Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272250 |
Resumo: | Esta pesquisa de caráter qualitativo investiga como os Números Inteiros ganham sentindo em uma aula de matemáticana perspectiva STEAM com Tecnologias Digitais. Como resultados, os Números Inteiros, nessa prática, ganham sentido na educação STEAM já que relações interdisciplinares são estabelecidas pelos estudantes, como a relação entre matemática e ciências ao identificar a associação entre a temperatura e o número inteiro, assim como, entre matemática e artes ao se associar cores frias e quentes comosInteiros. A materialidade de sentidos emerge com a experiência-com-o-Windyna constituição do conhecimento matemático. |
id |
UFRGS-2_2d4ab7e6acc306485cc987923e200a68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272250 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Samuel Fraga daRosa, Maurício2024-02-28T05:02:40Z20221815-0640http://hdl.handle.net/10183/272250001196151Esta pesquisa de caráter qualitativo investiga como os Números Inteiros ganham sentindo em uma aula de matemáticana perspectiva STEAM com Tecnologias Digitais. Como resultados, os Números Inteiros, nessa prática, ganham sentido na educação STEAM já que relações interdisciplinares são estabelecidas pelos estudantes, como a relação entre matemática e ciências ao identificar a associação entre a temperatura e o número inteiro, assim como, entre matemática e artes ao se associar cores frias e quentes comosInteiros. A materialidade de sentidos emerge com a experiência-com-o-Windyna constituição do conhecimento matemático.This qualitative research investigates how the Whole Numbers receivemeanings ina mathematics classroom throughSTEAM approach with Digital Technologies. As results, Whole Numbers, in this practice, make sense in STEAM education wheninterdisciplinary relationships are established by students, such as the relationship between mathematics and science when identifying the association between temperature and the Whole Numbers, as well as between mathematics and arts by associating cold and warm colors with Whole Numbers. The materiality of meanings emerges with the experience-with-the-Windy in the constitution of mathematical knowledge.Esta investigación cualitativa investiga cómo los números enteros adquieren significado en una clase de matemáticas desde una perspectiva STEAM con tecnologías digitales.Como resultado, los números enteros, en esta práctica, tienen sentido en la educaciónSTEAM, ya que los estudiantes establecen relaciones interdisciplinarias, como la relación entre matemáticas y ciencias al identificar la asociación entre temperatura y el número entero, así como entre matemáticas y artes al asociar colores fríos y cálidoscon números enteros. La materialidad de los significados emerge con la experiencia-con-el-Windyen la constitución del conocimiento matemático.application/pdfporUnión. Revista iberoamericana de educación matemática. Andujar, España. n. 66 (Dic. 2022), p. 1-21Ensino fundamentalMatemáticaTecnologia digitalMathematics educationSTEAMInterdisciplinaryElementary schoolEducación matemáticaSTEAMInterdisciplinariaEscuela primariaEducación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitalesEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196151.pdf.txt001196151.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272250/2/001196151.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001196151.pdfTexto completoapplication/pdf8883430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272250/1/001196151.pdf6fb63a29098e3e3752479fd0486a4620MD5110183/2722502024-02-29 04:58:01.166483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-29T07:58:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales |
title |
Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales |
spellingShingle |
Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales Silva, Samuel Fraga da Ensino fundamental Matemática Tecnologia digital Mathematics education STEAM Interdisciplinary Elementary school Educación matemática STEAM Interdisciplinaria Escuela primaria |
title_short |
Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales |
title_full |
Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales |
title_fullStr |
Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales |
title_full_unstemmed |
Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales |
title_sort |
Educación matemática STEAM : dando sentido a los números enteros con las tecnologías digitales |
author |
Silva, Samuel Fraga da |
author_facet |
Silva, Samuel Fraga da Rosa, Maurício |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Maurício |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Samuel Fraga da Rosa, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Matemática Tecnologia digital |
topic |
Ensino fundamental Matemática Tecnologia digital Mathematics education STEAM Interdisciplinary Elementary school Educación matemática STEAM Interdisciplinaria Escuela primaria |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics education STEAM Interdisciplinary Elementary school |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación matemática STEAM Interdisciplinaria Escuela primaria |
description |
Esta pesquisa de caráter qualitativo investiga como os Números Inteiros ganham sentindo em uma aula de matemáticana perspectiva STEAM com Tecnologias Digitais. Como resultados, os Números Inteiros, nessa prática, ganham sentido na educação STEAM já que relações interdisciplinares são estabelecidas pelos estudantes, como a relação entre matemática e ciências ao identificar a associação entre a temperatura e o número inteiro, assim como, entre matemática e artes ao se associar cores frias e quentes comosInteiros. A materialidade de sentidos emerge com a experiência-com-o-Windyna constituição do conhecimento matemático. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-28T05:02:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/272250 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1815-0640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001196151 |
identifier_str_mv |
1815-0640 001196151 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/272250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Unión. Revista iberoamericana de educación matemática. Andujar, España. n. 66 (Dic. 2022), p. 1-21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272250/2/001196151.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272250/1/001196151.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 6fb63a29098e3e3752479fd0486a4620 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225111820304384 |