Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194997 |
Resumo: | O mercado de cursos preparatórios para concursos públicos sofreu diversas mudanças nos últimos anos, em decorrência dos avanços tecnológicos aplicados na área da educação. Com a facilidade da disseminação do conhecimento, a concorrência no mercado se torna cada vez mais elevada, sendo imprescindível conhecer os desejos e necessidades dos estudantes para a obtenção de uma vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente estudo buscou explorar o processo de decisão de compra do consumidor de cursos preparatórios, por meio de duas pesquisas: uma exploratória qualitativa, implementada a partir de entrevistas em profundidade com oito pessoas, e outra conclusiva descritiva de caráter quantitativo, conduzida a partir de um questionário de autopreenchimento respondido por 132 pessoas. Os resultados obtidos demonstram a ampla adoção dos cursos à distância pelos consumidores, bem como a preferência pela internet como meio de busca de informações e realização da compra. Ademais, os dados indicam que os principais atributos buscados pelos estudantes são a qualidade dos professores e dos materiais disponibilizados, em consonância com os resultados obtidos por Andrade (2011). Ao final, são exploradas implicações gerenciais do presente trabalho, bem como sugestões para futuras pesquisas. |
id |
UFRGS-2_2d7dd750f2a7fe8f5a451087c4a52e90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194997 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Werneck, Eduardo Petry TerraSilveira, Teniza da2019-06-04T02:36:38Z2018http://hdl.handle.net/10183/194997001091184O mercado de cursos preparatórios para concursos públicos sofreu diversas mudanças nos últimos anos, em decorrência dos avanços tecnológicos aplicados na área da educação. Com a facilidade da disseminação do conhecimento, a concorrência no mercado se torna cada vez mais elevada, sendo imprescindível conhecer os desejos e necessidades dos estudantes para a obtenção de uma vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente estudo buscou explorar o processo de decisão de compra do consumidor de cursos preparatórios, por meio de duas pesquisas: uma exploratória qualitativa, implementada a partir de entrevistas em profundidade com oito pessoas, e outra conclusiva descritiva de caráter quantitativo, conduzida a partir de um questionário de autopreenchimento respondido por 132 pessoas. Os resultados obtidos demonstram a ampla adoção dos cursos à distância pelos consumidores, bem como a preferência pela internet como meio de busca de informações e realização da compra. Ademais, os dados indicam que os principais atributos buscados pelos estudantes são a qualidade dos professores e dos materiais disponibilizados, em consonância com os resultados obtidos por Andrade (2011). Ao final, são exploradas implicações gerenciais do presente trabalho, bem como sugestões para futuras pesquisas.The market of preparatory courses for public tenders has undergone several changes in recent years, due to the technological advances applied in the area of education. With the ease of dissemination of knowledge, market competition becomes increasingly higher, being essential to know the students' desires and needs to obtain a competitive advantage. In this context, the present study sought to explore the consumer purchasing decision process of preparatory courses, through two surveys: a qualitative exploratory, implemented from in-depth interviews with eight people, and another conclusive descriptive of quantitative character, conducted by a self-filling questionnaire answered by 132 people. The results obtained demonstrate the wide adoption of distance courses by consumers, as well as the preference for the Internet as a means of searching for information and making the purchase. In addition, the data indicate that the main attributes sought by the students are the quality of the teachers and the materials available, in line with the results obtained by Andrade (2011). At the end, we explore the management implications of the present work, as well as suggestions for future research.application/pdfporDecisão de compraPreparatory coursePurchase decision processPublic tenderProcesso de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091184.pdf.txt001091184.pdf.txtExtracted Texttext/plain105069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194997/2/001091184.pdf.txt702279bf2d542e9b978e0b89bddfc89eMD52ORIGINAL001091184.pdfTexto completoapplication/pdf1868480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194997/1/001091184.pdfc55ccef57cef2cc47616667d247cc5adMD5110183/1949972019-06-05 02:33:36.077407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194997Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-05T05:33:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos |
title |
Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos |
spellingShingle |
Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos Werneck, Eduardo Petry Terra Decisão de compra Preparatory course Purchase decision process Public tender |
title_short |
Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos |
title_full |
Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos |
title_fullStr |
Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos |
title_full_unstemmed |
Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos |
title_sort |
Processo de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicos |
author |
Werneck, Eduardo Petry Terra |
author_facet |
Werneck, Eduardo Petry Terra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Werneck, Eduardo Petry Terra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Teniza da |
contributor_str_mv |
Silveira, Teniza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decisão de compra |
topic |
Decisão de compra Preparatory course Purchase decision process Public tender |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Preparatory course Purchase decision process Public tender |
description |
O mercado de cursos preparatórios para concursos públicos sofreu diversas mudanças nos últimos anos, em decorrência dos avanços tecnológicos aplicados na área da educação. Com a facilidade da disseminação do conhecimento, a concorrência no mercado se torna cada vez mais elevada, sendo imprescindível conhecer os desejos e necessidades dos estudantes para a obtenção de uma vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente estudo buscou explorar o processo de decisão de compra do consumidor de cursos preparatórios, por meio de duas pesquisas: uma exploratória qualitativa, implementada a partir de entrevistas em profundidade com oito pessoas, e outra conclusiva descritiva de caráter quantitativo, conduzida a partir de um questionário de autopreenchimento respondido por 132 pessoas. Os resultados obtidos demonstram a ampla adoção dos cursos à distância pelos consumidores, bem como a preferência pela internet como meio de busca de informações e realização da compra. Ademais, os dados indicam que os principais atributos buscados pelos estudantes são a qualidade dos professores e dos materiais disponibilizados, em consonância com os resultados obtidos por Andrade (2011). Ao final, são exploradas implicações gerenciais do presente trabalho, bem como sugestões para futuras pesquisas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-04T02:36:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194997 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091184 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194997 |
identifier_str_mv |
001091184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194997/2/001091184.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194997/1/001091184.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
702279bf2d542e9b978e0b89bddfc89e c55ccef57cef2cc47616667d247cc5ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447242824220672 |