Clube de leitura com Matemática : uma prática com alunos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stachelski, Alessandra Heckler
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231320
Resumo: Este trabalho aborda possíveis relações entre Matemática e Literatura, presentes em diferentes livros de ficção, com intuito de utilizar dessas relações para incentivar investigações matemáticas com alunos do Ensino Médio regular. Realizou-se uma prática pedagógica realizada no decorrer de três encontros no formato virtual, com cinco alunos (que gostam de literatura) do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt — situada no bairro Menino Deus, no município de Porto Alegre. Através desta prática, utilizando romances matemáticos, foi possível descobrir e investigar diferentes possibilidades de articulação entre matemática e literatura, bem como se tais práticas instigam a curiosidade dos alunos com relação à matemática escolar. Também se utilizou de um inventário para categorizar romances matemáticos em suas diferentes formas de ver matemática nos livros. Por meio desta categorização, expôs-se diversos títulos, suas sinopses e algumas observações sobre as possibilidades de trabalhar matemática a partir deles — contribuindo para que futuros pesquisadores desta temática possam encontrar novos e diferentes exemplos de utilizar literatura para se trabalhar matemática em diferentes níveis escolares. Se constatou a importância de utilizar livros que possam ter relação com a realidade do aluno, bem como a necessidade de um planejamento que abrange um bom trecho de livro, um problema matemático pertinente e que se lide com o ambiente que se está inserido — dado que neste trabalho a proposta didática precisou ser adaptada para o formato virtual devido às consequências da pandemia da COVID-19. Este trabalho pretende ampliar e compartilhar discussões sobre este amplo tema que é matemática e literatura, e por isso se reforça a possibilidade de utilizar práticas, como a desta pesquisa, na escola básica regular, inclusive no Ensino Fundamental.
id UFRGS-2_2d9c87d94fcabb4f3ffbfd6266098d09
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231320
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stachelski, Alessandra HecklerStormowski, Vandoir2021-10-27T04:26:29Z2021http://hdl.handle.net/10183/231320001132107Este trabalho aborda possíveis relações entre Matemática e Literatura, presentes em diferentes livros de ficção, com intuito de utilizar dessas relações para incentivar investigações matemáticas com alunos do Ensino Médio regular. Realizou-se uma prática pedagógica realizada no decorrer de três encontros no formato virtual, com cinco alunos (que gostam de literatura) do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt — situada no bairro Menino Deus, no município de Porto Alegre. Através desta prática, utilizando romances matemáticos, foi possível descobrir e investigar diferentes possibilidades de articulação entre matemática e literatura, bem como se tais práticas instigam a curiosidade dos alunos com relação à matemática escolar. Também se utilizou de um inventário para categorizar romances matemáticos em suas diferentes formas de ver matemática nos livros. Por meio desta categorização, expôs-se diversos títulos, suas sinopses e algumas observações sobre as possibilidades de trabalhar matemática a partir deles — contribuindo para que futuros pesquisadores desta temática possam encontrar novos e diferentes exemplos de utilizar literatura para se trabalhar matemática em diferentes níveis escolares. Se constatou a importância de utilizar livros que possam ter relação com a realidade do aluno, bem como a necessidade de um planejamento que abrange um bom trecho de livro, um problema matemático pertinente e que se lide com o ambiente que se está inserido — dado que neste trabalho a proposta didática precisou ser adaptada para o formato virtual devido às consequências da pandemia da COVID-19. Este trabalho pretende ampliar e compartilhar discussões sobre este amplo tema que é matemática e literatura, e por isso se reforça a possibilidade de utilizar práticas, como a desta pesquisa, na escola básica regular, inclusive no Ensino Fundamental.This work addresses possible relations between Mathematics and Literature, which are present in different novels, in order to use these relations for mathematical investigations with regular high school students. A pedagogical practice was carried out in the course of three meetings in a virtual format, with five students (who like literature) from the High School of Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt — located in the Menino Deus neighborhood, in the city of Porto Alegre. Through this practice, using mathematical novels, it was possible to discover alternatives for the articulation between mathematics and literature, as well as whether such practices instigate students' curiosity regarding school mathematics. Also, an inventory was used to categorize mathematical novels in their different ways of viewing mathematics in books. Through this categorization, several titles, their synopses and some tips on the possibilities of working on mathematics from them were shown - contributing so that future researchers of this theme can find new and different examples of using literature