O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Liseane Silveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Becker, Maria Luiza Rheingantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236620
Resumo: O artigo apresenta o percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética ao longo dos diferentes períodos da obra piagetiana. Inicialmente, o conceito é abordado como produto de um tipo de relação social e, posteriormente, é tratado como um método de trocas sociais. O conceito nem sempre foi referido diretamente e nem recebeu a mesma atenção do autor nos diferentes períodos da sua obra. Um dos principais referenciais utilizados, complementando o próprio Piaget, foram os autores Montangero e Maurice-Naville, que destacam o conceito como um dos principais da teoria piagetiana. O artigo traz contribuições para a história e compreensão do conceito, como também permite um novo ponto de vista sobre a teoria.
id UFRGS-2_2d3864274f7c070ff235422cd434b52c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236620
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camargo, Liseane SilveiraBecker, Maria Luiza Rheingantz2022-04-06T04:45:44Z20120100-3143http://hdl.handle.net/10183/236620000860850O artigo apresenta o percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética ao longo dos diferentes períodos da obra piagetiana. Inicialmente, o conceito é abordado como produto de um tipo de relação social e, posteriormente, é tratado como um método de trocas sociais. O conceito nem sempre foi referido diretamente e nem recebeu a mesma atenção do autor nos diferentes períodos da sua obra. Um dos principais referenciais utilizados, complementando o próprio Piaget, foram os autores Montangero e Maurice-Naville, que destacam o conceito como um dos principais da teoria piagetiana. O artigo traz contribuições para a história e compreensão do conceito, como também permite um novo ponto de vista sobre a teoria.The article presents the course of the concept of cooperation according to Genetic Epistemology through the different phases of Piaget’s work. Initially, the concept is approached as a product of a type of social relation, and later it is treated as a method for social exchanges. The concept was not always directly referred to, and the author did not give it the same amount of attention in the different phases of his work. One of the main references used – to complement Piaget himself – were authors Montangero and Maurice-Naville, who highlight the concept as one of the most important ones in Piaget’s theory. The article brings contributions to the history and comprehension of the concept, and it also permits a new point of view on the theory.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 527-549Epistemologia genéticaCooperaçãoCooperationGenetic epistemologyLogic of reciprocityLogical relationsO percurso do conceito de cooperação na epistemologia genéticaThe course of the concept of cooperation in genetic epistemology info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000860850.pdf.txt000860850.pdf.txtExtracted Texttext/plain70887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236620/2/000860850.pdf.txt2649d269a29d4abd970cb2a424e994ceMD52ORIGINAL000860850.pdfTexto completoapplication/pdf316622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236620/1/000860850.pdf7ad1105cd566a23d06ceef1f68e793d3MD5110183/2366202022-04-20 04:53:53.91873oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236620Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:53:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The course of the concept of cooperation in genetic epistemology
title O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética
spellingShingle O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética
Camargo, Liseane Silveira
Epistemologia genética
Cooperação
Cooperation
Genetic epistemology
Logic of reciprocity
Logical relations
title_short O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética
title_full O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética
title_fullStr O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética
title_full_unstemmed O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética
title_sort O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética
author Camargo, Liseane Silveira
author_facet Camargo, Liseane Silveira
Becker, Maria Luiza Rheingantz
author_role author
author2 Becker, Maria Luiza Rheingantz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Liseane Silveira
Becker, Maria Luiza Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genética
Cooperação
topic Epistemologia genética
Cooperação
Cooperation
Genetic epistemology
Logic of reciprocity
Logical relations
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperation
Genetic epistemology
Logic of reciprocity
Logical relations
description O artigo apresenta o percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética ao longo dos diferentes períodos da obra piagetiana. Inicialmente, o conceito é abordado como produto de um tipo de relação social e, posteriormente, é tratado como um método de trocas sociais. O conceito nem sempre foi referido diretamente e nem recebeu a mesma atenção do autor nos diferentes períodos da sua obra. Um dos principais referenciais utilizados, complementando o próprio Piaget, foram os autores Montangero e Maurice-Naville, que destacam o conceito como um dos principais da teoria piagetiana. O artigo traz contribuições para a história e compreensão do conceito, como também permite um novo ponto de vista sobre a teoria.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-06T04:45:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236620
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000860850
identifier_str_mv 0100-3143
000860850
url http://hdl.handle.net/10183/236620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 527-549
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236620/2/000860850.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236620/1/000860850.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2649d269a29d4abd970cb2a424e994ce
7ad1105cd566a23d06ceef1f68e793d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225052367093760