Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69899 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda as relações entre a escola e a família como ponto de apoio aos processos de inclusão escolar, considerando a recente produção acadêmico-científica. Trata-se de um estudo teórico, realizado a partir das teses e dissertações disponibilizadas no Portal da Capes e dos artigos veiculados no sítio da Anped, nas áreas da Educação Especial e da Psicologia da Educação. No período entre 2006 e 2011, foram identificados 18 documentos: cinco artigos, seis teses de doutorado e sete dissertações de mestrado. A análise permite identificar que são poucas e recentes as pesquisas e publicações. Os estudos são predominantemente qualitativos, e os campos temáticos com maior incidência envolvem as expectativas, os dilemas e os enfrentamentos da família em relação ao processo de inclusão escolar; as representações de professores sobre a participação dos familiares na escola; e os programas e ações voltados para a parceria entre escola e família. A despeito da importância desta relação, afirmada por todos os autores, a colaboração entre escola e família causa estranhamento e resistência. Apesar do tensionamento, esse laço é considerado fulcral. Aposta-se em novas formas de envolvimento e comunicação, a fim de desenvolver os sentimentos de interação e corresponsabilidade frente aos processos inclusivos. |
id |
UFRGS-2_2ed1fe563492b10b116a40937b10ad06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69899 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bitelo, Michele de LimaVasques, Carla Karnoppi2013-04-02T01:48:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/69899000874691A presente pesquisa aborda as relações entre a escola e a família como ponto de apoio aos processos de inclusão escolar, considerando a recente produção acadêmico-científica. Trata-se de um estudo teórico, realizado a partir das teses e dissertações disponibilizadas no Portal da Capes e dos artigos veiculados no sítio da Anped, nas áreas da Educação Especial e da Psicologia da Educação. No período entre 2006 e 2011, foram identificados 18 documentos: cinco artigos, seis teses de doutorado e sete dissertações de mestrado. A análise permite identificar que são poucas e recentes as pesquisas e publicações. Os estudos são predominantemente qualitativos, e os campos temáticos com maior incidência envolvem as expectativas, os dilemas e os enfrentamentos da família em relação ao processo de inclusão escolar; as representações de professores sobre a participação dos familiares na escola; e os programas e ações voltados para a parceria entre escola e família. A despeito da importância desta relação, afirmada por todos os autores, a colaboração entre escola e família causa estranhamento e resistência. Apesar do tensionamento, esse laço é considerado fulcral. Aposta-se em novas formas de envolvimento e comunicação, a fim de desenvolver os sentimentos de interação e corresponsabilidade frente aos processos inclusivos.application/pdfporInclusão escolarRelação escola-famíliaProdução acadêmicaProdução científicaRelações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874691.pdf000874691.pdfTexto completoapplication/pdf472664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69899/1/000874691.pdfeeb1a9fd0e910b502ba786a71e7def6dMD51TEXT000874691.pdf.txt000874691.pdf.txtExtracted Texttext/plain76543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69899/2/000874691.pdf.txt74be6cb5aaf936e2b4811012a671311fMD52THUMBNAIL000874691.pdf.jpg000874691.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69899/3/000874691.pdf.jpg8809a8d40877c6a9a54980a4c6d3e89fMD5310183/698992018-10-15 08:09:06.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:09:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas |
title |
Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas |
spellingShingle |
Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas Bitelo, Michele de Lima Inclusão escolar Relação escola-família Produção acadêmica Produção científica |
title_short |
Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas |
title_full |
Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas |
title_fullStr |
Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas |
title_full_unstemmed |
Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas |
title_sort |
Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas |
author |
Bitelo, Michele de Lima |
author_facet |
Bitelo, Michele de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitelo, Michele de Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vasques, Carla Karnoppi |
contributor_str_mv |
Vasques, Carla Karnoppi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Relação escola-família Produção acadêmica Produção científica |
topic |
Inclusão escolar Relação escola-família Produção acadêmica Produção científica |
description |
A presente pesquisa aborda as relações entre a escola e a família como ponto de apoio aos processos de inclusão escolar, considerando a recente produção acadêmico-científica. Trata-se de um estudo teórico, realizado a partir das teses e dissertações disponibilizadas no Portal da Capes e dos artigos veiculados no sítio da Anped, nas áreas da Educação Especial e da Psicologia da Educação. No período entre 2006 e 2011, foram identificados 18 documentos: cinco artigos, seis teses de doutorado e sete dissertações de mestrado. A análise permite identificar que são poucas e recentes as pesquisas e publicações. Os estudos são predominantemente qualitativos, e os campos temáticos com maior incidência envolvem as expectativas, os dilemas e os enfrentamentos da família em relação ao processo de inclusão escolar; as representações de professores sobre a participação dos familiares na escola; e os programas e ações voltados para a parceria entre escola e família. A despeito da importância desta relação, afirmada por todos os autores, a colaboração entre escola e família causa estranhamento e resistência. Apesar do tensionamento, esse laço é considerado fulcral. Aposta-se em novas formas de envolvimento e comunicação, a fim de desenvolver os sentimentos de interação e corresponsabilidade frente aos processos inclusivos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-02T01:48:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69899 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000874691 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69899 |
identifier_str_mv |
000874691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69899/1/000874691.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69899/2/000874691.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69899/3/000874691.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eeb1a9fd0e910b502ba786a71e7def6d 74be6cb5aaf936e2b4811012a671311f 8809a8d40877c6a9a54980a4c6d3e89f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224442990297088 |