Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237529 |
Resumo: | O texto procura abordar a problemática da visualidade contemporânea, enfocando a interação de linguagens presente em desenhos animados exibidos na mídia televisiva. A utilização de diferentes linguagens, simultaneamente, caracteriza esse produto midiático como um texto sincrético, no qual as linguagens (visual, verbal e sonora) interagem na constituição de uma significação. Tem como referencial a teoria semiótica, trabalhos sobre a leitura de desenhos animados e discussões contemporâneas sobre ensino da arte e infância, e busca, ao tematizar textos híbridos, contribuir para a educação, em especial para a leitura de imagens. |
id |
UFRGS-2_2d05b968cfdcd883b3c0103539949ad7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237529 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pillar, Analice Dutra2022-04-20T04:48:30Z20131519-8227http://hdl.handle.net/10183/237529000937389O texto procura abordar a problemática da visualidade contemporânea, enfocando a interação de linguagens presente em desenhos animados exibidos na mídia televisiva. A utilização de diferentes linguagens, simultaneamente, caracteriza esse produto midiático como um texto sincrético, no qual as linguagens (visual, verbal e sonora) interagem na constituição de uma significação. Tem como referencial a teoria semiótica, trabalhos sobre a leitura de desenhos animados e discussões contemporâneas sobre ensino da arte e infância, e busca, ao tematizar textos híbridos, contribuir para a educação, em especial para a leitura de imagens.The text deals with contemporary visuality, focusing on the interaction between the types of language used in television cartoons. The simultaneous use of different types of language characterizes this media product as a syncretic text, where images, words, and sounds interact so as to construct meaning. The discussion about hybrid texts uses semiotic theory, studies on the interpretation of cartoons, and contemporary debates on art education and on childhood as a basis, seeking to contribute towards education, and in particular, the reading of images.El texto intenta abordar la problemática de la visualidad contemporánea enfocando la interacción de lenguajes presente en dibujos animados exhibidos en los medios televisivos. La utilización simultánea de diferentes lenguajes caracteriza ese producto mediático como un texto sincrético en el cual los lenguajes (visual, verbal y sonoro) interactúan en la constitución de una significación. Tiene como referente la teoría semiótica, trabajos sobre la lectura de dibujos animados y discusiones contemporáneas sobre enseñanza del arte e infancia y busca, al tematizar textos híbridos, contribuir con la educación, en especial con la lectura de imágenes.application/pdfengContrapontos. Itajaí, SC. Vol. 13, n.3 (2013), p. 178-185Desenho animadoMídiaTelevisão (Comunicação)InfânciaArt educationReadingCartoonsChildhoodEnseñanza del arteLecturaDibujos animadosInfanciaVisualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leituraContemporary visuality and education : interaction of languages and readingVisualidad contemporánea y educación : interacción de lenghajes y lecturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000937389.pdf.txt000937389.pdf.txtExtracted Texttext/plain32904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237529/2/000937389.pdf.txt49a202c7b1538ddc732173731d7adb7eMD52ORIGINAL000937389.pdfTexto completoapplication/pdf625575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237529/1/000937389.pdf22265106bd89bd9a3a2fd3248c2ecc8bMD5110183/2375292022-04-21 04:39:59.662858oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237529Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-21T07:39:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Contemporary visuality and education : interaction of languages and reading |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Visualidad contemporánea y educación : interacción de lenghajes y lectura |
title |
Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura |
spellingShingle |
Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura Pillar, Analice Dutra Desenho animado Mídia Televisão (Comunicação) Infância Art education Reading Cartoons Childhood Enseñanza del arte Lectura Dibujos animados Infancia |
title_short |
Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura |
title_full |
Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura |
title_fullStr |
Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura |
title_full_unstemmed |
Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura |
title_sort |
Visualidade contemporânea e educação : interação de linguagens e leitura |
author |
Pillar, Analice Dutra |
author_facet |
Pillar, Analice Dutra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho animado Mídia Televisão (Comunicação) Infância |
topic |
Desenho animado Mídia Televisão (Comunicação) Infância Art education Reading Cartoons Childhood Enseñanza del arte Lectura Dibujos animados Infancia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art education Reading Cartoons Childhood |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza del arte Lectura Dibujos animados Infancia |
description |
O texto procura abordar a problemática da visualidade contemporânea, enfocando a interação de linguagens presente em desenhos animados exibidos na mídia televisiva. A utilização de diferentes linguagens, simultaneamente, caracteriza esse produto midiático como um texto sincrético, no qual as linguagens (visual, verbal e sonora) interagem na constituição de uma significação. Tem como referencial a teoria semiótica, trabalhos sobre a leitura de desenhos animados e discussões contemporâneas sobre ensino da arte e infância, e busca, ao tematizar textos híbridos, contribuir para a educação, em especial para a leitura de imagens. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-20T04:48:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237529 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-8227 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000937389 |
identifier_str_mv |
1519-8227 000937389 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Contrapontos. Itajaí, SC. Vol. 13, n.3 (2013), p. 178-185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237529/2/000937389.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237529/1/000937389.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
49a202c7b1538ddc732173731d7adb7e 22265106bd89bd9a3a2fd3248c2ecc8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225055029428224 |