Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samuel Fraga da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosa, Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272250
Resumo: Esta pesquisa de caráter qualitativo investiga como os Números Inteiros ganham sentindo em uma aula de matemáticana perspectiva STEAM com Tecnologias Digitais. Como resultados, os Números Inteiros, nessa prática, ganham sentido na educação STEAM já que relações interdisciplinares são estabelecidas pelos estudantes, como a relação entre matemática e ciências ao identificar a associação entre a temperatura e o número inteiro, assim como, entre matemática e artes ao se associar cores frias e quentes comosInteiros. A materialidade de sentidos emerge com a experiência-com-o-Windyna constituição do conhecimento matemático.
id UFRGS-2_2d4ab7e6acc306485cc987923e200a68
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272250
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Samuel Fraga daRosa, Maurício2024-02-28T05:02:40Z20221815-0640http://hdl.handle.net/10183/272250001196151Esta pesquisa de caráter qualitativo investiga como os Números Inteiros ganham sentindo em uma aula de matemáticana perspectiva STEAM com Tecnologias Digitais. Como resultados, os Números Inteiros, nessa prática, ganham sentido na educação STEAM já que relações interdisciplinares são estabelecidas pelos estudantes, como a relação entre matemática e ciências ao identificar a associação entre a temperatura e o número inteiro, assim como, entre matemática e artes ao se associar cores frias e quentes comosInteiros. A materialidade de sentidos emerge com a experiência-com-o-Windyna constituição do conhecimento matemático.This qualitative research investigates how the Whole Numbers receivemeanings ina mathematics classroom throughSTEAM approach with Digital Technologies. As results, Whole Numbers, in this practice, make sense in STEAM education wheninterdisciplinary relationships are established by students, such as the relationship between mathematics and science when identifying the association between temperature and the Whole Numbers, as well as between mathematics and arts by associating cold and warm colors with Whole Numbers. The materiality of meanings emerges with the experience-with-the-Windy in the constitution of mathematical knowledge.Esta investigación cualitativa investiga cómo los números enteros adquieren significado en una clase de matemáticas desde una perspectiva STEAM con tecnologías digitales.Como resultado, los números enteros, en esta práctica, tienen sentido en la educaciónSTEAM, ya que los estudiantes establecen relaciones interdisciplinarias, como la relación entre matemáticas y ciencias al identificar la asociación entre temperatura y el número entero, así como entre matemáticas y artes al asociar colores fríos y cálidoscon números enteros. La materialidad de los significados emerge con la experiencia-con-el-Windyen la constitución del conocimiento matemático.application/pdfporUnión. Revista iberoamericana de educación matemática. Andujar, España. n. 66 (Dic. 2022), p. 1-21Ensino fundamentalMatemáticaTecnologia digitalMathematics educationSTEAMInterdisciplinaryElementary schoolEducación matemáticaSTEAMInterdisciplinariaEscuela primariaEducación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitalesEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196151.pdf.txt001196151.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272250/2/001196151.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001196151.pdfTexto completoapplication/pdf8883430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272250/1/001196151.pdf6fb63a29098e3e3752479fd0486a4620MD5110183/2722502024-02-29 04:58:01.166483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-29T07:58:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales
title Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales
spellingShingle Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales
Silva, Samuel Fraga da
Ensino fundamental
Matemática
Tecnologia digital
Mathematics education
STEAM
Interdisciplinary
Elementary school
Educación matemática
STEAM
Interdisciplinaria
Escuela primaria
title_short Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales
title_full Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales
title_fullStr Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales
title_full_unstemmed Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales
title_sort Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales
author Silva, Samuel Fraga da
author_facet Silva, Samuel Fraga da
Rosa, Maurício
author_role author
author2 Rosa, Maurício
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Samuel Fraga da
Rosa, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Matemática
Tecnologia digital
topic Ensino fundamental
Matemática
Tecnologia digital
Mathematics education
STEAM
Interdisciplinary
Elementary school
Educación matemática
STEAM
Interdisciplinaria
Escuela primaria
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education
STEAM
Interdisciplinary
Elementary school
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación matemática
STEAM
Interdisciplinaria
Escuela primaria
description Esta pesquisa de caráter qualitativo investiga como os Números Inteiros ganham sentindo em uma aula de matemáticana perspectiva STEAM com Tecnologias Digitais. Como resultados, os Números Inteiros, nessa prática, ganham sentido na educação STEAM já que relações interdisciplinares são estabelecidas pelos estudantes, como a relação entre matemática e ciências ao identificar a associação entre a temperatura e o número inteiro, assim como, entre matemática e artes ao se associar cores frias e quentes comosInteiros. A materialidade de sentidos emerge com a experiência-com-o-Windyna constituição do conhecimento matemático.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T05:02:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272250
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1815-0640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001196151
identifier_str_mv 1815-0640
001196151
url http://hdl.handle.net/10183/272250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Unión. Revista iberoamericana de educación matemática. Andujar, España. n. 66 (Dic. 2022), p. 1-21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272250/2/001196151.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272250/1/001196151.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
6fb63a29098e3e3752479fd0486a4620
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225111820304384