Constrangimentos nas aulas de educação física : relatos de alunas do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigo, Graciane Taglian
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247600
Resumo: O presente trabalho identifica e analisa a partir da categoria gênero situações de constrangimentos que meninas presenciaram ou passaram durante as aulas de Educação Física no Ensino Médio. A metodologia utilizada possui abordagem qualitativa e como ferramenta de produção de informações, optou-se pela entrevista semiestruturada realizada de forma online com cinco alunas do Ensino Médio de uma cidade da Região da Serra Gaúcha. A partir dos relatos das colaboradoras, foi possível identificar e analisar categorias como objetificação do corpo feminino sendo reduzido a um objeto de desejo, comentários e olhares de julgamento sobre a disposição física das meninas tanto em função do corpo gordo quanto do corpo muito magro, valorizando somente a busca de um corpo ideal e brincadeiras que são camufladas como entretenimento, mas que, em uma análise mais aprofundada, possuem caráter ofensivo. Todas essas categorias acabam desencadeando momentos de constrangimentos que colocam as meninas em posições de desconforto, insegurança e julgamento.
id UFRGS-2_2ef06a186a4d2ae015030f79415fad25
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247600
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rigo, Graciane TaglianSilva, André Luiz dos Santos2022-08-20T04:56:49Z2022http://hdl.handle.net/10183/247600001147603O presente trabalho identifica e analisa a partir da categoria gênero situações de constrangimentos que meninas presenciaram ou passaram durante as aulas de Educação Física no Ensino Médio. A metodologia utilizada possui abordagem qualitativa e como ferramenta de produção de informações, optou-se pela entrevista semiestruturada realizada de forma online com cinco alunas do Ensino Médio de uma cidade da Região da Serra Gaúcha. A partir dos relatos das colaboradoras, foi possível identificar e analisar categorias como objetificação do corpo feminino sendo reduzido a um objeto de desejo, comentários e olhares de julgamento sobre a disposição física das meninas tanto em função do corpo gordo quanto do corpo muito magro, valorizando somente a busca de um corpo ideal e brincadeiras que são camufladas como entretenimento, mas que, em uma análise mais aprofundada, possuem caráter ofensivo. Todas essas categorias acabam desencadeando momentos de constrangimentos que colocam as meninas em posições de desconforto, insegurança e julgamento.application/pdfporImagem corporalCorpo femininoViolênciaConstrangimentos nas aulas de educação física : relatos de alunas do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2022Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147603.pdf.txt001147603.pdf.txtExtracted Texttext/plain76527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247600/2/001147603.pdf.txt6e4589a2b5d935099a6f1fb6f8a21b98MD52ORIGINAL001147603.pdfTexto completoapplication/pdf500280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247600/1/001147603.pdf3195801334bc5935191e7395fa82f068MD5110183/2476002022-08-21 04:38:39.418801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247600Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-21T07:38:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Constrangimentos nas aulas de educação física : relatos de alunas do ensino médio
title Constrangimentos nas aulas de educação física : relatos de alunas do ensino médio
spellingShingle Constrangimentos nas aulas de educação física : relatos de alunas do ensino médio
Rigo, Graciane Taglian
Imagem corporal
Corpo feminino
Violência
title_short Constrangimentos nas aulas de educação física : relatos de alunas do ensino médio
title_full Constrangimentos nas aulas de educação física : relatos de alunas do ensino médio
title_fullStr Constrangimentos nas aulas de educação física : relatos de alunas do ensino médio
title_full_unstemmed Constrangimentos nas aulas de educação física : relatos de alunas do ensino médio
title_sort Constrangimentos nas aulas de educação física : relatos de alunas do ensino médio
author Rigo, Graciane Taglian
author_facet Rigo, Graciane Taglian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigo, Graciane Taglian
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, André Luiz dos Santos
contributor_str_mv Silva, André Luiz dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem corporal
Corpo feminino
Violência
topic Imagem corporal
Corpo feminino
Violência
description O presente trabalho identifica e analisa a partir da categoria gênero situações de constrangimentos que meninas presenciaram ou passaram durante as aulas de Educação Física no Ensino Médio. A metodologia utilizada possui abordagem qualitativa e como ferramenta de produção de informações, optou-se pela entrevista semiestruturada realizada de forma online com cinco alunas do Ensino Médio de uma cidade da Região da Serra Gaúcha. A partir dos relatos das colaboradoras, foi possível identificar e analisar categorias como objetificação do corpo feminino sendo reduzido a um objeto de desejo, comentários e olhares de julgamento sobre a disposição física das meninas tanto em função do corpo gordo quanto do corpo muito magro, valorizando somente a busca de um corpo ideal e brincadeiras que são camufladas como entretenimento, mas que, em uma análise mais aprofundada, possuem caráter ofensivo. Todas essas categorias acabam desencadeando momentos de constrangimentos que colocam as meninas em posições de desconforto, insegurança e julgamento.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-20T04:56:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147603
url http://hdl.handle.net/10183/247600
identifier_str_mv 001147603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247600/2/001147603.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247600/1/001147603.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e4589a2b5d935099a6f1fb6f8a21b98
3195801334bc5935191e7395fa82f068
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224639729369088