Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tania Maria Nunes Sousa e
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153004
Resumo: Este trabalho pretende retomar memórias das ações educativas, na perspectiva de inventariar, acompanhadas de percepções e reflexões, empreendidas ao longo do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2016. O estágio foi realizado em turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas Totalidades 1 e 2, que compreende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em escola da Rede Estadual (RS) de Ensino. Revisita algumas concepções sobre Educação, Escola, Educação de Jovens e Adultos e Docência na EJA e enfoca a análise do percurso no estágio das práticas e aprendizagens docentes. A metodologia envolve a revisão do Diário de Classe produzido ao longo do Estágio, a bibliografia parcial usada como referência no estágio e ao longo do curso, sob a concepção crítica da teoria da educação de autores como Paulo Freire, Michael W. Apple e Michael Young. As conclusões assinalam a importância real da empiria à formação docente por organizar, estruturar e integrar o conhecimento adquirido durante o curso.
id UFRGS-2_46d660292ed82b83f0a49c295725ee18
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153004
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Tania Maria Nunes Sousa eSantos, Simone Valdete dos2017-02-23T02:25:58Z2016http://hdl.handle.net/10183/153004001013700Este trabalho pretende retomar memórias das ações educativas, na perspectiva de inventariar, acompanhadas de percepções e reflexões, empreendidas ao longo do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2016. O estágio foi realizado em turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas Totalidades 1 e 2, que compreende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em escola da Rede Estadual (RS) de Ensino. Revisita algumas concepções sobre Educação, Escola, Educação de Jovens e Adultos e Docência na EJA e enfoca a análise do percurso no estágio das práticas e aprendizagens docentes. A metodologia envolve a revisão do Diário de Classe produzido ao longo do Estágio, a bibliografia parcial usada como referência no estágio e ao longo do curso, sob a concepção crítica da teoria da educação de autores como Paulo Freire, Michael W. Apple e Michael Young. As conclusões assinalam a importância real da empiria à formação docente por organizar, estruturar e integrar o conhecimento adquirido durante o curso.application/pdfporEJAEducação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013700.pdf001013700.pdfTexto completoapplication/pdf856314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153004/1/001013700.pdf07f2c0fbb886a67c740f3d34294485d5MD51TEXT001013700.pdf.txt001013700.pdf.txtExtracted Texttext/plain77957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153004/2/001013700.pdf.txtf1859d5988acc19f583f7099b725c21fMD5210183/1530042017-02-24 02:25:18.609052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153004Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-24T05:25:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados
title Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados
spellingShingle Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados
Silva, Tania Maria Nunes Sousa e
EJA
title_short Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados
title_full Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados
title_fullStr Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados
title_sort Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados
author Silva, Tania Maria Nunes Sousa e
author_facet Silva, Tania Maria Nunes Sousa e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tania Maria Nunes Sousa e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Simone Valdete dos
contributor_str_mv Santos, Simone Valdete dos
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
topic EJA
description Este trabalho pretende retomar memórias das ações educativas, na perspectiva de inventariar, acompanhadas de percepções e reflexões, empreendidas ao longo do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2016. O estágio foi realizado em turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas Totalidades 1 e 2, que compreende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em escola da Rede Estadual (RS) de Ensino. Revisita algumas concepções sobre Educação, Escola, Educação de Jovens e Adultos e Docência na EJA e enfoca a análise do percurso no estágio das práticas e aprendizagens docentes. A metodologia envolve a revisão do Diário de Classe produzido ao longo do Estágio, a bibliografia parcial usada como referência no estágio e ao longo do curso, sob a concepção crítica da teoria da educação de autores como Paulo Freire, Michael W. Apple e Michael Young. As conclusões assinalam a importância real da empiria à formação docente por organizar, estruturar e integrar o conhecimento adquirido durante o curso.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-23T02:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153004
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013700
url http://hdl.handle.net/10183/153004
identifier_str_mv 001013700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153004/1/001013700.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153004/2/001013700.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 07f2c0fbb886a67c740f3d34294485d5
f1859d5988acc19f583f7099b725c21f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447189438070784