Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bervian, Sirlei Maria Steffens
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134143
Resumo: O estudo de funções é um dos mais importantes conteúdos desenvolvidos no ensino da Matemática do 1º ano do Ensino Médio, além de ocupar um lugar de destaque em outras áreas do conhecimento. É muito comum e conveniente expressar fenômenos físicos, biológicos, sociais e econômicos por meio de funções. Este trabalho explora as relações existentes entre a função polinomial do primeiro grau e diversas situações do dia a dia, utilizando mídias digitais. A tônica é ajudar o aluno a construir, desenvolver, aplicar ideias e conceitos desse assunto, buscando relacioná-lo e aplicá-los à sua vida cotidiana. Para desenvolver a sequência didática foram escolhidos problemas que partem de contextos reais, contemplando conteúdos matemáticos que precisam ser lembrados e aprofundados. Através do uso do software GeoGebra, os alunos têm à disposição um recurso visual dinâmico e manipulável, o que possibilita visualizarem de forma agradável o conteúdo, em particular, auxiliando na compreensão de propriedades dos gráficos.
id UFRGS-2_2f3f11c66a9cb2e6d6138d5c5b41608e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134143
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bervian, Sirlei Maria SteffensRodrigues, Virginia Maria2016-03-24T02:06:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/134143000984796O estudo de funções é um dos mais importantes conteúdos desenvolvidos no ensino da Matemática do 1º ano do Ensino Médio, além de ocupar um lugar de destaque em outras áreas do conhecimento. É muito comum e conveniente expressar fenômenos físicos, biológicos, sociais e econômicos por meio de funções. Este trabalho explora as relações existentes entre a função polinomial do primeiro grau e diversas situações do dia a dia, utilizando mídias digitais. A tônica é ajudar o aluno a construir, desenvolver, aplicar ideias e conceitos desse assunto, buscando relacioná-lo e aplicá-los à sua vida cotidiana. Para desenvolver a sequência didática foram escolhidos problemas que partem de contextos reais, contemplando conteúdos matemáticos que precisam ser lembrados e aprofundados. Através do uso do software GeoGebra, os alunos têm à disposição um recurso visual dinâmico e manipulável, o que possibilita visualizarem de forma agradável o conteúdo, em particular, auxiliando na compreensão de propriedades dos gráficos.application/pdfporGeoGebra : SoftwareFuncoes polinomiaisEnsino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984796.pdf000984796.pdfTexto completoapplication/pdf1973140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134143/1/000984796.pdf24073e11f501e82cde956b22307b0b33MD51TEXT000984796.pdf.txt000984796.pdf.txtExtracted Texttext/plain33097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134143/2/000984796.pdf.txtba54c8c5f1e6f85f572c2d4604048378MD52THUMBNAIL000984796.pdf.jpg000984796.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134143/3/000984796.pdf.jpg94350aac47ef59a1a1bb18fcbb695536MD5310183/1341432018-10-29 08:06:08.341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134143Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:06:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra
title Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra
spellingShingle Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra
Bervian, Sirlei Maria Steffens
GeoGebra : Software
Funcoes polinomiais
title_short Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra
title_full Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra
title_fullStr Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra
title_full_unstemmed Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra
title_sort Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra
author Bervian, Sirlei Maria Steffens
author_facet Bervian, Sirlei Maria Steffens
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bervian, Sirlei Maria Steffens
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Virginia Maria
contributor_str_mv Rodrigues, Virginia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Funcoes polinomiais
topic GeoGebra : Software
Funcoes polinomiais
description O estudo de funções é um dos mais importantes conteúdos desenvolvidos no ensino da Matemática do 1º ano do Ensino Médio, além de ocupar um lugar de destaque em outras áreas do conhecimento. É muito comum e conveniente expressar fenômenos físicos, biológicos, sociais e econômicos por meio de funções. Este trabalho explora as relações existentes entre a função polinomial do primeiro grau e diversas situações do dia a dia, utilizando mídias digitais. A tônica é ajudar o aluno a construir, desenvolver, aplicar ideias e conceitos desse assunto, buscando relacioná-lo e aplicá-los à sua vida cotidiana. Para desenvolver a sequência didática foram escolhidos problemas que partem de contextos reais, contemplando conteúdos matemáticos que precisam ser lembrados e aprofundados. Através do uso do software GeoGebra, os alunos têm à disposição um recurso visual dinâmico e manipulável, o que possibilita visualizarem de forma agradável o conteúdo, em particular, auxiliando na compreensão de propriedades dos gráficos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984796
url http://hdl.handle.net/10183/134143
identifier_str_mv 000984796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134143/1/000984796.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134143/2/000984796.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134143/3/000984796.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 24073e11f501e82cde956b22307b0b33
ba54c8c5f1e6f85f572c2d4604048378
94350aac47ef59a1a1bb18fcbb695536
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164786049024