Fatores que interferem na educação escolar dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Regular nas produções acadêmicas
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239783 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
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Fatores que interferem na educação escolar dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Regular nas produções acadêmicasEducação EscolarTranstorno do Espectro Autista (TEA)Produção acadêmicaEducação BásicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema central a educação escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivamos analisar de que forma a área da educação aborda a educação escolar dos estudantes com TEA. Para isso foi analisado um conjunto de produções acadêmicas que tratam da educação e os sujeitos com TEA. Primeiramente utilizamos como dados o levantamento bibliográfico realizado por Almeida (2022) que, em sua pesquisa analisou as produções acadêmicas encontradas no banco de dados da Scielo. Essa autora selecionou as produções publicados entre os anos de 2008 e 2021, localizadas com os verbetes “TEA” e “autismo”. Com essa estratégia Almeida (2022) encontrados 272 trabalhos, selecionando 80 produções que correspondiam ao TEA e Educação. Na sequência, complementei esse levantamento com a busca das produções até 22 de maio de 2022. Assim como a pesquisadora, utilizei os verbetes “TEA” e “autismo” no banco de dados do Scielo (Scientific Electronic Library Online). Desta maneira, obtivemos 80 produções que, para efeito de nossas análises, foram divididos em 16 eixos, quais sejam: Inclusão, Comunicação, Escolarização, Metodologia, Professor, Tecnologia Ensino Superior, Leitura, Avaliação, Familia, Interação, Linguagem, Matemática, Aprendizagem, Brincar e Competência Social.Com as análises podemos afirmar que a discussão sobre o ensino e a aprendizagem dos sujeitos com TEA são encontradas em poucas produções. Esse fato nos faz afirmar a necessidade da secundarização dos processos ensino e aprendizagem dos sujeitos com TEA nas produções acadêmicas e no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem dos sujeitos com TEA não encontramos produções que nos auxilie a pensar como esses estudantes efetivam sua escolarização.Florianópolis, SC.Michels, Maria HelenaUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Xênia Regina da2022-09-19T21:48:47Z2022-09-19T21:48:47Z2022-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis85application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239783Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-09-19T21:48:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/239783Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-19T21:48:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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