Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werneck, Eduardo Petry Terra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194997
Resumo: O mercado de cursos preparatórios para concursos públicos sofreu diversas mudanças nos últimos anos, em decorrência dos avanços tecnológicos aplicados na área da educação. Com a facilidade da disseminação do conhecimento, a concorrência no mercado se torna cada vez mais elevada, sendo imprescindível conhecer os desejos e necessidades dos estudantes para a obtenção de uma vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente estudo buscou explorar o processo de decisão de compra do consumidor de cursos preparatórios, por meio de duas pesquisas: uma exploratória qualitativa, implementada a partir de entrevistas em profundidade com oito pessoas, e outra conclusiva descritiva de caráter quantitativo, conduzida a partir de um questionário de autopreenchimento respondido por 132 pessoas. Os resultados obtidos demonstram a ampla adoção dos cursos à distância pelos consumidores, bem como a preferência pela internet como meio de busca de informações e realização da compra. Ademais, os dados indicam que os principais atributos buscados pelos estudantes são a qualidade dos professores e dos materiais disponibilizados, em consonância com os resultados obtidos por Andrade (2011). Ao final, são exploradas implicações gerenciais do presente trabalho, bem como sugestões para futuras pesquisas.
id UFRGS-2_2d7dd750f2a7fe8f5a451087c4a52e90
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194997
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Werneck, Eduardo Petry TerraSilveira, Teniza da2019-06-04T02:36:38Z2018http://hdl.handle.net/10183/194997001091184O mercado de cursos preparatórios para concursos públicos sofreu diversas mudanças nos últimos anos, em decorrência dos avanços tecnológicos aplicados na área da educação. Com a facilidade da disseminação do conhecimento, a concorrência no mercado se torna cada vez mais elevada, sendo imprescindível conhecer os desejos e necessidades dos estudantes para a obtenção de uma vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente estudo buscou explorar o processo de decisão de compra do consumidor de cursos preparatórios, por meio de duas pesquisas: uma exploratória qualitativa, implementada a partir de entrevistas em profundidade com oito pessoas, e outra conclusiva descritiva de caráter quantitativo, conduzida a partir de um questionário de autopreenchimento respondido por 132 pessoas. Os resultados obtidos demonstram a ampla adoção dos cursos à distância pelos consumidores, bem como a preferência pela internet como meio de busca de informações e realização da compra. Ademais, os dados indicam que os principais atributos buscados pelos estudantes são a qualidade dos professores e dos materiais disponibilizados, em consonância com os resultados obtidos por Andrade (2011). Ao final, são exploradas implicações gerenciais do presente trabalho, bem como sugestões para futuras pesquisas.The market of preparatory courses for public tenders has undergone several changes in recent years, due to the technological advances applied in the area of education. With the ease of dissemination of knowledge, market competition becomes increasingly higher, being essential to know the students' desires and needs to obtain a competitive advantage. In this context, the present study sought to explore the consumer purchasing decision process of preparatory courses, through two surveys: a qualitative exploratory, implemented from in-depth interviews with eight people, and another conclusive descriptive of quantitative character, conducted by a self-filling questionnaire answered by 132 people. The results obtained demonstrate the wide adoption of distance courses by consumers, as well as the preference for the Internet as a means of searching for information and making the purchase. In addition, the data indicate that the main attributes sought by the students are the quality of the teachers and the materials available, in line with the results obtained by Andrade (2011). At the end, we explore the management implications of the present work, as well as suggestions for future research.application/pdfporDecisão de compraPreparatory coursePurchase decision processPublic tenderProcesso de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091184.pdf.txt001091184.pdf.txtExtracted Texttext/plain105069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194997/2/001091184.pdf.txt702279bf2d542e9b978e0b89bddfc89eMD52ORIGINAL001091184.pdfTexto completoapplication/pdf1868480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194997/1/001091184.pdfc55ccef57cef2cc47616667d247cc5adMD5110183/1949972019-06-05 02:33:36.077407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194997Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-05T05:33:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos
title Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos
spellingShingle Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos
Werneck, Eduardo Petry Terra
Decisão de compra
Preparatory course
Purchase decision process
Public tender
title_short Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos
title_full Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos
title_fullStr Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos
title_full_unstemmed Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos
title_sort Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos
author Werneck, Eduardo Petry Terra
author_facet Werneck, Eduardo Petry Terra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Werneck, Eduardo Petry Terra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.por.fl_str_mv Decisão de compra
topic Decisão de compra
Preparatory course
Purchase decision process
Public tender
dc.subject.eng.fl_str_mv Preparatory course
Purchase decision process
Public tender
description O mercado de cursos preparatórios para concursos públicos sofreu diversas mudanças nos últimos anos, em decorrência dos avanços tecnológicos aplicados na área da educação. Com a facilidade da disseminação do conhecimento, a concorrência no mercado se torna cada vez mais elevada, sendo imprescindível conhecer os desejos e necessidades dos estudantes para a obtenção de uma vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente estudo buscou explorar o processo de decisão de compra do consumidor de cursos preparatórios, por meio de duas pesquisas: uma exploratória qualitativa, implementada a partir de entrevistas em profundidade com oito pessoas, e outra conclusiva descritiva de caráter quantitativo, conduzida a partir de um questionário de autopreenchimento respondido por 132 pessoas. Os resultados obtidos demonstram a ampla adoção dos cursos à distância pelos consumidores, bem como a preferência pela internet como meio de busca de informações e realização da compra. Ademais, os dados indicam que os principais atributos buscados pelos estudantes são a qualidade dos professores e dos materiais disponibilizados, em consonância com os resultados obtidos por Andrade (2011). Ao final, são exploradas implicações gerenciais do presente trabalho, bem como sugestões para futuras pesquisas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-04T02:36:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194997
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091184
url http://hdl.handle.net/10183/194997
identifier_str_mv 001091184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194997/2/001091184.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194997/1/001091184.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 702279bf2d542e9b978e0b89bddfc89e
c55ccef57cef2cc47616667d247cc5ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447242824220672