Gestão da educação superior, bem público e social : novos contextos, novas estratégias Higher education management, public and social good : new contexts, new strategies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lauxen, Sirlei de Lourdes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Franco, Sérgio Roberto Kieling, Franco, Maria Estela Dal Pai
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256532
Resumo: O trabalho discute as relações Sul-Sul a partir de indicativos de Educação Superior como bem público e social, em três tipos de universidades: duas brasileiras, a primeira pública, de grande porte, orientada para a pesquisa e classe mundial; a segunda privada, mas comunitária, de porte médio, articulada para o desenvolvimento regional; a terceira faz parte do continente africano orientada para a inserção e desenvolvimento de região entre ilhas e de desigualdades sócio educacionais, em Cabo Verde. Objetiva caracterizar e configurar as três instituições em seu movimento propositivo da educação como Bem público e social, com destaque na gestão estratégica e suas potencialidades de contribuições mútuas. A abordagem teórico-metodológica faz uso da análise de documentos institucionais e de entrevistas de gestores e de pesquisadores que analisam e investigam pelo menos uma das universidades em pauta. Tem-se em mira permitir que a formação de nível superior faça eco das diversidades próprias de um país com as características geográficas de Cabo Verde. A análise e os encaminhamentosconclusivos são discutidos a luz de documentos internacionais que privilegiam propostas inovadoras e articuladoras para o desenvolvimento sustentável e inclusivo como do CRES 2018 e seus planos subsequentes
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