Constrangimentos nas aulas de educação física : relatos de alunas do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/247600 |
Resumo: | O presente trabalho identifica e analisa a partir da categoria gênero situações de constrangimentos que meninas presenciaram ou passaram durante as aulas de Educação Física no Ensino Médio. A metodologia utilizada possui abordagem qualitativa e como ferramenta de produção de informações, optou-se pela entrevista semiestruturada realizada de forma online com cinco alunas do Ensino Médio de uma cidade da Região da Serra Gaúcha. A partir dos relatos das colaboradoras, foi possível identificar e analisar categorias como objetificação do corpo feminino sendo reduzido a um objeto de desejo, comentários e olhares de julgamento sobre a disposição física das meninas tanto em função do corpo gordo quanto do corpo muito magro, valorizando somente a busca de um corpo ideal e brincadeiras que são camufladas como entretenimento, mas que, em uma análise mais aprofundada, possuem caráter ofensivo. Todas essas categorias acabam desencadeando momentos de constrangimentos que colocam as meninas em posições de desconforto, insegurança e julgamento. |
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