Respostas do campo publicitário às práticas de contestação do público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Enéias Brum
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Piedras, Elisa Reinhardt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249707
Resumo: Este artigo tem objetivo de explorar repercussões de práticas de contestação ao campo publicitário no contexto mercadológico (agências e anunciantes) e no cenário regulador (Conselho de Autorregulamentação Publicitária -CONAR). A discussão teórica aborda a publicidade como campo articulado ao mundo social e às práticas cotidianas dos sujeitos, entre elas, as práticas de contestação. A metodologia da pesquisa é qualitativa com recursos complementares de quantificação e envolve a técnica de análise documental sobre dados relativos ao contexto brasileiro no período 2011-2019, disponíveis em portais de notícias especializadas em comunicação e no site do CONAR. Os resultados apontam manifestaçõesreativas e empáticas por parte de anunciantes e de agências de publicidade; bem como as ações de sustações, alterações, advertências e arquivamento promovidas pelo CONAR.
id UFRGS-2_2e84fc2096c71bbeda4fc169121ee67a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249707
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Enéias BrumPiedras, Elisa Reinhardt2022-10-04T05:01:55Z20211677-907Xhttp://hdl.handle.net/10183/249707001150612Este artigo tem objetivo de explorar repercussões de práticas de contestação ao campo publicitário no contexto mercadológico (agências e anunciantes) e no cenário regulador (Conselho de Autorregulamentação Publicitária -CONAR). A discussão teórica aborda a publicidade como campo articulado ao mundo social e às práticas cotidianas dos sujeitos, entre elas, as práticas de contestação. A metodologia da pesquisa é qualitativa com recursos complementares de quantificação e envolve a técnica de análise documental sobre dados relativos ao contexto brasileiro no período 2011-2019, disponíveis em portais de notícias especializadas em comunicação e no site do CONAR. Os resultados apontam manifestaçõesreativas e empáticas por parte de anunciantes e de agências de publicidade; bem como as ações de sustações, alterações, advertências e arquivamento promovidas pelo CONAR.This article aims to explore the repercussions of public contestation practicesto the advertising field in the market context (advertisers and agencies) and in the regulatory scenario (Advertising Self-Regulation Council -CONAR). The theoretical discussion approaches advertising as an field articulated with the social world and thepeople's daily practices, among them, the contestation practices. The methodology research is qualitative with complementary quantitativeresources and involves the documental analysis technique on data about Brazilian context from the years 2011 to 2020, available on news websites specialized in communication and on the CONAR`s website. The results point to reactive and empathic manifestations by advertisers and advertising agencies; they also show the actions of withdrawals, alterations, warnings and discontinuing promoted by CONAREste artículo tiene como objetivo explorar las repercusiones de las prácticas de contestación al campo publicitario en el contexto del mercado (agencias y anunciantes) y en el escenario regulatorio (Consejo de Autorregulación Publicitaria -CONAR). La discusión teórica aborda la publicidad como campo articulado al mundo social y prácticas cotidianas de los sujetos, entre ellas, las prácticas de contestación. La metodología de investigación es cualitativa con recursos complementarios de cuantificación y involucra la técnica de análisis de documentos sobreel contexto brasileño en el período 2011-2019, disponibles en portales de noticias especializados en comunicación y en el sitio web de CONAR. Los resultados muestran manifestaciones reactivas y empáticas por parte de anunciantes y agencias de publicidad; así como las acciones de retiros, alteraciones, avisos y cierres promovidas por CONAR.application/pdfporÂnimus : revista interamericana de comunicação midiática. Santa Maria. Vol. 20, n. 44 (2021), p. 271-288Campo publicitárioPublicidade : Aspectos sociaisEstudos de recepçãoAdvertisingContestation practicesAdvertising productionPublicidad y propagandaPrácticas de contestaciónProducción publicitariaRespostas do campo publicitário às práticas de contestação do públicoReponses form the advertisingfield to public contestation practices Respuestas del campo publicitarioa las prácticas de contestación del público info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150612.pdf.txt001150612.pdf.txtExtracted Texttext/plain49467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249707/2/001150612.pdf.txt83e837e861146db78a1f22f72aad53c3MD52ORIGINAL001150612.pdfTexto completoapplication/pdf377616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249707/1/001150612.pdffd89f823e0d082c73561e771922e8441MD5110183/2497072022-10-05 04:53:21.043375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249707Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:53:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Respostas do campo publicitário às práticas de contestação do público
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reponses form the advertisingfield to public contestation practices
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Respuestas del campo publicitarioa las prácticas de contestación del público
title Respostas do campo publicitário às práticas de contestação do público
spellingShingle Respostas do campo publicitário às práticas de contestação do público
Dias, Enéias Brum
Campo publicitário
Publicidade : Aspectos sociais
Estudos de recepção
Advertising
Contestation practices
Advertising production
Publicidad y propaganda
Prácticas de contestación
Producción publicitaria
title_short Respostas do campo publicitário às práticas de contestação do público
title_full Respostas do campo publicitário às práticas de contestação do público
title_fullStr Respostas do campo publicitário às práticas de contestação do público
title_full_unstemmed Respostas do campo publicitário às práticas de contestação do público
title_sort Respostas do campo publicitário às práticas de contestação do público
author Dias, Enéias Brum
author_facet Dias, Enéias Brum
Piedras, Elisa Reinhardt
author_role author
author2 Piedras, Elisa Reinhardt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Enéias Brum
Piedras, Elisa Reinhardt
dc.subject.por.fl_str_mv Campo publicitário
Publicidade : Aspectos sociais
Estudos de recepção
topic Campo publicitário
Publicidade : Aspectos sociais
Estudos de recepção
Advertising
Contestation practices
Advertising production
Publicidad y propaganda
Prácticas de contestación
Producción publicitaria
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Contestation practices
Advertising production
dc.subject.spa.fl_str_mv Publicidad y propaganda
Prácticas de contestación
Producción publicitaria
description Este artigo tem objetivo de explorar repercussões de práticas de contestação ao campo publicitário no contexto mercadológico (agências e anunciantes) e no cenário regulador (Conselho de Autorregulamentação Publicitária -CONAR). A discussão teórica aborda a publicidade como campo articulado ao mundo social e às práticas cotidianas dos sujeitos, entre elas, as práticas de contestação. A metodologia da pesquisa é qualitativa com recursos complementares de quantificação e envolve a técnica de análise documental sobre dados relativos ao contexto brasileiro no período 2011-2019, disponíveis em portais de notícias especializadas em comunicação e no site do CONAR. Os resultados apontam manifestaçõesreativas e empáticas por parte de anunciantes e de agências de publicidade; bem como as ações de sustações, alterações, advertências e arquivamento promovidas pelo CONAR.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-04T05:01:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249707
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-907X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150612
identifier_str_mv 1677-907X
001150612
url http://hdl.handle.net/10183/249707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ânimus : revista interamericana de comunicação midiática. Santa Maria. Vol. 20, n. 44 (2021), p. 271-288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249707/2/001150612.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249707/1/001150612.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 83e837e861146db78a1f22f72aad53c3
fd89f823e0d082c73561e771922e8441
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225071140798465