Livro infantil multiformato para crianças com necessidades educacionais específicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183209 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo desenvolver o projeto de uma publicação multiformato acessível com vistas a promover a inclusão social de crianças com necessidades educacionais específicas por meio da literatura infantil. O público-alvo são as crianças em fase de alfabetização, a partir do segundo ano do ensino fundamental, com diferentes necessidades educacionais específicas. A primeira etapa do projeto consiste na caracterização do público e no estudo de técnicas e formatos para produção da publicação, por meio de fundamentação teórica, pesquisa exploratória e análise de similares. A segunda etapa do projeto consiste na geração de ideias e no desenvolvimento de alternativas baseadas nas definições e informações coletadas na primeira etapa. O trabalho ainda prevê a avaliação de especialistas, a participação de pessoas com deficiência no processo de desenvolvimento e consultoria e a possibildiade de testes e experimentações com o intuito de realizar um protótipo funcional da publicação para fins de verificação futura com o público-alvo. |
id |
UFRGS-2_2f3ddfd42ffc7cc892ffdea98203595b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183209 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kaplan, LúciaCardoso, Eduardo2018-10-09T02:33:59Z2018http://hdl.handle.net/10183/183209001076432Este trabalho tem como objetivo desenvolver o projeto de uma publicação multiformato acessível com vistas a promover a inclusão social de crianças com necessidades educacionais específicas por meio da literatura infantil. O público-alvo são as crianças em fase de alfabetização, a partir do segundo ano do ensino fundamental, com diferentes necessidades educacionais específicas. A primeira etapa do projeto consiste na caracterização do público e no estudo de técnicas e formatos para produção da publicação, por meio de fundamentação teórica, pesquisa exploratória e análise de similares. A segunda etapa do projeto consiste na geração de ideias e no desenvolvimento de alternativas baseadas nas definições e informações coletadas na primeira etapa. O trabalho ainda prevê a avaliação de especialistas, a participação de pessoas com deficiência no processo de desenvolvimento e consultoria e a possibildiade de testes e experimentações com o intuito de realizar um protótipo funcional da publicação para fins de verificação futura com o público-alvo.This work aims to develop the project of an accessible multi-format publication with the purpose of promoting the social inclusion of children with specific educational needs through children's literature. The target audience are children in the literacy phase, from the second year of elementary school, attending different specific educational needs. The first stage of the project consists of the characterization of the public and the study of techniques and formats for publication production, through theoretical foundation, exploratory research and similar analysis. The second stage of the project consists of generating ideas and developing alternatives based on the definitions and information collected in the first stage. The work also includes the evaluation of specialists, the participation of people with disabilities in the development and consulting process, and the possibility of testing and experimentation in order to carry out a functional prototype of the publication for future verification purposes with the target audience.application/pdfporDesign gráficoLivro infantilDesign editorialAcessibilidadeEditorial designChildren's literatureMulti-format publicationEducationInclusionAccessibilityLivro infantil multiformato para crianças com necessidades educacionais específicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2018Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076432.pdfTexto completoapplication/pdf24701532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183209/1/001076432.pdf2b4b00be70cfe6f8e3fadcfb3e3ea531MD51TEXT001076432.pdf.txt001076432.pdf.txtExtracted Texttext/plain184827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183209/2/001076432.pdf.txt73b38a4ba28cd38a1533539069419301MD52THUMBNAIL001076432.pdf.jpg001076432.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183209/3/001076432.pdf.jpgfc8b07a21a7ac5b21abd176ec1317057MD5310183/1832092018-10-10 02:35:52.380482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T05:35:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Livro infantil multiformato para crianças com necessidades educacionais específicas |
title |
Livro infantil multiformato para crianças com necessidades educacionais específicas |
spellingShingle |
Livro infantil multiformato para crianças com necessidades educacionais específicas Kaplan, Lúcia Design gráfico Livro infantil Design editorial Acessibilidade Editorial design Children's literature Multi-format publication Education Inclusion Accessibility |
title_short |
Livro infantil multiformato para crianças com necessidades educacionais específicas |
title_full |
Livro infantil multiformato para crianças com necessidades educacionais específicas |
title_fullStr |
Livro infantil multiformato para crianças com necessidades educacionais específicas |
title_full_unstemmed |
Livro infantil multiformato para crianças com necessidades educacionais específicas |
title_sort |
Livro infantil multiformato para crianças com necessidades educacionais específicas |
author |
Kaplan, Lúcia |
author_facet |
Kaplan, Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kaplan, Lúcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Eduardo |
contributor_str_mv |
Cardoso, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Livro infantil Design editorial Acessibilidade |
topic |
Design gráfico Livro infantil Design editorial Acessibilidade Editorial design Children's literature Multi-format publication Education Inclusion Accessibility |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Editorial design Children's literature Multi-format publication Education Inclusion Accessibility |
description |
Este trabalho tem como objetivo desenvolver o projeto de uma publicação multiformato acessível com vistas a promover a inclusão social de crianças com necessidades educacionais específicas por meio da literatura infantil. O público-alvo são as crianças em fase de alfabetização, a partir do segundo ano do ensino fundamental, com diferentes necessidades educacionais específicas. A primeira etapa do projeto consiste na caracterização do público e no estudo de técnicas e formatos para produção da publicação, por meio de fundamentação teórica, pesquisa exploratória e análise de similares. A segunda etapa do projeto consiste na geração de ideias e no desenvolvimento de alternativas baseadas nas definições e informações coletadas na primeira etapa. O trabalho ainda prevê a avaliação de especialistas, a participação de pessoas com deficiência no processo de desenvolvimento e consultoria e a possibildiade de testes e experimentações com o intuito de realizar um protótipo funcional da publicação para fins de verificação futura com o público-alvo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-09T02:33:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/183209 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001076432 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/183209 |
identifier_str_mv |
001076432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183209/1/001076432.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183209/2/001076432.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183209/3/001076432.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b4b00be70cfe6f8e3fadcfb3e3ea531 73b38a4ba28cd38a1533539069419301 fc8b07a21a7ac5b21abd176ec1317057 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447226222116864 |