A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27888 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a construção do capital social pelos interagentes do LookBook.nu, um site de rede social dedicado ao compartilhamento de fotos de street style e informações de moda na internet. O objetivo da pesquisa é identificar os valores que estão envolvidos na interação entre os membros do site. Para isso, primeiramente, é apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, que inicia tratando das redes sociais, dos fatores de influência entre os grupos e da disseminação de tendências de comportamento, para, depois, relacionar esta dinâmica à internet, através das redes sociais online. A metodologia utilizada para compreender o fenômeno empiricamente, em uma pesquisa exploratória e qualitativa, envolve a observação sistemática da dinâmica do site e das interações entre os membros dentro e fora deste ambiente, através da técnica da netnografia É possível verificar que existem valores como popularidade, autoridade, visibilidade e reputação envolvidos nas interações entre os membros do LookBook.nu, que estão ligados à construção de capital social na rede. |
id |
UFRGS-2_2f3d545bd78f2bcc4c0917729879d4e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27888 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Amanda Villas-Bôas dosPiedras, Elisa ReinhardtConsoni, Gilberto Balbela2011-02-24T05:59:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/27888000767983O presente trabalho tem como tema a construção do capital social pelos interagentes do LookBook.nu, um site de rede social dedicado ao compartilhamento de fotos de street style e informações de moda na internet. O objetivo da pesquisa é identificar os valores que estão envolvidos na interação entre os membros do site. Para isso, primeiramente, é apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, que inicia tratando das redes sociais, dos fatores de influência entre os grupos e da disseminação de tendências de comportamento, para, depois, relacionar esta dinâmica à internet, através das redes sociais online. A metodologia utilizada para compreender o fenômeno empiricamente, em uma pesquisa exploratória e qualitativa, envolve a observação sistemática da dinâmica do site e das interações entre os membros dentro e fora deste ambiente, através da técnica da netnografia É possível verificar que existem valores como popularidade, autoridade, visibilidade e reputação envolvidos nas interações entre os membros do LookBook.nu, que estão ligados à construção de capital social na rede.application/pdfporRedes sociaisCapital socialA construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767983.pdf000767983.pdfTexto completoapplication/pdf2065561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27888/1/000767983.pdf977ee7c4ba775ecac9564af92c92b802MD51TEXT000767983.pdf.txt000767983.pdf.txtExtracted Texttext/plain162138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27888/2/000767983.pdf.txt6c6cc5e19ca566bfda2cfaf6218602f3MD52THUMBNAIL000767983.pdf.jpg000767983.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27888/3/000767983.pdf.jpg11f71399397e425bce3743f84bb0fe5eMD5310183/278882018-10-11 08:47:57.637oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27888Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:47:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu |
title |
A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu |
spellingShingle |
A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu Santos, Amanda Villas-Bôas dos Redes sociais Capital social |
title_short |
A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu |
title_full |
A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu |
title_fullStr |
A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu |
title_full_unstemmed |
A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu |
title_sort |
A construção de capital social pelos interagentes do site lookbook.nu |
author |
Santos, Amanda Villas-Bôas dos |
author_facet |
Santos, Amanda Villas-Bôas dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Amanda Villas-Bôas dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piedras, Elisa Reinhardt |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Consoni, Gilberto Balbela |
contributor_str_mv |
Piedras, Elisa Reinhardt Consoni, Gilberto Balbela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Capital social |
topic |
Redes sociais Capital social |
description |
O presente trabalho tem como tema a construção do capital social pelos interagentes do LookBook.nu, um site de rede social dedicado ao compartilhamento de fotos de street style e informações de moda na internet. O objetivo da pesquisa é identificar os valores que estão envolvidos na interação entre os membros do site. Para isso, primeiramente, é apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, que inicia tratando das redes sociais, dos fatores de influência entre os grupos e da disseminação de tendências de comportamento, para, depois, relacionar esta dinâmica à internet, através das redes sociais online. A metodologia utilizada para compreender o fenômeno empiricamente, em uma pesquisa exploratória e qualitativa, envolve a observação sistemática da dinâmica do site e das interações entre os membros dentro e fora deste ambiente, através da técnica da netnografia É possível verificar que existem valores como popularidade, autoridade, visibilidade e reputação envolvidos nas interações entre os membros do LookBook.nu, que estão ligados à construção de capital social na rede. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-02-24T05:59:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27888 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000767983 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27888 |
identifier_str_mv |
000767983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27888/1/000767983.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27888/2/000767983.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27888/3/000767983.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
977ee7c4ba775ecac9564af92c92b802 6c6cc5e19ca566bfda2cfaf6218602f3 11f71399397e425bce3743f84bb0fe5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447053468172288 |