Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitelo, Michele de Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69899
Resumo: A presente pesquisa aborda as relações entre a escola e a família como ponto de apoio aos processos de inclusão escolar, considerando a recente produção acadêmico-científica. Trata-se de um estudo teórico, realizado a partir das teses e dissertações disponibilizadas no Portal da Capes e dos artigos veiculados no sítio da Anped, nas áreas da Educação Especial e da Psicologia da Educação. No período entre 2006 e 2011, foram identificados 18 documentos: cinco artigos, seis teses de doutorado e sete dissertações de mestrado. A análise permite identificar que são poucas e recentes as pesquisas e publicações. Os estudos são predominantemente qualitativos, e os campos temáticos com maior incidência envolvem as expectativas, os dilemas e os enfrentamentos da família em relação ao processo de inclusão escolar; as representações de professores sobre a participação dos familiares na escola; e os programas e ações voltados para a parceria entre escola e família. A despeito da importância desta relação, afirmada por todos os autores, a colaboração entre escola e família causa estranhamento e resistência. Apesar do tensionamento, esse laço é considerado fulcral. Aposta-se em novas formas de envolvimento e comunicação, a fim de desenvolver os sentimentos de interação e corresponsabilidade frente aos processos inclusivos.
id UFRGS-2_2ed1fe563492b10b116a40937b10ad06
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69899
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bitelo, Michele de LimaVasques, Carla Karnoppi2013-04-02T01:48:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/69899000874691A presente pesquisa aborda as relações entre a escola e a família como ponto de apoio aos processos de inclusão escolar, considerando a recente produção acadêmico-científica. Trata-se de um estudo teórico, realizado a partir das teses e dissertações disponibilizadas no Portal da Capes e dos artigos veiculados no sítio da Anped, nas áreas da Educação Especial e da Psicologia da Educação. No período entre 2006 e 2011, foram identificados 18 documentos: cinco artigos, seis teses de doutorado e sete dissertações de mestrado. A análise permite identificar que são poucas e recentes as pesquisas e publicações. Os estudos são predominantemente qualitativos, e os campos temáticos com maior incidência envolvem as expectativas, os dilemas e os enfrentamentos da família em relação ao processo de inclusão escolar; as representações de professores sobre a participação dos familiares na escola; e os programas e ações voltados para a parceria entre escola e família. A despeito da importância desta relação, afirmada por todos os autores, a colaboração entre escola e família causa estranhamento e resistência. Apesar do tensionamento, esse laço é considerado fulcral. Aposta-se em novas formas de envolvimento e comunicação, a fim de desenvolver os sentimentos de interação e corresponsabilidade frente aos processos inclusivos.application/pdfporInclusão escolarRelação escola-famíliaProdução acadêmicaProdução científicaRelações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874691.pdf000874691.pdfTexto completoapplication/pdf472664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69899/1/000874691.pdfeeb1a9fd0e910b502ba786a71e7def6dMD51TEXT000874691.pdf.txt000874691.pdf.txtExtracted Texttext/plain76543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69899/2/000874691.pdf.txt74be6cb5aaf936e2b4811012a671311fMD52THUMBNAIL000874691.pdf.jpg000874691.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69899/3/000874691.pdf.jpg8809a8d40877c6a9a54980a4c6d3e89fMD5310183/698992018-10-15 08:09:06.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:09:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas
title Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas
spellingShingle Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas
Bitelo, Michele de Lima
Inclusão escolar
Relação escola-família
Produção acadêmica
Produção científica
title_short Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas
title_full Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas
title_fullStr Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas
title_full_unstemmed Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas
title_sort Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas
author Bitelo, Michele de Lima
author_facet Bitelo, Michele de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitelo, Michele de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
contributor_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Relação escola-família
Produção acadêmica
Produção científica
topic Inclusão escolar
Relação escola-família
Produção acadêmica
Produção científica
description A presente pesquisa aborda as relações entre a escola e a família como ponto de apoio aos processos de inclusão escolar, considerando a recente produção acadêmico-científica. Trata-se de um estudo teórico, realizado a partir das teses e dissertações disponibilizadas no Portal da Capes e dos artigos veiculados no sítio da Anped, nas áreas da Educação Especial e da Psicologia da Educação. No período entre 2006 e 2011, foram identificados 18 documentos: cinco artigos, seis teses de doutorado e sete dissertações de mestrado. A análise permite identificar que são poucas e recentes as pesquisas e publicações. Os estudos são predominantemente qualitativos, e os campos temáticos com maior incidência envolvem as expectativas, os dilemas e os enfrentamentos da família em relação ao processo de inclusão escolar; as representações de professores sobre a participação dos familiares na escola; e os programas e ações voltados para a parceria entre escola e família. A despeito da importância desta relação, afirmada por todos os autores, a colaboração entre escola e família causa estranhamento e resistência. Apesar do tensionamento, esse laço é considerado fulcral. Aposta-se em novas formas de envolvimento e comunicação, a fim de desenvolver os sentimentos de interação e corresponsabilidade frente aos processos inclusivos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-02T01:48:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69899
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000874691
url http://hdl.handle.net/10183/69899
identifier_str_mv 000874691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69899/1/000874691.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69899/2/000874691.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69899/3/000874691.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eeb1a9fd0e910b502ba786a71e7def6d
74be6cb5aaf936e2b4811012a671311f
8809a8d40877c6a9a54980a4c6d3e89f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224442990297088