A influência da televisão no vocabulário e comportamento dos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augustin, Adriana Maria Kranz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148333
Resumo: A mídia televisiva exerce grande influência sobre o comportamento e vocabulário dos adolescentes do meio rural. Esse fato estará sendo abordado nesta monografia, com base num referencial teórico e a partir de observações feitas em escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino dos municípios de São José do Sul e Pareci Novo, localizados no interior do Rio grande do Sul. Com o auxílio de uma entrevista contendo questões referentes a programas de televisão, os adolescentes entre 12 e 18 anos, do sexo masculino e feminino, manifestaram seus gostos, seus interesses pela variada programação televisiva brasileira. Além da entrevista escrita com os estudantes, foram feitos contatos com professores destas escolas, por meio de uma conversa direta, a fim de obter informações sobre o vocabulário destes alunos. A partir desta entrevista percebe-se que os jovens permanecem mais tempo diante da televisão do que em sala de aula, na escola. A intenção de entretenimento e informação prevalece ao assistirem TV. Estes jovens não procuram assistir programas educativos, talvez por serem confundidos com os conteúdos dos livros didáticos. O comportamento consumista destes jovens impulsionado pela televisão é visto diariamente nas roupas que vestem, no corte de cabelo e nos acessórios que usam. Os relacionamentos afetivos entre estes adolescentes são muito superficiais e pouco duradouros. Em seu vocabulário há expressões de pouca riqueza verbal e muitas gírias. Mesmo com o grande avanço tecnológico e mediático os adolescentes inseridos neste contexto valorizam muito a televisão. E neste contexto a escola deve fazer o papel de mediadora, tornando estes adolescentes indivíduos mais críticos em relação aos programas de TV que assistem.
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