O aplicativo math game como auxiliar no ensino e aprendizagem de equações do 1º grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200593 |
Resumo: | Nessa Monografia, desenvolveu-se um estudo acerca do uso do aplicativo Math Game na aprendizagem de conteúdos de Matemática. O problema de pesquisa que deu origem a essa investigação foi: “Como o uso do aplicativo Math Game contribui para o ensino e aprendizagem de Equações do 1º Grau?”. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam o uso de aplicativos nas aulas de Matemática, considerações sobre o ensino de Matemática na atualidade e o uso de Tecnologias Digitais no ensino e aprendizagem da Matemática. Para responder ao problema de pesquisa e atender a seus objetivos, empreendeu-se uma investigação de natureza qualitativa, delineada sob a forma de um estudo de caso de uma prática pedagógica de Matemática mediada pelo aplicativo Math Game. Os sujeitos participantes do estudo foram alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul (RS). Para a produção dos dados da pesquisa, recorreu-se à análise qualitativa do aplicativo Math Game e à observação participante das interações dos alunos com esse aplicativo. Como resultados, observou-se que a integração e aceitação durante o uso do aplicativo Math Game criou um atmosfera favorável para as práticas matemáticas num ambiente novo: o digital, além de um considerável aumento nos resultados assertivos das equações do 1º grau. |
id |
UFRGS-2_2e81d69944af34597c59c198f496f3fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200593 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, Iolanda SilvaFuck, Rafael Schilling2019-10-12T03:53:22Z2018http://hdl.handle.net/10183/200593001103274Nessa Monografia, desenvolveu-se um estudo acerca do uso do aplicativo Math Game na aprendizagem de conteúdos de Matemática. O problema de pesquisa que deu origem a essa investigação foi: “Como o uso do aplicativo Math Game contribui para o ensino e aprendizagem de Equações do 1º Grau?”. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam o uso de aplicativos nas aulas de Matemática, considerações sobre o ensino de Matemática na atualidade e o uso de Tecnologias Digitais no ensino e aprendizagem da Matemática. Para responder ao problema de pesquisa e atender a seus objetivos, empreendeu-se uma investigação de natureza qualitativa, delineada sob a forma de um estudo de caso de uma prática pedagógica de Matemática mediada pelo aplicativo Math Game. Os sujeitos participantes do estudo foram alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul (RS). Para a produção dos dados da pesquisa, recorreu-se à análise qualitativa do aplicativo Math Game e à observação participante das interações dos alunos com esse aplicativo. Como resultados, observou-se que a integração e aceitação durante o uso do aplicativo Math Game criou um atmosfera favorável para as práticas matemáticas num ambiente novo: o digital, além de um considerável aumento nos resultados assertivos das equações do 1º grau.In this monograph, had evolved a subject of study about the use of Math Game app on learning of mathematics content. The research problem that gave start on this investigation was: ‘’How the usage of the Math Game app had contributed on teaching and learning 1st grade equations?’’. The speculative referential had supported on authors would approach the use of apps in mathematics classes, consideration about the education of mathematics on the present and the usage of Digital Technologies on teaching and learning of the math. To respond to the research problem and comply with the objectives, had waged a qualitative investigation, planned on form of study case of a pedagogical practice of mathematics, through by Math Game app. The attendant subjects of beneficiation were the students of a public 7th elementary School, localized on Porto Alegre´s metropolitan region, state of Rio Grande Do Sul (RS). To produce the research dates, call on a qualitative analyze of Math Game app and a participant observation of the student´s interactions with the app. Math Game generate a favorable atmosphere to mathematics practices on a new environment: the digital one, further a considerable increase on assertive results of the 1st grade equation.application/pdfporTecnologia digitalSmartphoneEducação MatemáticaMath Game appDigital technologiesSmartphoneMathematical educationO aplicativo math game como auxiliar no ensino e aprendizagem de equações do 1º grauThe Math Game app as an auxiliary in teaching and learning of 1st grade equations info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103274.pdf.txt001103274.pdf.txtExtracted Texttext/plain73077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200593/2/001103274.pdf.txt98ecdd66225b1317d1b0749e52941578MD52ORIGINAL001103274.pdfTexto completoapplication/pdf793708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200593/1/001103274.pdf6e7ed037f20b5b5e35a23b7f4b0df8dbMD5110183/2005932019-10-13 03:50:27.172594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200593Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-10-13T06:50:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O aplicativo math game como auxiliar no ensino e aprendizagem de equações do 1º grau |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Math Game app as an auxiliary in teaching and learning of 1st grade equations |
title |
O aplicativo math game como auxiliar no ensino e aprendizagem de equações do 1º grau |
spellingShingle |
O aplicativo math game como auxiliar no ensino e aprendizagem de equações do 1º grau Duarte, Iolanda Silva Tecnologia digital Smartphone Educação Matemática Math Game app Digital technologies Smartphone Mathematical education |
title_short |
O aplicativo math game como auxiliar no ensino e aprendizagem de equações do 1º grau |
title_full |
O aplicativo math game como auxiliar no ensino e aprendizagem de equações do 1º grau |
title_fullStr |
O aplicativo math game como auxiliar no ensino e aprendizagem de equações do 1º grau |
title_full_unstemmed |
O aplicativo math game como auxiliar no ensino e aprendizagem de equações do 1º grau |
title_sort |
O aplicativo math game como auxiliar no ensino e aprendizagem de equações do 1º grau |
author |
Duarte, Iolanda Silva |
author_facet |
Duarte, Iolanda Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Iolanda Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fuck, Rafael Schilling |
contributor_str_mv |
Fuck, Rafael Schilling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Smartphone Educação Matemática |
topic |
Tecnologia digital Smartphone Educação Matemática Math Game app Digital technologies Smartphone Mathematical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Math Game app Digital technologies Smartphone Mathematical education |
description |
Nessa Monografia, desenvolveu-se um estudo acerca do uso do aplicativo Math Game na aprendizagem de conteúdos de Matemática. O problema de pesquisa que deu origem a essa investigação foi: “Como o uso do aplicativo Math Game contribui para o ensino e aprendizagem de Equações do 1º Grau?”. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam o uso de aplicativos nas aulas de Matemática, considerações sobre o ensino de Matemática na atualidade e o uso de Tecnologias Digitais no ensino e aprendizagem da Matemática. Para responder ao problema de pesquisa e atender a seus objetivos, empreendeu-se uma investigação de natureza qualitativa, delineada sob a forma de um estudo de caso de uma prática pedagógica de Matemática mediada pelo aplicativo Math Game. Os sujeitos participantes do estudo foram alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul (RS). Para a produção dos dados da pesquisa, recorreu-se à análise qualitativa do aplicativo Math Game e à observação participante das interações dos alunos com esse aplicativo. Como resultados, observou-se que a integração e aceitação durante o uso do aplicativo Math Game criou um atmosfera favorável para as práticas matemáticas num ambiente novo: o digital, além de um considerável aumento nos resultados assertivos das equações do 1º grau. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-12T03:53:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200593 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001103274 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200593 |
identifier_str_mv |
001103274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200593/2/001103274.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200593/1/001103274.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98ecdd66225b1317d1b0749e52941578 6e7ed037f20b5b5e35a23b7f4b0df8db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824426910714691584 |