Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Eduardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Daianne Serafim, Kaplan, Lúcia
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210536
Resumo: Esta pesquisa envolve o estudo de técnicas e formatos de publicações em multiformato de literatura infantil que visem promover a acessibilidade e a inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação. A partir do embasamento teórico e metodológico, foi realizada uma análise de livros infantis em multiformato selecionados para a proposição de diretrizes no design de diferentes formatos e suas versões, tais como: impresso em tinta, em fonte ampliada, em Braille, audiolivro com audiodescrição, audiovisual com audiodescrição, Libras e legendas, escrita simples e com pictogramas.
id UFRGS-2_a450faffe10c9e0bbf36af88f30fd5e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210536
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cardoso, EduardoMartins, Daianne SerafimKaplan, Lúcia2020-06-24T03:39:40Z2019http://hdl.handle.net/10183/210536001115227Esta pesquisa envolve o estudo de técnicas e formatos de publicações em multiformato de literatura infantil que visem promover a acessibilidade e a inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação. A partir do embasamento teórico e metodológico, foi realizada uma análise de livros infantis em multiformato selecionados para a proposição de diretrizes no design de diferentes formatos e suas versões, tais como: impresso em tinta, em fonte ampliada, em Braille, audiolivro com audiodescrição, audiovisual com audiodescrição, Libras e legendas, escrita simples e com pictogramas.This research involves the study of techniques and formats of publications for multi-format children’s literature that aim to promote accessibility and the inclusion of children with disabilities and with language and communication developmental disorders. Based on the theoretical and methodological foundation, it was conducted the analysis of a selection of accessible multi-formats children’s books to propose guidelines for the design of different formats and their versions, such as: printed in ink, enlarged font, Braille, audiobook with audio description, audio-visual with audio description, sign language with subtitles and simplified writing with pictograms.application/pdfporPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 95-125AcessibilidadeDesignLivro infantilAccessibilityMultiformat publicationChildren literatureDiretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115227.pdf.txt001115227.pdf.txtExtracted Texttext/plain47622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210536/2/001115227.pdf.txt4cc8761ce3390040f65b70eb4fafd75fMD52ORIGINAL001115227.pdfCapítuloapplication/pdf765472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210536/1/001115227.pdfebf6f2e39f4bf7ea546a66d52df2721dMD5110183/2105362023-01-05 06:03:18.266299oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210536Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:03:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis
title Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis
spellingShingle Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis
Cardoso, Eduardo
Acessibilidade
Design
Livro infantil
Accessibility
Multiformat publication
Children literature
title_short Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis
title_full Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis
title_fullStr Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis
title_full_unstemmed Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis
title_sort Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis
author Cardoso, Eduardo
author_facet Cardoso, Eduardo
Martins, Daianne Serafim
Kaplan, Lúcia
author_role author
author2 Martins, Daianne Serafim
Kaplan, Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Eduardo
Martins, Daianne Serafim
Kaplan, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Design
Livro infantil
topic Acessibilidade
Design
Livro infantil
Accessibility
Multiformat publication
Children literature
dc.subject.eng.fl_str_mv Accessibility
Multiformat publication
Children literature
description Esta pesquisa envolve o estudo de técnicas e formatos de publicações em multiformato de literatura infantil que visem promover a acessibilidade e a inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação. A partir do embasamento teórico e metodológico, foi realizada uma análise de livros infantis em multiformato selecionados para a proposição de diretrizes no design de diferentes formatos e suas versões, tais como: impresso em tinta, em fonte ampliada, em Braille, audiolivro com audiodescrição, audiovisual com audiodescrição, Libras e legendas, escrita simples e com pictogramas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-24T03:39:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210536
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115227
url http://hdl.handle.net/10183/210536
identifier_str_mv 001115227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 95-125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210536/2/001115227.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210536/1/001115227.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4cc8761ce3390040f65b70eb4fafd75f
ebf6f2e39f4bf7ea546a66d52df2721d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224992684244992