Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134143 |
Resumo: | O estudo de funções é um dos mais importantes conteúdos desenvolvidos no ensino da Matemática do 1º ano do Ensino Médio, além de ocupar um lugar de destaque em outras áreas do conhecimento. É muito comum e conveniente expressar fenômenos físicos, biológicos, sociais e econômicos por meio de funções. Este trabalho explora as relações existentes entre a função polinomial do primeiro grau e diversas situações do dia a dia, utilizando mídias digitais. A tônica é ajudar o aluno a construir, desenvolver, aplicar ideias e conceitos desse assunto, buscando relacioná-lo e aplicá-los à sua vida cotidiana. Para desenvolver a sequência didática foram escolhidos problemas que partem de contextos reais, contemplando conteúdos matemáticos que precisam ser lembrados e aprofundados. Através do uso do software GeoGebra, os alunos têm à disposição um recurso visual dinâmico e manipulável, o que possibilita visualizarem de forma agradável o conteúdo, em particular, auxiliando na compreensão de propriedades dos gráficos. |
id |
UFRGS-2_2f3f11c66a9cb2e6d6138d5c5b41608e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134143 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bervian, Sirlei Maria SteffensRodrigues, Virginia Maria2016-03-24T02:06:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/134143000984796O estudo de funções é um dos mais importantes conteúdos desenvolvidos no ensino da Matemática do 1º ano do Ensino Médio, além de ocupar um lugar de destaque em outras áreas do conhecimento. É muito comum e conveniente expressar fenômenos físicos, biológicos, sociais e econômicos por meio de funções. Este trabalho explora as relações existentes entre a função polinomial do primeiro grau e diversas situações do dia a dia, utilizando mídias digitais. A tônica é ajudar o aluno a construir, desenvolver, aplicar ideias e conceitos desse assunto, buscando relacioná-lo e aplicá-los à sua vida cotidiana. Para desenvolver a sequência didática foram escolhidos problemas que partem de contextos reais, contemplando conteúdos matemáticos que precisam ser lembrados e aprofundados. Através do uso do software GeoGebra, os alunos têm à disposição um recurso visual dinâmico e manipulável, o que possibilita visualizarem de forma agradável o conteúdo, em particular, auxiliando na compreensão de propriedades dos gráficos.application/pdfporGeoGebra : SoftwareFuncoes polinomiaisEnsino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984796.pdf000984796.pdfTexto completoapplication/pdf1973140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134143/1/000984796.pdf24073e11f501e82cde956b22307b0b33MD51TEXT000984796.pdf.txt000984796.pdf.txtExtracted Texttext/plain33097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134143/2/000984796.pdf.txtba54c8c5f1e6f85f572c2d4604048378MD52THUMBNAIL000984796.pdf.jpg000984796.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134143/3/000984796.pdf.jpg94350aac47ef59a1a1bb18fcbb695536MD5310183/1341432018-10-29 08:06:08.341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134143Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:06:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra |
title |
Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra |
spellingShingle |
Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra Bervian, Sirlei Maria Steffens GeoGebra : Software Funcoes polinomiais |
title_short |
Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra |
title_full |
Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra |
title_fullStr |
Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra |
title_sort |
Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra |
author |
Bervian, Sirlei Maria Steffens |
author_facet |
Bervian, Sirlei Maria Steffens |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bervian, Sirlei Maria Steffens |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Virginia Maria |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Virginia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra : Software Funcoes polinomiais |
topic |
GeoGebra : Software Funcoes polinomiais |
description |
O estudo de funções é um dos mais importantes conteúdos desenvolvidos no ensino da Matemática do 1º ano do Ensino Médio, além de ocupar um lugar de destaque em outras áreas do conhecimento. É muito comum e conveniente expressar fenômenos físicos, biológicos, sociais e econômicos por meio de funções. Este trabalho explora as relações existentes entre a função polinomial do primeiro grau e diversas situações do dia a dia, utilizando mídias digitais. A tônica é ajudar o aluno a construir, desenvolver, aplicar ideias e conceitos desse assunto, buscando relacioná-lo e aplicá-los à sua vida cotidiana. Para desenvolver a sequência didática foram escolhidos problemas que partem de contextos reais, contemplando conteúdos matemáticos que precisam ser lembrados e aprofundados. Através do uso do software GeoGebra, os alunos têm à disposição um recurso visual dinâmico e manipulável, o que possibilita visualizarem de forma agradável o conteúdo, em particular, auxiliando na compreensão de propriedades dos gráficos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984796 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134143 |
identifier_str_mv |
000984796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134143/1/000984796.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134143/2/000984796.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134143/3/000984796.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
24073e11f501e82cde956b22307b0b33 ba54c8c5f1e6f85f572c2d4604048378 94350aac47ef59a1a1bb18fcbb695536 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164786049024 |