Neoloeitores em ambiente digital : usando tecnologias para recriar textos literários no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgueiro, Caroline Pinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95946
Resumo: Este trabalho apresenta a adaptação do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, realizada por alunos do ensino médio, para ambiente digital, realizado por / para o público neoleitor. No atual contexto educacional é visível a dificuldade da leitura literária, bem como o desenvolvimento da escrita. Levando-se isso em consideração, os avanços e a propagação das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), no cenário educacional, essas são ferramentas importantes para sanar tal dificuldade. As amostras da avaliação realizadas pelos alunos, ao término da adaptação, evidenciam que os alunos leem, gostam de ler e acima de tudo produzem desde que haja interação com o texto lido. Para isso, realizou-se um estudo exploratório e para embasamento teórico desse trabalho utilizou-se os seguintes teóricos: Chartier, Lévy, Bakhtin, entre outros. Este trabalho, portanto, poderá colaborar, futuramente, para com outros professores que também tenham preocupação com a aquisição da leitura e da escrita, em ambientes digitais.
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spelling Salgueiro, Caroline PintoAlves, Evandro2014-06-03T02:03:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/95946000912210Este trabalho apresenta a adaptação do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, realizada por alunos do ensino médio, para ambiente digital, realizado por / para o público neoleitor. No atual contexto educacional é visível a dificuldade da leitura literária, bem como o desenvolvimento da escrita. Levando-se isso em consideração, os avanços e a propagação das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), no cenário educacional, essas são ferramentas importantes para sanar tal dificuldade. As amostras da avaliação realizadas pelos alunos, ao término da adaptação, evidenciam que os alunos leem, gostam de ler e acima de tudo produzem desde que haja interação com o texto lido. Para isso, realizou-se um estudo exploratório e para embasamento teórico desse trabalho utilizou-se os seguintes teóricos: Chartier, Lévy, Bakhtin, entre outros. Este trabalho, portanto, poderá colaborar, futuramente, para com outros professores que também tenham preocupação com a aquisição da leitura e da escrita, em ambientes digitais.The adaptation of the tale Felicidade Clandestina (Happiness Clandestine) by Clarisse Lispector that is currently being presented, is performed by high school students for the digital environment, aiming and held by / for the public neoreader. In the current educational context the difficulty of literary reading is visible, as well as the development of writing, taking this into consideration, the progress and spread of ICTs (information and communication technology) in the educational setting, these are important tools to remedy such difficulty. Samples of the assessment performed by the students at the end of the adaptation demonstrate that students read, love to read and above all, produce, since there is interaction with the text read. For this we carried out a scoping study and theoretical foundation of this work which utilized the following theorists, among others. This work, therefore, can collaborate in the future for the acquisition of reading and writing in digital environments.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Leitura e escritaReadingWritingAdaptationNeoreaderDigital environmentNeoloeitores em ambiente digital : usando tecnologias para recriar textos literários no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912210.pdf000912210.pdfTexto completoapplication/pdf1244627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95946/1/000912210.pdf40d4e90fe32c489b4f8426060ec9df09MD51TEXT000912210.pdf.txt000912210.pdf.txtExtracted Texttext/plain105548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95946/2/000912210.pdf.txt63cbb6b72ea7587fedecc3e358cab9ecMD52THUMBNAIL000912210.pdf.jpg000912210.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95946/3/000912210.pdf.jpg995814f5846767bdcaabfcb8a91bb867MD5310183/959462018-10-16 08:02:27.298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95946Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:02:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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