Educacao e mídia : leituras de desenhos animados na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pillar, Analice Dutra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Evalte, Tatiana Telch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229474
Resumo: Este artigo busca problematizar a leitura da visualidade contemporânea na escola, enfocando criações audiovisuais da mídia televisiva. Analisa, com base no referencial teórico e metodológico da semiótica discursiva, três episódios do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, quanto aos efeitos de sentido produzidos na inter-relação das diferentes linguagens que os constituem, e as significações que as crianças lhes atribuem. Para conhecer as significações das crianças, foi constituído um grupo focal com uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental que, após assistir cada um dos episódios, expressou suas leituras. Ao ler essas produções, as crianças relacionaram a fatos do seu cotidiano, tematizando-os. As conclusões evidenciam a importância de refletir sobre a visualidade contemporânea na escola, procurando apreender tanto seus efeitos de sentido como o que as crianças significam ao interagirem com tais produções; e apontam possibilidades de leitura de criações audiovisuais.
id UFRGS-2_b809004291f1b8b13f70c729f270117c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229474
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pillar, Analice DutraEvalte, Tatiana Telch2021-09-02T04:26:22Z20131982-9949http://hdl.handle.net/10183/229474000937386Este artigo busca problematizar a leitura da visualidade contemporânea na escola, enfocando criações audiovisuais da mídia televisiva. Analisa, com base no referencial teórico e metodológico da semiótica discursiva, três episódios do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, quanto aos efeitos de sentido produzidos na inter-relação das diferentes linguagens que os constituem, e as significações que as crianças lhes atribuem. Para conhecer as significações das crianças, foi constituído um grupo focal com uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental que, após assistir cada um dos episódios, expressou suas leituras. Ao ler essas produções, as crianças relacionaram a fatos do seu cotidiano, tematizando-os. As conclusões evidenciam a importância de refletir sobre a visualidade contemporânea na escola, procurando apreender tanto seus efeitos de sentido como o que as crianças significam ao interagirem com tais produções; e apontam possibilidades de leitura de criações audiovisuais.This article seeks to problematize the reading of contemporary visuality in school, focusing on the audiovisual creations in the television medium. It analyzes, based on theoretical and methodological references of discourse semiotics, three episodes of the cartoon Sponge Bob Square Pants, in regards to effects of meaning produced in the interrelation of the different languages that constitute them, and the meanings children attribute to them. To know the meaning the children gave to the cartoon, a focal group was constituted from a 4th grade Elementary School class that, after watching each of the episodes, expressed their readings of them. By reading these productions, the children related to facts from their daily routine, turning them into themes. The findings show the importance of reflecting on contemporary visuality in school, seeking to gather both the effects of meaning and what the children mean when they interact with such productions, and signal to possibilities of reading of audiovisual creations.Este artículo busca problematizar la lectura de la visualidad contemporánea en la escuela, enfocando creaciones audiovisuales de la media de televisión. Analiza, con base en el referencial teórico y metodológico de la semiótica discursiva, tres episodios del dibujo animado Bob Esponja Pantalones Cuadrados, en cuanto a los efectos de sentido producidos en la interrelación de los diferentes lenguajes que los constituyen, y las significaciones que los niños les atribuyen. Para conocer las significaciones de los niños, se constituyó un grupo focal con un grupo de 4º. año de Enseñanza Fundamental (la Primaria en Brasil), que, después de ver cada uno de los episodios, expresó sus lecturas. Al leer essas producciones, los niños los relacionaron a los hechos de su cotidiano, tematizándolos. Las conclusiones evidencian la importancia de reflexionar sobre la visualidad contemporánea en la escuela, buscando apreender tanto sus efectos de sentido como lo que los niños significan al interaccionar con dichas producciones, y señalan posibilidades de lectura de creaciones audiovisuales.application/pdfporReflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 21, n. 2 (2013), p. 89-115Desenho animadoMídiaTelevisão (Comunicação)InfânciaEducationTelevision MediumAudiovisual ReadingCartoonChildhoodEducaciónMedia de TelevisiónLectura AudiovisualDibujo AnimadoInfanciaEducacao e mídia : leituras de desenhos animados na escolaEducation and media cartoon readings in school Educación y media: lecturas de dibujos animados en la escuela info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000937386.pdf.txt000937386.pdf.txtExtracted Texttext/plain71859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229474/2/000937386.pdf.txtaf7c2903c5f634cb5bf685e48bcbaf65MD52ORIGINAL000937386.pdfTexto completoapplication/pdf370901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229474/1/000937386.pdf74a83884d21267e16aeb4c853b44cc8bMD5110183/2294742021-09-19 04:36:34.476828oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:36:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educacao e mídia : leituras de desenhos animados na escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education and media cartoon readings in school
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación y media: lecturas de dibujos animados en la escuela
title Educacao e mídia : leituras de desenhos animados na escola
spellingShingle Educacao e mídia : leituras de desenhos animados na escola
Pillar, Analice Dutra
Desenho animado
Mídia
Televisão (Comunicação)
Infância
Education
Television Medium
Audiovisual Reading
Cartoon
Childhood
Educación
Media de Televisión
Lectura Audiovisual
Dibujo Animado
Infancia
title_short Educacao e mídia : leituras de desenhos animados na escola
title_full Educacao e mídia : leituras de desenhos animados na escola
title_fullStr Educacao e mídia : leituras de desenhos animados na escola
title_full_unstemmed Educacao e mídia : leituras de desenhos animados na escola
title_sort Educacao e mídia : leituras de desenhos animados na escola
author Pillar, Analice Dutra
author_facet Pillar, Analice Dutra
Evalte, Tatiana Telch
author_role author
author2 Evalte, Tatiana Telch
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pillar, Analice Dutra
Evalte, Tatiana Telch
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho animado
Mídia
Televisão (Comunicação)
Infância
topic Desenho animado
Mídia
Televisão (Comunicação)
Infância
Education
Television Medium
Audiovisual Reading
Cartoon
Childhood
Educación
Media de Televisión
Lectura Audiovisual
Dibujo Animado
Infancia
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Television Medium
Audiovisual Reading
Cartoon
Childhood
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación
Media de Televisión
Lectura Audiovisual
Dibujo Animado
Infancia
description Este artigo busca problematizar a leitura da visualidade contemporânea na escola, enfocando criações audiovisuais da mídia televisiva. Analisa, com base no referencial teórico e metodológico da semiótica discursiva, três episódios do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, quanto aos efeitos de sentido produzidos na inter-relação das diferentes linguagens que os constituem, e as significações que as crianças lhes atribuem. Para conhecer as significações das crianças, foi constituído um grupo focal com uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental que, após assistir cada um dos episódios, expressou suas leituras. Ao ler essas produções, as crianças relacionaram a fatos do seu cotidiano, tematizando-os. As conclusões evidenciam a importância de refletir sobre a visualidade contemporânea na escola, procurando apreender tanto seus efeitos de sentido como o que as crianças significam ao interagirem com tais produções; e apontam possibilidades de leitura de criações audiovisuais.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-02T04:26:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229474
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-9949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000937386
identifier_str_mv 1982-9949
000937386
url http://hdl.handle.net/10183/229474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 21, n. 2 (2013), p. 89-115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229474/2/000937386.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229474/1/000937386.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv af7c2903c5f634cb5bf685e48bcbaf65
74a83884d21267e16aeb4c853b44cc8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225034959683584