Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210536 |
Resumo: | Esta pesquisa envolve o estudo de técnicas e formatos de publicações em multiformato de literatura infantil que visem promover a acessibilidade e a inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação. A partir do embasamento teórico e metodológico, foi realizada uma análise de livros infantis em multiformato selecionados para a proposição de diretrizes no design de diferentes formatos e suas versões, tais como: impresso em tinta, em fonte ampliada, em Braille, audiolivro com audiodescrição, audiovisual com audiodescrição, Libras e legendas, escrita simples e com pictogramas. |
id |
UFRGS-2_a450faffe10c9e0bbf36af88f30fd5e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210536 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, EduardoMartins, Daianne SerafimKaplan, Lúcia2020-06-24T03:39:40Z2019http://hdl.handle.net/10183/210536001115227Esta pesquisa envolve o estudo de técnicas e formatos de publicações em multiformato de literatura infantil que visem promover a acessibilidade e a inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação. A partir do embasamento teórico e metodológico, foi realizada uma análise de livros infantis em multiformato selecionados para a proposição de diretrizes no design de diferentes formatos e suas versões, tais como: impresso em tinta, em fonte ampliada, em Braille, audiolivro com audiodescrição, audiovisual com audiodescrição, Libras e legendas, escrita simples e com pictogramas.This research involves the study of techniques and formats of publications for multi-format children’s literature that aim to promote accessibility and the inclusion of children with disabilities and with language and communication developmental disorders. Based on the theoretical and methodological foundation, it was conducted the analysis of a selection of accessible multi-formats children’s books to propose guidelines for the design of different formats and their versions, such as: printed in ink, enlarged font, Braille, audiobook with audio description, audio-visual with audio description, sign language with subtitles and simplified writing with pictograms.application/pdfporPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 95-125AcessibilidadeDesignLivro infantilAccessibilityMultiformat publicationChildren literatureDiretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115227.pdf.txt001115227.pdf.txtExtracted Texttext/plain47622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210536/2/001115227.pdf.txt4cc8761ce3390040f65b70eb4fafd75fMD52ORIGINAL001115227.pdfCapítuloapplication/pdf765472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210536/1/001115227.pdfebf6f2e39f4bf7ea546a66d52df2721dMD5110183/2105362023-01-05 06:03:18.266299oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210536Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:03:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis |
title |
Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis |
spellingShingle |
Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis Cardoso, Eduardo Acessibilidade Design Livro infantil Accessibility Multiformat publication Children literature |
title_short |
Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis |
title_full |
Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis |
title_fullStr |
Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis |
title_full_unstemmed |
Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis |
title_sort |
Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis |
author |
Cardoso, Eduardo |
author_facet |
Cardoso, Eduardo Martins, Daianne Serafim Kaplan, Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Daianne Serafim Kaplan, Lúcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Eduardo Martins, Daianne Serafim Kaplan, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Design Livro infantil |
topic |
Acessibilidade Design Livro infantil Accessibility Multiformat publication Children literature |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Accessibility Multiformat publication Children literature |
description |
Esta pesquisa envolve o estudo de técnicas e formatos de publicações em multiformato de literatura infantil que visem promover a acessibilidade e a inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação. A partir do embasamento teórico e metodológico, foi realizada uma análise de livros infantis em multiformato selecionados para a proposição de diretrizes no design de diferentes formatos e suas versões, tais como: impresso em tinta, em fonte ampliada, em Braille, audiolivro com audiodescrição, audiovisual com audiodescrição, Libras e legendas, escrita simples e com pictogramas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-24T03:39:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210536 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115227 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210536 |
identifier_str_mv |
001115227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Perry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 95-125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210536/2/001115227.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210536/1/001115227.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4cc8761ce3390040f65b70eb4fafd75f ebf6f2e39f4bf7ea546a66d52df2721d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447714321661952 |