Competências e direito de aprendizagem : protagonismo e vulnerabilidade
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219935 |
Resumo: | O artigo objetiva compreender como a educação escolarizada está sendo convocada pelas políticas públicas a operar com a centralidade da aprendizagem. Para tanto, parte-se da análise de políticas nacionais e internacionais, problematizando o conceito de aprendizagem que aparece associado à formação do sujeito-empresa na escola. Nas conclusões, destaca-se o caráter empresarial das políticas que determinam as práticas escolares e reitera-se o compromisso ético com a defesa da condição política e pública da escola, a fim de contribuir para a diminuição das condições de vulnerabilidade social. |
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Loureiro, Carine BueiraKraemer, Graciele MarjanaLopes, Maura Corcini2021-04-15T04:22:30Z20210101-3262http://hdl.handle.net/10183/219935001124158O artigo objetiva compreender como a educação escolarizada está sendo convocada pelas políticas públicas a operar com a centralidade da aprendizagem. Para tanto, parte-se da análise de políticas nacionais e internacionais, problematizando o conceito de aprendizagem que aparece associado à formação do sujeito-empresa na escola. Nas conclusões, destaca-se o caráter empresarial das políticas que determinam as práticas escolares e reitera-se o compromisso ético com a defesa da condição política e pública da escola, a fim de contribuir para a diminuição das condições de vulnerabilidade social.The paper aims to understand how school education has been mobilized by public policies to operate with the centrality of learning. It analyzes national and international policies by problematizing the concept of learning that has been linked to the education of the enterprise-subject at school. In conclusion, it both highlights the entrepreneurial character of the policies that determine the school practices, and reaffirms the ethical commitment to defend the school’s political and public conditions in order to contribute to the decrease of the conditions of social vulnerability.application/pdfporCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 41, n. 114 (maIO/aGo. 2021), p. 99-109AprendizagemVulnerabilidadeEmpreendedorismoLearningCompetenciesEntrepreneurshipVulnerabilityCompetências e direito de aprendizagem : protagonismo e vulnerabilidadeCompetences and the learning right : protagonism and vulnerabilityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124158.pdf.txt001124158.pdf.txtExtracted Texttext/plain41681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219935/2/001124158.pdf.txt517378f375b29dd9290a2f2f962a6abbMD52ORIGINAL001124158.pdfTexto completoapplication/pdf153845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219935/1/001124158.pdfa7e41bf5b82568762ee3097eaa1eeb66MD5110183/2199352023-02-12 05:56:31.846159oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219935Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-12T07:56:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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