A importância da educação permanente no envelhecimento ? alunos idosos na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153077 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar a importância da aprendizagem para os alunos idosos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi motivada por minhas experiências no estágio na EJA, em uma turma de alfabetização composta em sua maioria por alunos idosos. O aumento do envelhecimento populacional fez com que a sociedade pensasse na qualidade de vida destes sujeitos e novas políticas públicas surgiram para garantir os direitos básicos desta crescente população. As reflexões apresentadas neste trabalho apontam para a importância da educação permanente, que se caracteriza pelo direito ao acesso à educação, independentemente da idade, e pela promoção à saúde através do envelhecimento saudável e ativo, pois a escola atua como um agente facilitador entre o sujeito idoso e novas práticas físicas e intelectuais. A metodologia adotada nessa pesquisa é a de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso com aspectos etnográficos. E tem como material empírico para análise, o diário de classe do estágio e entrevistas semiestruturadas com duas alunas e com duas professoras. Os dados obtidos das entrevistas foram transcritos e analisados apoiando-se em De Freitas, Queiroz e De Sousa (2010), os autores Dalmoro e Vittorazzi (2016) e Neri (1993) foram utilizados para entender aspectos do envelhecimento; Deval (2010) e Rulli Neto (2003) e a legislação vigente para conhecer os direitos dos idosos; e Tfouni (2010), Dalla Zen e Xavier (2010), Ferreiro e Teberosky (1989), Larrosa (2002), Giroux (1990) e Freire (1985, 1990,1992) para aprofundar a compreensão da importância da aprendizagem na velhice. As falas dos entrevistados reforçam a importância da escola na vida destes sujeitos, a busca pela autonomia e a realização do sonho da alfabetização, que perpassa as histórias de vida das alunas entrevistadas. A partir das falas das professoras e do diário de classe, analisou-se as práticas de ensino utilizadas durante o estágio que se mostraram eficazes para a aprendizagem dos alunos idosos. |
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