Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pillar, Analice Dutra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237529
Resumo: O texto procura abordar a problemática da visualidade contemporânea, enfocando a interação de linguagens presente em desenhos animados exibidos na mídia televisiva. A utilização de diferentes linguagens, simultaneamente, caracteriza esse produto midiático como um texto sincrético, no qual as linguagens (visual, verbal e sonora) interagem na constituição de uma significação. Tem como referencial a teoria semiótica, trabalhos sobre a leitura de desenhos animados e discussões contemporâneas sobre ensino da arte e infância, e busca, ao tematizar textos híbridos, contribuir para a educação, em especial para a leitura de imagens.
id UFRGS-2_2d05b968cfdcd883b3c0103539949ad7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237529
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pillar, Analice Dutra2022-04-20T04:48:30Z20131519-8227http://hdl.handle.net/10183/237529000937389O texto procura abordar a problemática da visualidade contemporânea, enfocando a interação de linguagens presente em desenhos animados exibidos na mídia televisiva. A utilização de diferentes linguagens, simultaneamente, caracteriza esse produto midiático como um texto sincrético, no qual as linguagens (visual, verbal e sonora) interagem na constituição de uma significação. Tem como referencial a teoria semiótica, trabalhos sobre a leitura de desenhos animados e discussões contemporâneas sobre ensino da arte e infância, e busca, ao tematizar textos híbridos, contribuir para a educação, em especial para a leitura de imagens.The text deals with contemporary visuality, focusing on the interaction between the types of language used in television cartoons. The simultaneous use of different types of language characterizes this media product as a syncretic text, where images, words, and sounds interact so as to construct meaning. The discussion about hybrid texts uses semiotic theory, studies on the interpretation of cartoons, and contemporary debates on art education and on childhood as a basis, seeking to contribute towards education, and in particular, the reading of images.El texto intenta abordar la problemática de la visualidad contemporánea enfocando la interacción de lenguajes presente en dibujos animados exhibidos en los medios televisivos. La utilización simultánea de diferentes lenguajes caracteriza ese producto mediático como un texto sincrético en el cual los lenguajes (visual, verbal y sonoro) interactúan en la constitución de una significación. Tiene como referente la teoría semiótica, trabajos sobre la lectura de dibujos animados y discusiones contemporáneas sobre enseñanza del arte e infancia y busca, al tematizar textos híbridos, contribuir con la educación, en especial con la lectura de imágenes.application/pdfengContrapontos. Itajaí, SC. Vol. 13, n.3 (2013), p. 178-185Desenho animadoMídiaTelevisão (Comunicação)InfânciaArt educationReadingCartoonsChildhoodEnseñanza del arteLecturaDibujos animadosInfanciaVisualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leituraContemporary visuality and education : interaction of languages and readingVisualidad contemporánea y educación : interacción de lenghajes y lecturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000937389.pdf.txt000937389.pdf.txtExtracted Texttext/plain32904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237529/2/000937389.pdf.txt49a202c7b1538ddc732173731d7adb7eMD52ORIGINAL000937389.pdfTexto completoapplication/pdf625575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237529/1/000937389.pdf22265106bd89bd9a3a2fd3248c2ecc8bMD5110183/2375292022-04-21 04:39:59.662858oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237529Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-21T07:39:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contemporary visuality and education : interaction of languages and reading
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Visualidad contemporánea y educación : interacción de lenghajes y lectura
title Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura
spellingShingle Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura
Pillar, Analice Dutra
Desenho animado
Mídia
Televisão (Comunicação)
Infância
Art education
Reading
Cartoons
Childhood
Enseñanza del arte
Lectura
Dibujos animados
Infancia
title_short Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura
title_full Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura
title_fullStr Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura
title_full_unstemmed Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura
title_sort Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura
author Pillar, Analice Dutra
author_facet Pillar, Analice Dutra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pillar, Analice Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho animado
Mídia
Televisão (Comunicação)
Infância
topic Desenho animado
Mídia
Televisão (Comunicação)
Infância
Art education
Reading
Cartoons
Childhood
Enseñanza del arte
Lectura
Dibujos animados
Infancia
dc.subject.eng.fl_str_mv Art education
Reading
Cartoons
Childhood
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza del arte
Lectura
Dibujos animados
Infancia
description O texto procura abordar a problemática da visualidade contemporânea, enfocando a interação de linguagens presente em desenhos animados exibidos na mídia televisiva. A utilização de diferentes linguagens, simultaneamente, caracteriza esse produto midiático como um texto sincrético, no qual as linguagens (visual, verbal e sonora) interagem na constituição de uma significação. Tem como referencial a teoria semiótica, trabalhos sobre a leitura de desenhos animados e discussões contemporâneas sobre ensino da arte e infância, e busca, ao tematizar textos híbridos, contribuir para a educação, em especial para a leitura de imagens.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-20T04:48:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237529
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-8227
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000937389
identifier_str_mv 1519-8227
000937389
url http://hdl.handle.net/10183/237529
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Contrapontos. Itajaí, SC. Vol. 13, n.3 (2013), p. 178-185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237529/2/000937389.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237529/1/000937389.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 49a202c7b1538ddc732173731d7adb7e
22265106bd89bd9a3a2fd3248c2ecc8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225055029428224