtracted Texttext/plain41486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165043/2/001025106.pdf.txt65f72eb8b09d46490a8296e9c59a26a1MD52THUMBNAIL001025106.pdf.jpg001025106.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165043/3/001025106.pdf.jpg95f7f5f8b92941a4cdd066f8078739d0MD5310183/1650432018-10-22 08:11:24.152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:11:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The contributions of digital technologies in the teaching of nursing skills : an integrative review
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Contribuciones de tecnología educativa digital en la educación de habilidades de enfermería : revisión integradora
title Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
spellingShingle Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
Silveira, Mauricio de Souza
Educação em enfermagem
Instrução por computador
Enfermagem
Tecnologia educacional
Education
Nursing
Educational technology
Computer-assisted instruction
Educación en enfermería
Tecnología educacional
Instrucción por computadora
title_short Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
title_full Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
title_fullStr Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
title_full_unstemmed Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
title_sort Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa
author Silveira, Mauricio de Souza
author_facet Silveira, Mauricio de Souza
Cogo, Ana Luisa Petersen
author_role author
author2 Cogo, Ana Luisa Petersen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Mauricio de Souza
Cogo, Ana Luisa Petersen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Instrução por computador
Enfermagem
Tecnologia educacional
topic Educação em enfermagem
Instrução por computador
Enfermagem
Tecnologia educacional
Education
Nursing
Educational technology
Computer-assisted instruction
Educación en enfermería
Tecnología educacional
Instrucción por computadora
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Nursing
Educational technology
Computer-assisted instruction
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Tecnología educacional
Instrucción por computadora
description Objetivo: Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura, com busca em cinco bases de dados no período de 2006 a 2015 com combinações dos descritores “educação em enfermagem”, “instrução por computador”, “tecnologia educacional” ou respectivos termos em inglês. Resultados: Amostra de 30 artigos agrupados nas categorias temáticas “tecnologia na simulação com manequins”, “estímulo à aprendizagem” e “ensino de habilidades de enfermagem”. Identificou-se diferentes formatos de tecnologias educacionais digitais utilizadas no ensino de habilidades de Enfermagem, como vídeos, ambientes virtuais, aplicativos, hipertexto, jogos e simuladores com realidade virtual. Conclusões: Esses materiais digitais colaboraram na aquisição de referencial teórico que subsidiam as práticas, dinamizam o ensino e possibilitam a utilização de métodos ativos de aprendizagem, rompendo com o ensino tradicional de demonstrar e repetir procedimentos.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-10T02:39:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165043
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001025106
identifier_str_mv 0102-6933
001025106
url http://hdl.handle.net/10183/165043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 38, n. 2 (jun. 2017), p. e66204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165043/1/001025106.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165043/2/001025106.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165043/3/001025106.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e68de10b2f82bc38da9670dfa04c491
65f72eb8b09d46490a8296e9c59a26a1
95f7f5f8b92941a4cdd066f8078739d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224925471571968