A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Amanda Villas-Bôas dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27888
Resumo: O presente trabalho tem como tema a construção do capital social pelos interagentes do LookBook.nu, um site de rede social dedicado ao compartilhamento de fotos de street style e informações de moda na internet. O objetivo da pesquisa é identificar os valores que estão envolvidos na interação entre os membros do site. Para isso, primeiramente, é apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, que inicia tratando das redes sociais, dos fatores de influência entre os grupos e da disseminação de tendências de comportamento, para, depois, relacionar esta dinâmica à internet, através das redes sociais online. A metodologia utilizada para compreender o fenômeno empiricamente, em uma pesquisa exploratória e qualitativa, envolve a observação sistemática da dinâmica do site e das interações entre os membros dentro e fora deste ambiente, através da técnica da netnografia É possível verificar que existem valores como popularidade, autoridade, visibilidade e reputação envolvidos nas interações entre os membros do LookBook.nu, que estão ligados à construção de capital social na rede.
id UFRGS-2_2f3d545bd78f2bcc4c0917729879d4e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27888
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Amanda Villas-Bôas dosPiedras, Elisa ReinhardtConsoni, Gilberto Balbela2011-02-24T05:59:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/27888000767983O presente trabalho tem como tema a construção do capital social pelos interagentes do LookBook.nu, um site de rede social dedicado ao compartilhamento de fotos de street style e informações de moda na internet. O objetivo da pesquisa é identificar os valores que estão envolvidos na interação entre os membros do site. Para isso, primeiramente, é apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, que inicia tratando das redes sociais, dos fatores de influência entre os grupos e da disseminação de tendências de comportamento, para, depois, relacionar esta dinâmica à internet, através das redes sociais online. A metodologia utilizada para compreender o fenômeno empiricamente, em uma pesquisa exploratória e qualitativa, envolve a observação sistemática da dinâmica do site e das interações entre os membros dentro e fora deste ambiente, através da técnica da netnografia É possível verificar que existem valores como popularidade, autoridade, visibilidade e reputação envolvidos nas interações entre os membros do LookBook.nu, que estão ligados à construção de capital social na rede.application/pdfporRedes sociaisCapital socialA construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767983.pdf000767983.pdfTexto completoapplication/pdf2065561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27888/1/000767983.pdf977ee7c4ba775ecac9564af92c92b802MD51TEXT000767983.pdf.txt000767983.pdf.txtExtracted Texttext/plain162138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27888/2/000767983.pdf.txt6c6cc5e19ca566bfda2cfaf6218602f3MD52THUMBNAIL000767983.pdf.jpg000767983.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27888/3/000767983.pdf.jpg11f71399397e425bce3743f84bb0fe5eMD5310183/278882018-10-11 08:47:57.637oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27888Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:47:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu
title A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu
spellingShingle A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu
Santos, Amanda Villas-Bôas dos
Redes sociais
Capital social
title_short A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu
title_full A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu
title_fullStr A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu
title_full_unstemmed A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu
title_sort A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu
author Santos, Amanda Villas-Bôas dos
author_facet Santos, Amanda Villas-Bôas dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Amanda Villas-Bôas dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Consoni, Gilberto Balbela
contributor_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
Consoni, Gilberto Balbela
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Capital social
topic Redes sociais
Capital social
description O presente trabalho tem como tema a construção do capital social pelos interagentes do LookBook.nu, um site de rede social dedicado ao compartilhamento de fotos de street style e informações de moda na internet. O objetivo da pesquisa é identificar os valores que estão envolvidos na interação entre os membros do site. Para isso, primeiramente, é apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, que inicia tratando das redes sociais, dos fatores de influência entre os grupos e da disseminação de tendências de comportamento, para, depois, relacionar esta dinâmica à internet, através das redes sociais online. A metodologia utilizada para compreender o fenômeno empiricamente, em uma pesquisa exploratória e qualitativa, envolve a observação sistemática da dinâmica do site e das interações entre os membros dentro e fora deste ambiente, através da técnica da netnografia É possível verificar que existem valores como popularidade, autoridade, visibilidade e reputação envolvidos nas interações entre os membros do LookBook.nu, que estão ligados à construção de capital social na rede.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-24T05:59:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27888
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000767983
url http://hdl.handle.net/10183/27888
identifier_str_mv 000767983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27888/1/000767983.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27888/2/000767983.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27888/3/000767983.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 977ee7c4ba775ecac9564af92c92b802
6c6cc5e19ca566bfda2cfaf6218602f3
11f71399397e425bce3743f84bb0fe5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224405200666624