Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153004 |
Resumo: | Este trabalho pretende retomar memórias das ações educativas, na perspectiva de inventariar, acompanhadas de percepções e reflexões, empreendidas ao longo do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2016. O estágio foi realizado em turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas Totalidades 1 e 2, que compreende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em escola da Rede Estadual (RS) de Ensino. Revisita algumas concepções sobre Educação, Escola, Educação de Jovens e Adultos e Docência na EJA e enfoca a análise do percurso no estágio das práticas e aprendizagens docentes. A metodologia envolve a revisão do Diário de Classe produzido ao longo do Estágio, a bibliografia parcial usada como referência no estágio e ao longo do curso, sob a concepção crítica da teoria da educação de autores como Paulo Freire, Michael W. Apple e Michael Young. As conclusões assinalam a importância real da empiria à formação docente por organizar, estruturar e integrar o conhecimento adquirido durante o curso. |
id |
UFRGS-2_46d660292ed82b83f0a49c295725ee18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153004 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Tania Maria Nunes Sousa eSantos, Simone Valdete dos2017-02-23T02:25:58Z2016http://hdl.handle.net/10183/153004001013700Este trabalho pretende retomar memórias das ações educativas, na perspectiva de inventariar, acompanhadas de percepções e reflexões, empreendidas ao longo do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2016. O estágio foi realizado em turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas Totalidades 1 e 2, que compreende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em escola da Rede Estadual (RS) de Ensino. Revisita algumas concepções sobre Educação, Escola, Educação de Jovens e Adultos e Docência na EJA e enfoca a análise do percurso no estágio das práticas e aprendizagens docentes. A metodologia envolve a revisão do Diário de Classe produzido ao longo do Estágio, a bibliografia parcial usada como referência no estágio e ao longo do curso, sob a concepção crítica da teoria da educação de autores como Paulo Freire, Michael W. Apple e Michael Young. As conclusões assinalam a importância real da empiria à formação docente por organizar, estruturar e integrar o conhecimento adquirido durante o curso.application/pdfporEJAEducação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013700.pdf001013700.pdfTexto completoapplication/pdf856314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153004/1/001013700.pdf07f2c0fbb886a67c740f3d34294485d5MD51TEXT001013700.pdf.txt001013700.pdf.txtExtracted Texttext/plain77957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153004/2/001013700.pdf.txtf1859d5988acc19f583f7099b725c21fMD5210183/1530042017-02-24 02:25:18.609052oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153004Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-24T05:25:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados |
title |
Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados Silva, Tania Maria Nunes Sousa e EJA |
title_short |
Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados |
title_full |
Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados |
title_sort |
Educação de jovens e adultos : memórias, percepções e aprendizados |
author |
Silva, Tania Maria Nunes Sousa e |
author_facet |
Silva, Tania Maria Nunes Sousa e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tania Maria Nunes Sousa e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Simone Valdete dos |
contributor_str_mv |
Santos, Simone Valdete dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA |
topic |
EJA |
description |
Este trabalho pretende retomar memórias das ações educativas, na perspectiva de inventariar, acompanhadas de percepções e reflexões, empreendidas ao longo do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2016. O estágio foi realizado em turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas Totalidades 1 e 2, que compreende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em escola da Rede Estadual (RS) de Ensino. Revisita algumas concepções sobre Educação, Escola, Educação de Jovens e Adultos e Docência na EJA e enfoca a análise do percurso no estágio das práticas e aprendizagens docentes. A metodologia envolve a revisão do Diário de Classe produzido ao longo do Estágio, a bibliografia parcial usada como referência no estágio e ao longo do curso, sob a concepção crítica da teoria da educação de autores como Paulo Freire, Michael W. Apple e Michael Young. As conclusões assinalam a importância real da empiria à formação docente por organizar, estruturar e integrar o conhecimento adquirido durante o curso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-23T02:25:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153004 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013700 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153004 |
identifier_str_mv |
001013700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153004/1/001013700.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153004/2/001013700.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07f2c0fbb886a67c740f3d34294485d5 f1859d5988acc19f583f7099b725c21f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447189438070784 |