Sobre o uso da função proposicional e sua gênese segundo a epistemologia genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rafael dos Reis [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91777
Resumo: O objetivo da Dissertação é investigar, na perspectiva da Epistemologia Genética, proposta por Jean Piaget, uma questão que elaboramos a partir de nossos estudos sobre o Ensaio de Lógica Operatória escrito por Piaget, a saber: como o sujeito epistêmico usa e se torna capaz de usar funções proposicionais na estruturação lógico-matemática que ele faz da realidade? Tomando esta questão como fio condutor de nossas pesquisas, procuramos compreender como se constituem as funções proposicionais, um dos elementos fundamentais da Lógica, e quais são suas relações com as operações lógicas do pensamento “natural” realizadas pelo sujeito. Para isso, fizemos, inicialmente, uma breve apresentação do pensamento piagetiano, mostrando, em paralelo, algumas das heranças centrais da história das ideias no pensamento deste autor. Em seguida, situamos o Ensaio no contexto da Epistemologia Genética e apresentamos o que Piaget entende por Lógica, quais são seus objetos e métodos em relação aos outros domínios de estudo, em especial a Epistemologia e a Psicologia. Mostramos que, segundo sua concepção de Lógica, é possível uma coordenação entre Lógica e Psicologia do ponto de vista da Epistemologia Genética, sem que isso implique, necessariamente, em um psicologismo do conhecimento, em especial, um psicologismo do conhecimento lógicomatemático. Com vistas a buscar as condições necessárias ao uso da função proposicional pelo sujeito, centramos nossa análise em uma das passagens psicológicas cruciais à construção humana do pensamento lógico-matemático, que é a passagem da ação sobre a experiência sensível às primeiras estruturações lógico-matemáticas realizadas pelo sujeito. Visando uma contribuição à Epistemologia e à Teoria do Conhecimento, procuramos explicitar, portanto, como a Lógica Operatória...
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Para isso, fizemos, inicialmente, uma breve apresentação do pensamento piagetiano, mostrando, em paralelo, algumas das heranças centrais da história das ideias no pensamento deste autor. Em seguida, situamos o Ensaio no contexto da Epistemologia Genética e apresentamos o que Piaget entende por Lógica, quais são seus objetos e métodos em relação aos outros domínios de estudo, em especial a Epistemologia e a Psicologia. Mostramos que, segundo sua concepção de Lógica, é possível uma coordenação entre Lógica e Psicologia do ponto de vista da Epistemologia Genética, sem que isso implique, necessariamente, em um psicologismo do conhecimento, em especial, um psicologismo do conhecimento lógicomatemático. Com vistas a buscar as condições necessárias ao uso da função proposicional pelo sujeito, centramos nossa análise em uma das passagens psicológicas cruciais à construção humana do pensamento lógico-matemático, que é a passagem da ação sobre a experiência sensível às primeiras estruturações lógico-matemáticas realizadas pelo sujeito. Visando uma contribuição à Epistemologia e à Teoria do Conhecimento, procuramos explicitar, portanto, como a Lógica Operatória...The aim of the dissertation is to investigate, by Genetic Epistemology, proposed by Jean Piaget, an issue that we developed from our studies of Operating Logic written by Piaget namely: how the epistemic subject uses and becomes capable of using propositional functions in logical-mathematical structuring that he make of reality? Taking this question as our guiding principle of our researches, we seek to comprehend how does the propositional functions constitutes, one of the fundamental elements of Logic, and which are their relations with the operations logic of natural thought performed by the subject. Starting up, we made a brief presentation of Piagetian thoughts, showing, simultaneously, some of the central heritages the history of Piaget ideas. Following, we placed the Essay in Genetic Epistemology context and presented what Piaget mean by Logic, what are their objects and methods in relation to other fields of study, particularly in Epistemology and Psychology. We show that, according to his conception of logic, it's possible a coordination between Logic and Psychology from the genetic epistemology standpoint, however it does not necessarily implicate in a psychologism of the knowledge, in especial, a psychologism of the logicalmathematical knowledge. In an eager to seek the necessary conditions for the subject use of the propositional function, we focused our analysis on one of the crucial passages psychological human construction of logical-mathematical thinking which is the way of action on sensory experience to the first logical-mathematical structuring undertaken by the subject. Aiming the contribution to Epistemology and the Theory of Knowledge, we hope to explain, therefore, as the Operating Logic (the logic of operations natural thought of the subject), proposed by Piaget in the Treaty and in the Essay, can be used in the particular case of the propositional function... (Complete abstract click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tassinari, Ricardo Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Rafael dos Reis [UNESP]2014-06-11T19:25:28Z2014-06-11T19:25:28Z2011-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis111 f. : il.application/pdfFERREIRA, Rafael dos Reis. Sobre o uso da função proposicional e sua gênese segundo a epistemologia genética. 2011. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/91777000648430ferreira_rr_me_mar.pdf33004110041P152847411414576300000-0003-1026-730XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T17:50:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91777Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T17:50:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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