Teoria de filas : analisando o fluxo de atendimento e o número de atendentes em um supermercado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29741 |
Resumo: | Com o surgimento de grandes aglomerados populacionais surgiu na sociedade moderna um empecilho para o bom fluxo de recursos, as filas. Sejam elas em uma sinaleira, em num banco ou um supermercado, as filas causam desconforto e perda de receitas, tanto para os fornecedores como para os consumidores. Neste estudo, foi aplicado a Teoria de Filas para analisar o problema de congestão em caixas de supermercados. Dois modelos foram explorados (i) representar o sistema por meio de um simples modelo M/M/s de fila única, onde s é o número de caixas disponíveis e (ii) representar o sistema por m modelos M/M/1, paralelos e independentes. Para analisar o desempenho destes modelos foi realizado um estudo de caso no Supermercado Bevilaqua, localizado na cidade de Faxinal do Soturno, interior do Rio Grande do Sul. Os resultados mostraram que o modelo (ii) é o que melhor se adapta à atual realidade da empresa apesar do modelo (ii) ter um bom desempenho, mas ser inviável por exigir um grande espaço para a fila de espera. |
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Doile, Luiz Fernando PachecoJanissek-Muniz, RaquelStefanello, Marinês2011-06-25T06:01:32Z2010http://hdl.handle.net/10183/29741000779029Com o surgimento de grandes aglomerados populacionais surgiu na sociedade moderna um empecilho para o bom fluxo de recursos, as filas. Sejam elas em uma sinaleira, em num banco ou um supermercado, as filas causam desconforto e perda de receitas, tanto para os fornecedores como para os consumidores. Neste estudo, foi aplicado a Teoria de Filas para analisar o problema de congestão em caixas de supermercados. Dois modelos foram explorados (i) representar o sistema por meio de um simples modelo M/M/s de fila única, onde s é o número de caixas disponíveis e (ii) representar o sistema por m modelos M/M/1, paralelos e independentes. Para analisar o desempenho destes modelos foi realizado um estudo de caso no Supermercado Bevilaqua, localizado na cidade de Faxinal do Soturno, interior do Rio Grande do Sul. Os resultados mostraram que o modelo (ii) é o que melhor se adapta à atual realidade da empresa apesar do modelo (ii) ter um bom desempenho, mas ser inviável por exigir um grande espaço para a fila de espera.application/pdfporSupermercadosAtendimento ao consumidorTeoria de filas : analisando o fluxo de atendimento e o número de atendentes em um supermercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000779029.pdf000779029.pdfTexto completoapplication/pdf420188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29741/1/000779029.pdf28c1a0e4f2eaa25d592fe31e3ee1a1ecMD51TEXT000779029.pdf.txt000779029.pdf.txtExtracted Texttext/plain78663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29741/2/000779029.pdf.txt5121672c966b9edb1ef79dc930f8e708MD52THUMBNAIL000779029.pdf.jpg000779029.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29741/3/000779029.pdf.jpg262a197d0723fb0e735035c0836a9afbMD5310183/297412018-10-10 07:40:32.099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29741Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:40:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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