to work mathematics at different school levels. It was noted the importance of using novels that may be related to the student's reality, as well as the need for a planning that covers a good excerpt of that book, a relevant mathematical problem and that can handle with the environment that is inserted - given that in this research the didactic proposal needed to be adapted to the virtual format due to the consequences of the COVID-19 pandemic. This work intends to expand and share discussions on this broad topic, which is mathematics and literature, and for this reason the possibility of using practices, such as this research, is reinforced in the regular basic school, including elementary school.application/pdfporLiteraturaRomanceInterdisciplinaridadeMathematicsLiteratureMathematical novelsInterdisciplinarityClube de leitura com Matemática : uma prática com alunos do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132107.pdf.txt001132107.pdf.txtExtracted Texttext/plain145930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231320/2/001132107.pdf.txt651117ad86847694decb146421f00422MD52ORIGINAL001132107.pdfTexto completoapplication/pdf6740700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231320/1/001132107.pdfeae81938b653935c6cb4e12d9b979c7cMD5110183/2313202021-11-20 06:05:35.16169oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231320Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:05:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Clube de leitura com Matemática : uma prática com alunos do Ensino Médio
title Clube de leitura com Matemática : uma prática com alunos do Ensino Médio
spellingShingle Clube de leitura com Matemática : uma prática com alunos do Ensino Médio
Stachelski, Alessandra Heckler
Literatura
Romance
Interdisciplinaridade
Mathematics
Literature
Mathematical novels
Interdisciplinarity
title_short Clube de leitura com Matemática : uma prática com alunos do Ensino Médio
title_full Clube de leitura com Matemática : uma prática com alunos do Ensino Médio
title_fullStr Clube de leitura com Matemática : uma prática com alunos do Ensino Médio
title_full_unstemmed Clube de leitura com Matemática : uma prática com alunos do Ensino Médio
title_sort Clube de leitura com Matemática : uma prática com alunos do Ensino Médio
author Stachelski, Alessandra Heckler
author_facet Stachelski, Alessandra Heckler
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stachelski, Alessandra Heckler
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stormowski, Vandoir
contributor_str_mv Stormowski, Vandoir
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Romance
Interdisciplinaridade
topic Literatura
Romance
Interdisciplinaridade
Mathematics
Literature
Mathematical novels
Interdisciplinarity
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics
Literature
Mathematical novels
Interdisciplinarity
description Este trabalho aborda possíveis relações entre Matemática e Literatura, presentes em diferentes livros de ficção, com intuito de utilizar dessas relações para incentivar investigações matemáticas com alunos do Ensino Médio regular. Realizou-se uma prática pedagógica realizada no decorrer de três encontros no formato virtual, com cinco alunos (que gostam de literatura) do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt — situada no bairro Menino Deus, no município de Porto Alegre. Através desta prática, utilizando romances matemáticos, foi possível descobrir e investigar diferentes possibilidades de articulação entre matemática e literatura, bem como se tais práticas instigam a curiosidade dos alunos com relação à matemática escolar. Também se utilizou de um inventário para categorizar romances matemáticos em suas diferentes formas de ver matemática nos livros. Por meio desta categorização, expôs-se diversos títulos, suas sinopses e algumas observações sobre as possibilidades de trabalhar matemática a partir deles — contribuindo para que futuros pesquisadores desta temática possam encontrar novos e diferentes exemplos de utilizar literatura para se trabalhar matemática em diferentes níveis escolares. Se constatou a importância de utilizar livros que possam ter relação com a realidade do aluno, bem como a necessidade de um planejamento que abrange um bom trecho de livro, um problema matemático pertinente e que se lide com o ambiente que se está inserido — dado que neste trabalho a proposta didática precisou ser adaptada para o formato virtual devido às consequências da pandemia da COVID-19. Este trabalho pretende ampliar e compartilhar discussões sobre este amplo tema que é matemática e literatura, e por isso se reforça a possibilidade de utilizar práticas, como a desta pesquisa, na escola básica regular, inclusive no Ensino Fundamental.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-27T04:26:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231320
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132107
url http://hdl.handle.net/10183/231320
identifier_str_mv 001132107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231320/2/001132107.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231320/1/001132107.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 651117ad86847694decb146421f00422
eae81938b653935c6cb4e12d9b979c7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224614725025792