Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3938 |
Resumo: | Este artigo apresenta alguns dos principais dilemas da gestão escolar em instituições públicas de Educação Infantil no município do Recife-PE. O texto resulta de uma pesquisa, de caráter qualitativo, que envolveu 10 (dez) gestoras de instituições de educação infantil da rede municipal. As profissionais foram ouvidas por meio de entrevista semiestruturada. O corpus, analisado com apoio da técnica de análise de conteúdo, indicou como principais obstáculos vivenciados pelas entrevistadas no exercício da gestão: falta de envolvimento dos profissionais com o trabalho pedagógico; escassez de recursos materiais e financeiros; dificuldades de comunicação com o sistema municipal e insuficiência de vagas para atender as demandas. Entendemos que ao se explicitar os dilemas da gestão na educação infantil podemos contribuir para intensificar o debate sobre as problemáticas ainda presentes nesse campo de atuação. |
id |
UNOCHAPO-1_dee56bfcdfb0f72ac7cccdee3e6144e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3938 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da práticaSatisfação. Atendimento. Supermercado. Consumidor.Este artigo apresenta alguns dos principais dilemas da gestão escolar em instituições públicas de Educação Infantil no município do Recife-PE. O texto resulta de uma pesquisa, de caráter qualitativo, que envolveu 10 (dez) gestoras de instituições de educação infantil da rede municipal. As profissionais foram ouvidas por meio de entrevista semiestruturada. O corpus, analisado com apoio da técnica de análise de conteúdo, indicou como principais obstáculos vivenciados pelas entrevistadas no exercício da gestão: falta de envolvimento dos profissionais com o trabalho pedagógico; escassez de recursos materiais e financeiros; dificuldades de comunicação com o sistema municipal e insuficiência de vagas para atender as demandas. Entendemos que ao se explicitar os dilemas da gestão na educação infantil podemos contribuir para intensificar o debate sobre as problemáticas ainda presentes nesse campo de atuação. Unochapecó2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/393810.22196/rp.v21i0.3938Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 250-265Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 250-2651984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3938/2736Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Laeda Bezerra2019-12-20T17:54:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3938Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática |
title |
Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática |
spellingShingle |
Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática Machado, Laeda Bezerra Satisfação. Atendimento. Supermercado. Consumidor. |
title_short |
Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática |
title_full |
Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática |
title_fullStr |
Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática |
title_full_unstemmed |
Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática |
title_sort |
Gestão das instituições de educação infantil: dilemas da prática |
author |
Machado, Laeda Bezerra |
author_facet |
Machado, Laeda Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Laeda Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação. Atendimento. Supermercado. Consumidor. |
topic |
Satisfação. Atendimento. Supermercado. Consumidor. |
description |
Este artigo apresenta alguns dos principais dilemas da gestão escolar em instituições públicas de Educação Infantil no município do Recife-PE. O texto resulta de uma pesquisa, de caráter qualitativo, que envolveu 10 (dez) gestoras de instituições de educação infantil da rede municipal. As profissionais foram ouvidas por meio de entrevista semiestruturada. O corpus, analisado com apoio da técnica de análise de conteúdo, indicou como principais obstáculos vivenciados pelas entrevistadas no exercício da gestão: falta de envolvimento dos profissionais com o trabalho pedagógico; escassez de recursos materiais e financeiros; dificuldades de comunicação com o sistema municipal e insuficiência de vagas para atender as demandas. Entendemos que ao se explicitar os dilemas da gestão na educação infantil podemos contribuir para intensificar o debate sobre as problemáticas ainda presentes nesse campo de atuação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3938 10.22196/rp.v21i0.3938 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3938 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v21i0.3938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3938/2736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 250-265 Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 250-265 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994252750848 |