Construção e desenvolvimento de cenários de simulação realística sobre a administração segura de medicamentos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264435 |
Resumo: | Objetivo: Descrever a construção de cenários e desenvolvimento da técnica de simulação realística em saúde sobre administração segura de medicamentos pela enfermagem. Método: Relato de experiência envolvendo as etapas de formação dos facilitadores, construção de cenários, desenvolvimento da simulação realística com a enfermagem de um hospital de ensino na Região Sul do Brasil fundamentada pelas diretrizes das melhores práticas em simulação da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. A atividade foi desenvolvida de outubro de 2017 a maio de 2018. Resultados: Foram construídos quatro cenários baseados em eventos adversos ocorridos na instituição hospitalar. As enfermeiras educadoras realizaram formação como facilitadoras. Houve preocupação com a fidelidade dos cenários e com a execução das etapas de briefing e debriefing. Conclusões: A simulação permitiu a reflexão do "modo de fazer" das equipes, ajustando o processo de preparo e administração de medicamentos às recomendações institucionais com foco na segurança do processo. |
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Cogo, Ana Luisa PetersenLopes, Elisabeth de Fátima da SilvaPerdomini, Fernanda Rosa IndriunasFlores, Giovana ElySantos, Maria Rejane Rosa dos2023-09-12T03:34:16Z20190102-6933http://hdl.handle.net/10183/264435001088324Objetivo: Descrever a construção de cenários e desenvolvimento da técnica de simulação realística em saúde sobre administração segura de medicamentos pela enfermagem. Método: Relato de experiência envolvendo as etapas de formação dos facilitadores, construção de cenários, desenvolvimento da simulação realística com a enfermagem de um hospital de ensino na Região Sul do Brasil fundamentada pelas diretrizes das melhores práticas em simulação da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. A atividade foi desenvolvida de outubro de 2017 a maio de 2018. Resultados: Foram construídos quatro cenários baseados em eventos adversos ocorridos na instituição hospitalar. As enfermeiras educadoras realizaram formação como facilitadoras. Houve preocupação com a fidelidade dos cenários e com a execução das etapas de briefing e debriefing. Conclusões: A simulação permitiu a reflexão do "modo de fazer" das equipes, ajustando o processo de preparo e administração de medicamentos às recomendações institucionais com foco na segurança do processo.Objective: To describe the construction of the scenarios and the development of the realistic simulation technique in health on safe administration of drugs for nursing professionals. Method: Report of experience developed from October 2017 to May 2018 involving the steps of training of the facilitators, con- struction of the scenarios, development of the realistic simulation with nursing staff of a teaching hospital in the southern region of Brazil. The best simulation practice guidelines used from the International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. Results: Four practice-based scenarios were constructed based on adverse events. The nurses educators trained the facilitators partici- pating in all stages. There was concern about the fidelity of the scenarios, as well as the execution of the briefing and debriefing stages. Conclusions: The simulation allowed the reflection of the "way of doing" of the teams adjusting the process of preparation and administration of medicines to the institutional recommendations and, thus, promoting the safety of the process.Objetivo: Describir la construcción de los escenarios y el desarrollo de la técnica de simulación realista en salud sobre administración segura de medicamentos para profesionales de enfermería. Método: Relato de experiencia, desarrollado de octubre de 2017 a mayo de 2018, que involucra las etapas de formación de los facilitadores, la construcción de los escenarios, el desarrollo de la simulación realista con un equipo de enfermería de un hospital de enseñanza en la región sur de Brasil. Las directrices de las mejores prácticas en simulación utilizadas fueron de la International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. Resultados: Se construyeron cuatro escenarios alineados con la práctica, basados en eventos adversos. Las enfermeras educadoras realizaron formación como facilitadoras. Hubo preocupación por la fidelidad de los escenarios y, también, con la ejecución de las etapas de briefing y debriefing. Conclusiones: La simulación permitió reflexionar sobre el "modo de hacer" de los equipos, ajustando el proceso de preparación y administración de medicamentos a las recomendaciones institucionales y, de esta forma, promoviendo la seguridad del proceso.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Vol. 40, n. esp (2019), e20180175Educação continuadaServiço hospitalar de educaçãoEducação em enfermagemTreinamento por simulaçãoSegurança do pacienteEducation, continuingEducation department, hospitalEducation, nursingSimulation trainingPatient safetyEducación continuaServicio de educación en hospitalEducación en enfermeríaEntrenamiento simuladoSeguridad del pacienteConstrução e desenvolvimento de cenários de simulação realística sobre a administração segura de medicamentosBuilding and developing realistic simulation scenarios on safe drug administration Construcción y desarrollo de escenarios de simulación realística sobre la administración segura de medicamentos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088324.pdf.txt001088324.pdf.txtExtracted Texttext/plain24295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264435/2/001088324.pdf.txt9574ce6d98c8fe32c906a41556a94695MD52ORIGINAL001088324.pdfTexto completoapplication/pdf120486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264435/1/001088324.pdf4f2df5b976c65d75f260474d7c27c13eMD5110183/2644352023-09-13 03:32:24.599193oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264435Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-13T06:32:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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