A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Franciele Vanzella da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115713
Resumo: O presente estudo aborda o tema Danças Gaúchas na Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre os motivos que levam o gaúcho a ter orgulho de suas raízes e compreender que significados atribuem às práticas culturais sul-rio-grandenses. O estudo é guiado pelas seguintes questões: que significados os professores atribuem às suas experiências ligadas ao tradicionalismo gaúcho? Que papel desempenha a escola na transmissão e preservação da cultura gaúcha? Apoiada principalmente em Fagundes (1994), Rogoff (2005) e Maffioletti (2008 e 2012), defendo a importância da dança não apenas como forma de difusão cultural, mas como prática essencial para o desenvolvimento infantil e socialização das crianças pequenas. A pesquisa situa-se no campo qualitativo, adotando a perspectiva narrativa como forma de obter as informações referentes ao estudo pretendido. O trabalho envolve, além da pesquisa bibliográfica, o registro narrativo de minhas experiências de professora referentes ao tema e entrevista narrativa realizada com três professores estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Todo o material recolhido foi analisado com base em dimensões extraídas do próprio material, conforme sugerem os autores Jovcheloitch e Bauer (2002) e Bolívar (2012). Os resultados do presente estudo poderão provocar reflexões sobre a seriedade do tema enquanto oportunidade de formação de crianças pequenas e orientar quanto a possíveis iniciativas no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos das comemorações desenvolvidas na escola. O estudo apresenta argumentação teórica que poderá fundamentar a importância do ensino da dança tradicional gaúcha na Educação Infantil.
id UFRGS-2_2d080d971e28d62d44398da80cd078b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115713
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Franciele Vanzella daMaffioletti, Leda de Albuquerque2015-05-01T01:58:03Z2014http://hdl.handle.net/10183/115713000956128O presente estudo aborda o tema Danças Gaúchas na Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre os motivos que levam o gaúcho a ter orgulho de suas raízes e compreender que significados atribuem às práticas culturais sul-rio-grandenses. O estudo é guiado pelas seguintes questões: que significados os professores atribuem às suas experiências ligadas ao tradicionalismo gaúcho? Que papel desempenha a escola na transmissão e preservação da cultura gaúcha? Apoiada principalmente em Fagundes (1994), Rogoff (2005) e Maffioletti (2008 e 2012), defendo a importância da dança não apenas como forma de difusão cultural, mas como prática essencial para o desenvolvimento infantil e socialização das crianças pequenas. A pesquisa situa-se no campo qualitativo, adotando a perspectiva narrativa como forma de obter as informações referentes ao estudo pretendido. O trabalho envolve, além da pesquisa bibliográfica, o registro narrativo de minhas experiências de professora referentes ao tema e entrevista narrativa realizada com três professores estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Todo o material recolhido foi analisado com base em dimensões extraídas do próprio material, conforme sugerem os autores Jovcheloitch e Bauer (2002) e Bolívar (2012). Os resultados do presente estudo poderão provocar reflexões sobre a seriedade do tema enquanto oportunidade de formação de crianças pequenas e orientar quanto a possíveis iniciativas no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos das comemorações desenvolvidas na escola. O estudo apresenta argumentação teórica que poderá fundamentar a importância do ensino da dança tradicional gaúcha na Educação Infantil.application/pdfporEducação infantilDançaCultura gaúchaTradicionalismoA dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956128.pdf000956128.pdfTexto completoapplication/pdf550472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115713/1/000956128.pdf588c7c23fe4a48120ad6ec707ca1bf2bMD51TEXT000956128.pdf.txt000956128.pdf.txtExtracted Texttext/plain146171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115713/2/000956128.pdf.txte5f3fee4061ed91375713d39e77792d4MD52THUMBNAIL000956128.pdf.jpg000956128.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115713/3/000956128.pdf.jpg2cbc3ef6f28e00e69786847854373e70MD5310183/1157132018-10-22 07:38:45.541oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115713Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil
title A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil
spellingShingle A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil
Silva, Franciele Vanzella da
Educação infantil
Dança
Cultura gaúcha
Tradicionalismo
title_short A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil
title_full A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil
title_fullStr A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil
title_full_unstemmed A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil
title_sort A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil
author Silva, Franciele Vanzella da
author_facet Silva, Franciele Vanzella da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Franciele Vanzella da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
contributor_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Dança
Cultura gaúcha
Tradicionalismo
topic Educação infantil
Dança
Cultura gaúcha
Tradicionalismo
description O presente estudo aborda o tema Danças Gaúchas na Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre os motivos que levam o gaúcho a ter orgulho de suas raízes e compreender que significados atribuem às práticas culturais sul-rio-grandenses. O estudo é guiado pelas seguintes questões: que significados os professores atribuem às suas experiências ligadas ao tradicionalismo gaúcho? Que papel desempenha a escola na transmissão e preservação da cultura gaúcha? Apoiada principalmente em Fagundes (1994), Rogoff (2005) e Maffioletti (2008 e 2012), defendo a importância da dança não apenas como forma de difusão cultural, mas como prática essencial para o desenvolvimento infantil e socialização das crianças pequenas. A pesquisa situa-se no campo qualitativo, adotando a perspectiva narrativa como forma de obter as informações referentes ao estudo pretendido. O trabalho envolve, além da pesquisa bibliográfica, o registro narrativo de minhas experiências de professora referentes ao tema e entrevista narrativa realizada com três professores estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Todo o material recolhido foi analisado com base em dimensões extraídas do próprio material, conforme sugerem os autores Jovcheloitch e Bauer (2002) e Bolívar (2012). Os resultados do presente estudo poderão provocar reflexões sobre a seriedade do tema enquanto oportunidade de formação de crianças pequenas e orientar quanto a possíveis iniciativas no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos das comemorações desenvolvidas na escola. O estudo apresenta argumentação teórica que poderá fundamentar a importância do ensino da dança tradicional gaúcha na Educação Infantil.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-01T01:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115713
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000956128
url http://hdl.handle.net/10183/115713
identifier_str_mv 000956128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115713/1/000956128.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115713/2/000956128.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115713/3/000956128.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 588c7c23fe4a48120ad6ec707ca1bf2b
e5f3fee4061ed91375713d39e77792d4
2cbc3ef6f28e00e69786847854373e70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483873226752