A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115713 |
Resumo: | O presente estudo aborda o tema Danças Gaúchas na Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre os motivos que levam o gaúcho a ter orgulho de suas raízes e compreender que significados atribuem às práticas culturais sul-rio-grandenses. O estudo é guiado pelas seguintes questões: que significados os professores atribuem às suas experiências ligadas ao tradicionalismo gaúcho? Que papel desempenha a escola na transmissão e preservação da cultura gaúcha? Apoiada principalmente em Fagundes (1994), Rogoff (2005) e Maffioletti (2008 e 2012), defendo a importância da dança não apenas como forma de difusão cultural, mas como prática essencial para o desenvolvimento infantil e socialização das crianças pequenas. A pesquisa situa-se no campo qualitativo, adotando a perspectiva narrativa como forma de obter as informações referentes ao estudo pretendido. O trabalho envolve, além da pesquisa bibliográfica, o registro narrativo de minhas experiências de professora referentes ao tema e entrevista narrativa realizada com três professores estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Todo o material recolhido foi analisado com base em dimensões extraídas do próprio material, conforme sugerem os autores Jovcheloitch e Bauer (2002) e Bolívar (2012). Os resultados do presente estudo poderão provocar reflexões sobre a seriedade do tema enquanto oportunidade de formação de crianças pequenas e orientar quanto a possíveis iniciativas no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos das comemorações desenvolvidas na escola. O estudo apresenta argumentação teórica que poderá fundamentar a importância do ensino da dança tradicional gaúcha na Educação Infantil. |
id |
UFRGS-2_2d080d971e28d62d44398da80cd078b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115713 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Franciele Vanzella daMaffioletti, Leda de Albuquerque2015-05-01T01:58:03Z2014http://hdl.handle.net/10183/115713000956128O presente estudo aborda o tema Danças Gaúchas na Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre os motivos que levam o gaúcho a ter orgulho de suas raízes e compreender que significados atribuem às práticas culturais sul-rio-grandenses. O estudo é guiado pelas seguintes questões: que significados os professores atribuem às suas experiências ligadas ao tradicionalismo gaúcho? Que papel desempenha a escola na transmissão e preservação da cultura gaúcha? Apoiada principalmente em Fagundes (1994), Rogoff (2005) e Maffioletti (2008 e 2012), defendo a importância da dança não apenas como forma de difusão cultural, mas como prática essencial para o desenvolvimento infantil e socialização das crianças pequenas. A pesquisa situa-se no campo qualitativo, adotando a perspectiva narrativa como forma de obter as informações referentes ao estudo pretendido. O trabalho envolve, além da pesquisa bibliográfica, o registro narrativo de minhas experiências de professora referentes ao tema e entrevista narrativa realizada com três professores estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Todo o material recolhido foi analisado com base em dimensões extraídas do próprio material, conforme sugerem os autores Jovcheloitch e Bauer (2002) e Bolívar (2012). Os resultados do presente estudo poderão provocar reflexões sobre a seriedade do tema enquanto oportunidade de formação de crianças pequenas e orientar quanto a possíveis iniciativas no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos das comemorações desenvolvidas na escola. O estudo apresenta argumentação teórica que poderá fundamentar a importância do ensino da dança tradicional gaúcha na Educação Infantil.application/pdfporEducação infantilDançaCultura gaúchaTradicionalismoA dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956128.pdf000956128.pdfTexto completoapplication/pdf550472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115713/1/000956128.pdf588c7c23fe4a48120ad6ec707ca1bf2bMD51TEXT000956128.pdf.txt000956128.pdf.txtExtracted Texttext/plain146171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115713/2/000956128.pdf.txte5f3fee4061ed91375713d39e77792d4MD52THUMBNAIL000956128.pdf.jpg000956128.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115713/3/000956128.pdf.jpg2cbc3ef6f28e00e69786847854373e70MD5310183/1157132018-10-22 07:38:45.541oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115713Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil |
title |
A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil |
spellingShingle |
A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil Silva, Franciele Vanzella da Educação infantil Dança Cultura gaúcha Tradicionalismo |
title_short |
A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil |
title_full |
A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil |
title_fullStr |
A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil |
title_sort |
A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil |
author |
Silva, Franciele Vanzella da |
author_facet |
Silva, Franciele Vanzella da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Franciele Vanzella da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maffioletti, Leda de Albuquerque |
contributor_str_mv |
Maffioletti, Leda de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Dança Cultura gaúcha Tradicionalismo |
topic |
Educação infantil Dança Cultura gaúcha Tradicionalismo |
description |
O presente estudo aborda o tema Danças Gaúchas na Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre os motivos que levam o gaúcho a ter orgulho de suas raízes e compreender que significados atribuem às práticas culturais sul-rio-grandenses. O estudo é guiado pelas seguintes questões: que significados os professores atribuem às suas experiências ligadas ao tradicionalismo gaúcho? Que papel desempenha a escola na transmissão e preservação da cultura gaúcha? Apoiada principalmente em Fagundes (1994), Rogoff (2005) e Maffioletti (2008 e 2012), defendo a importância da dança não apenas como forma de difusão cultural, mas como prática essencial para o desenvolvimento infantil e socialização das crianças pequenas. A pesquisa situa-se no campo qualitativo, adotando a perspectiva narrativa como forma de obter as informações referentes ao estudo pretendido. O trabalho envolve, além da pesquisa bibliográfica, o registro narrativo de minhas experiências de professora referentes ao tema e entrevista narrativa realizada com três professores estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Todo o material recolhido foi analisado com base em dimensões extraídas do próprio material, conforme sugerem os autores Jovcheloitch e Bauer (2002) e Bolívar (2012). Os resultados do presente estudo poderão provocar reflexões sobre a seriedade do tema enquanto oportunidade de formação de crianças pequenas e orientar quanto a possíveis iniciativas no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos das comemorações desenvolvidas na escola. O estudo apresenta argumentação teórica que poderá fundamentar a importância do ensino da dança tradicional gaúcha na Educação Infantil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-01T01:58:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115713 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000956128 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115713 |
identifier_str_mv |
000956128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115713/1/000956128.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115713/2/000956128.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115713/3/000956128.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
588c7c23fe4a48120ad6ec707ca1bf2b e5f3fee4061ed91375713d39e77792d4 2cbc3ef6f28e00e69786847854373e70 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447146312237056 |